terça-feira, 26 de julho de 2011

lição em foco (4)

Uma igreja que investe na espiritualidade sem se desviar para o fanatismo

A palavra fanatismo vem do latim “fanaticus” que quer dizer aquele que pertence a um templo (fanum). Ou seja, embora exista uma grande variedade de situações para se aplicar esta palavra (política, futebol e etc...) é no aspecto religioso que ela se sobressaí.
Quando a igreja investe na espiritualidade de uma forma sadia, ela visa, entre outras coisas, evitar o fanatismo que tão mal faz as congregações. Precisamos como igreja desenvolver uma espiritualidade sadia, equilibrada e fundamentada no testemunho de Cristo.
O mundo em trevas precisa de crentes equilibrados em meio a tantos desequilíbrios, de cristãos centrados, maduros e consciência critica e vez de massa de manobras, carregados ventos de doutrinas e lideranças imaturas.
Não existe espiritualidade com ausência de lucidez. É preciso então que esta espiritualidade seja focada na verdade, pois só assim não cai na superficialidade  e nem nas coisas supérfluas.
A vida cristã tem que ser fundamentada na palavra da verdade, e não nos sentimentos e nas emoções, porque estes têm a tendência de ser oscilantes, vulneráveis e superficiais.
Uma igreja cristã que investe na verdadeira espiritualidade é uma igreja que abençoa o mundo com seu testemunho e não com o seu fanatismo

Lição em foco são textos extraídos das lições da revista Palavra e Vida, que a Primeira Igreja Batista em Arraial do Cabo usa na Escola Bíblica dominical. Estes textos saíram às terças.

2 comentários:

  1. [..."Aquietai-vos e sabei", diz a Escritura- que há um conhecimento de Deus e da obra de Deus que vem unicamente pela comunhão com Ele, até o ponto de sentirmos o próprio sopro de Deus em nossa vida e em nosso trabalho. O Que exponho não é meramente um oficio técnico ou religioso. Ele deve ser resultado da comunhão com Cristo. Deus é o "que trabalha para aquele que nele espera" (Is 64:4)... ]

    Eu acho que os extremos são uma tentação para a humanidade. Cristo é a cura para isso.

    ResponderExcluir
  2. Viva a sabedoria vinda de Deus que nos da a medida exata para um equilibrio! Amém

    ResponderExcluir