quinta-feira, 28 de setembro de 2023

pequenas cronicas dos 100 anos da PIBAC - 41

 


41 - Igreja Batista Betel da Praia dos Anjos

Durante o ministério do pr. Oswaldo Viana um grupo de irmãos, insatisfeitos com a igreja Batista no Arraial , começaram a ser reunir, a princípio numa casa, e depois em um salão adaptado no bairro Praia dos Anjos, se intitulando de Igreja Batista Betel.

A igreja fez reuniões, visitas, comissões para sanar esse problema, mas ele foi persistindo  e crescendo. Alguns desses irmãos foram desligados do rol da igreja por estarem frequentando “outro lugar” de adoração.

No inicio de 1967, esses irmãos enviaram cartas pedindo transferência, mas todas foram negadas pois a chamada igreja batista Betel  ainda não era organizada, ou seja, o nome de certa forma era fictício.

 Essa igreja  (Betel) então solicitou ajuda a primeira igreja em Cabo Frio, mas a igreja do Arraial resolveu que se a sua filha, a igreja de cabo frio, ajudasse esse  grupo dissidente, ela faria uma carta de repúdio para a convenção Batista fluminense.

Deste modo, a Igreja Batista em Surubi, Italva, se colocou à disposição, e organizou  em setembro de 1967, a igreja Batista Betel no Arraial do Cabo. Logo depois os irmãos da nova igreja pediram carta de reconciliação e transferência e foram atendidos. Tempos depois o pastor Oswaldo Viana veio a ser o terceiro pastor dessa igreja

A igreja Batista Betel é atualmente a Segunda Igreja Batista, uma igreja coirmã e cooperadora na divulgação do Reino de Deus na cidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário