quinta-feira, 7 de setembro de 2023

PEQUENAS CRÔNICAS DOS 100 ANOS (8)



Batismos

Os batismos eram celebrados ocasionalmente. Sempre que havia alguém sendo discipulado, já se criava uma expectativa para a celebração. A data sempre era marcada de acordo com a possibilidade do pastor itinerante estar presente.

O local escolhido para o Batismo ser celebrado era na praia da Rama, hoje conhecida como Praia dos Anjos por ser uma praia mais calma, com águas mais quentes e  de acesso mais fácil. Nessa época o acesso a prainha era mais complicado e a Praia Grande, além de ser fria, tinha a fama se ser perigosa.

A data era mantida em segredo, para evitar que manifestações acontecesse contra os chamados “protestantes”. Assim procurava-se evitar discórdias e atritos, que por certo, tirariam o brilho e alegria da celebração. Geralmente era realizado a tarde, pois era o horário de menos movimento na praia e também evitava horário que poderiam coincidir com a realização de missa na Igreja Católica.

Apesar dessas dificuldades, almas eram ganhas para Cristo, a igreja crescia e vibrava em frente ao mar, de onde vinha muitas vezes o sustento, agora com uma incontida alegria espiritual.


Nenhum comentário:

Postar um comentário