quarta-feira, 20 de setembro de 2023

Pequenas crônicas dos 100 anos da PIBAC - 21


Novo Ministério... novos desafios

A chegada do Pastor Antônio Valadares na Igreja Batista no Arraial coincidiu com um fato da história que, além de mudar o mundo da época, mudou profundamente o vilarejo de pescadores e por conseguinte, a história da Igreja Batista - A segunda Guerra mundial.

Com a guerra o Brasil começou a ver a necessidade de ter algumas matérias primas que importava. O transporte naval dessas matérias primas subiu muito por causa da instabilidade mundial. Uma dessas necessidades urgentes do Brasil era um produto chamado barrilha que era essencial para a iniciante indústria brasileira.

Pesquisas feitas mostraram que o melhor  local para se fazer uma indústria que viesse a produzir uma boa barrilha era no Arraial do Cabo, pois aqui existia um porto, uma lagoa (de Araruama) que poderia fornecer calcário, água fria (do mar) para resfriar a indústria, água da lagoa de Juturnaíba, e não era distante da capital federal e das indústrias dos grandes centros.

Em pouco tempo, a aldeia de pescadores estava recebendo engenheiros da Europa, líderes do governo, máquinas diversas, projetos e mais projetos de crescimento. A igreja agora tinha que se adaptar a um novo tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário