Na metade do século passado, a chegada da Companhia Nacional de Álcalis impulsionou o Arraial do Cabo, deixando de ser só uma vila de pescadores para ser um distrito industrial, tendo consequências diretas na emancipação de nossa cidade. E esse impulso alcançou de sobremaneira a nossa igreja.
Mas no início desse século, a Álcalis passou por várias crises e no fim do ano de 2006, o município passou por um dos seus momentos mais difíceis: o fechamento da empresa que antes trouxera tantas alegrias, acarretando desempregos e. muitos trabalhadores tendo que sair para outras regiões. Nesse período a ação social da igreja, apesar de também sofrer dificuldades, foi o suporte de muitas famílias
Arraial tinha que se reinventar. Nesse momento, uma outra atividade natural do Arraial começa a se sobressair; A atividade turística começa a mudar , de novo, a vocação dos moradores da cidade, principalmente as novas gerações. A cidade nesse período de 100 anos da Pibac passou de pesqueira, para industrial e gora para turística.
E esses períodos de
modificação da principal fonte do Arraial foram também modificando o jeito da
igreja ser relevante em nosso tempo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário