sábado, 30 de setembro de 2023

Pequenas crônicas dos 100 anos da PIBAC - 45



45 - Turistas descobriram o Arraial

Entendendo a nossa história a partir da década de 20, tempo  em que a igreja batista foi organizada. Nos anos 20 até o final dos anos 40, Arraial era um , ou melhor três  pequenos amontoados de casas de pescadores(praia grande, praia dos anjos e prainha).

Nos anos 50 e 60,  população mais que dobrou com a chegada de pessoas atraídas pela companhia Nacional de Álcalis. As três  comunidades de pescadores já eram mais uniformes e crescíamos também para os bairros da Baleia (onde tinha uma indústria pesqueira) e para o bairro da Vila Canaã (onde a maioria era de migrantes nordestinos). Tinha também   a Vila industrial, que era composta somente de funcionários da Álcalis.

No tempo de ministério dos pastores Oswaldo Vianna e  Josué Garcia tinha uma congregação no Vila Canaã e um ponto de pregação na Vila Industrial.

Mas, talvez o fato mais marcante dessa época no Arraial tenha sido a procura dos ‘turistas” em passar as férias em nossas praias. Assim, já nessa época, o pastor tinha que conviver com modismos trazido das cidades grandes que influenciava os moradores locais e, porque não, a igreja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário