sexta-feira, 6 de outubro de 2023

Pequenas crônicas dos 100 anos da Pibac - 60


60 – Ano 1985 – O povoado agora é uma cidade

Em 1918, o  evangelista Alfredo Almeida início o trabalho num pequeno povoado. em 1923, a igreja foi organizada e podemos afirmar que o pequeno povoado até meado dos anos 40 teve pouca  alteração. Na década de 50,  o Arraial do Cabo, 4º distrito de Cabo Frio  começa   ter seus primeiros passos de mudança de status.

Chega a Companhia Nacional de Álcalis, e com ela há uma transformação de nosso pequeno povoado para uma cidadezinha que dividia a sua população em duas classes: os pescadores e os trabalhadores da fábrica. Essa mesma questão social alcançava a igreja visto que  batistas de outras cidades passaram a morar em nossa cidade e pediram carta para a nossa igreja.

Nos anos 60 iniciaram o sonho de emancipar a cidade e este sonho foi se realizar em 13 de maio de 1985, quando foi assinada a emancipação politica administrativa, deixando o Arraial do Cabo de ser um distrito de Cabo Frio para ser um município.

A nossa igreja estava, com uma grande obra do novo templo, participando da realização desse sonho. Iniciamos na época de um simples povoado, atravessamos os tempos de distrito de Cabo Frio e em 1985, assumimos que somos igreja de uma cidade em pleno crescimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário