terça-feira, 19 de setembro de 2023

Pequenas crônicas dos 100 anos da PIBAC - 20




Lá vem as  mercadorias

Por certo, nossos irmãos da igreja passavam por dificuldades para comprar alimentos e outras necessidades. o transporte destas mercadorias era  feito  por tropeiros, que eram o transporte de cargas da época em nossa região. eles andavam em grupo numerosos e encaravam as trilhas e estradas quase intransitáveis. Para isso, usavam as mulas,  que eram animais mais barato que os cavalos e tinham grande resistência para suportar o sol, o vento, a lama  e as areias brancas.

Nos lombos das mulas vinham tudo aquilo que o cabista necessitava comprar para sua sobrevivência: Café, farinha de mandioca,  carne seca, querosene, roupas, frutas, queijos. As “vendas”  eram abastecidas pelos tropeiros e eles votavam com os balaios cheio de peixes salgados, escoando assim os produtos da pescaria dos bravos homens do mar.

Assim, mesmo em meio a tantas lutas e dificuldades, os moradores do Arraial tinham o motivo de agradecer e adorar a Deus. E a igreja, ainda situada na atual Avenida da Getúlio Vargas, passava por experiências de ver Deus agindo em suas vidas e através delas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário