sábado, 2 de setembro de 2023

PEQUENAS CRÔNICAS DOS 100 ANOS DA PIBAC (5)


5- O primeiro pastor

O pastor José Joaquim Silveira ficou responsável por pastorear essa nova igreja, como já tinha acontecido também com a igreja em Araruama. Era um pastor já experiente em cuidar das igrejas, tendo sido pastor da Igreja Batista  em Murundu (Campos dos Goitacazes) e sido também o primeiro pastor da Igreja Batista em Bom Jesus do Itabapoana. Também pastoreou a igreja em Macaé e a igreja do Fonseca (Niterói) entre outras.

É bom relembrarmos, que no inicio do século XX, haviam pouquíssimos pastores batistas, ficando um pastor responsável por várias igrejas ao mesmo tempo. Esses pastores, verdadeiros pioneiros itinerantes, rodavam as igrejas em diferentes cidades, cobrindo distancias  de centenas de quilômetros, apesar da carência da mobilidade da época.

Assim, muitas vezes, pastores itinerantes como José Joaquim Silveira visitavam a igreja periodicamente, aproveitando o tempo para pregar, ensinar, batizar, administrar, discipular, capacitar  lideranças  na comunidade, realizar as assembleias ordinárias e celebrar a Ceia entre outras coisas.

Um comentário:

  1. Verdade irmão, ainda na década de 40 a 60, meu pai ajudou várias igreja da Associação macaense

    ResponderExcluir