quarta-feira, 11 de outubro de 2023

Pequenas crônicas dos 100 anos da Pibac 75

 A igreja, nesses 100 anos de existências atravessou várias mudanças de pastores. A essa mudança chamamos de Sucessão pastoral ou ministerial 

1 -O que é uma igreja em sucessão ministerial? 

Quando a igreja está sem pastor titular, ela se mobiliza para em oração receber de Deus um novo pastor para um novo tempo. para isso ela cria uma comissão de sucessão pastoral onde estuda e apresenta os critérios para a igreja aprovar ou não. a partir desses critérios, sempre em oração, chega-se ao nome de pastor, que é votado pela igreja. 

 2 - O que é um pastor interino? 

Nesse tempo sem pastor, sempre é aconselhável a igreja ter um pastor que vai ajudar a igreja nessa caminhada, ao mesmo tempo que vai suprindo a falta do pastor, para evitar que a escolha seja atropelada pela urgência. 

3 - O que é um convite a um pastor? 

 Depois se votado, a igreja faz o convite oficial ao pastor, dando-lhe um tempo necessário para ele entender o processo e buscar no Senhor a reposta. Esse é um momento totalmente do pastor. Ele tem que ter a convicção que Deus o está chamando para aquela igreja, naquele momento. Nesse momento a igreja espera o SIM, mas tem que entender a possibilidade do NÃO. 

4 - Quando finaliza o tempo de um pastor na igreja? 

O Ministério pastoral deve finalizar da maneira menos traumática possível (infelizmente nem sempre é desse jeito). Assim nem o pastor nem a igreja ficam feridos. É necessário sensibilidade espiritual para o pastor perceber a hora da despedida , e a igreja saber valorizar o tempo que caminharam juntos

Nenhum comentário:

Postar um comentário