terça-feira, 31 de janeiro de 2012

40 dias de intercessão - devocional 24


Um Deus que alimenta as ovelhas
Ele me faz deitar em pastos verdejantes...” Salmo 23.2
          Talvez na figura do pastor de ovelha essa seja a função mais representativa para elas. Toda ovelha gosta de ser bem alimentada com ervas nutritivas e saborosas.  Davi com certeza se lembrava das manhãs no campo, quando alimentava o seu rebanho e aqui faz um maravilhoso paralelo com o cuidado que  o cuidado que Deus agia com ele, seja no palácio real ou nas cavernas do deserto.
         Assim como Davi, temos visto Deus cuidar de cada um de nós, nos alimentando tanto fisicamente como espiritualmente.  Temos visto as providências do Pai em nosso lar e em nossas mesas, ao mesmo tempo em que  Ele tem nos alimentado com sua Palavra e com sua presença.
          Temos  que a cada  momento de nossa vida mergulhar para dentro de nosso ser  para sentirmos e nos maravilharmos com o sustento do nosso Pastor.  O cuidado que Deus teve com o rei Davi é o mesmo que tem com cada um de nós. É tempo de nos maravilharmos por saber que somos  cuidados , pastoreados por um Deus que exala amor por nós.

40 dias de intercessão - devocional 23


Um Deus que pastoreia
O Senhor é o meu pastor, nada me faltará” Salmo 23.1
         Logo no início deste belo Salmo, percebemos duas verdades que norteiam todo o nosso entendimento e nos fazem ficar maravilhados com esta poesia hebraica tão cheia de vida e de significado.
          A primeira grande verdade é que EXISTE um grande pastor. Ele é eterno, onipotente, onisciente e onipresente. É o Deus da graça, o Criador e sustentador de tudo. É um Deus salvador, que  ama cuidar de toda a sua criação.
          A segunda verdade é que o nosso pastor divino é pessoal. Ele é o MEU pastor. Deus tem uma relação pessoal com cada um de nós. Ele nos conhece e nos chama pelo nome.
          Este Salmo passeia de forma maravilhosa nesta duas verdades. O nosso pastor é DEUS e se preocupa conosco a cada momento, nos oferecendo a Sua presença e a Sua vontade para nEle habitarmos.
          O Senhor é o meu, o seu, o nosso pastor.

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

40 dias de intercessão - devocional 22



Devocional - 2ª feira dia 30/01/2012– 40 Dias de Oração
  Uma maneira diferente de ver o Salmo 23
O Senhor é o meu pastor -                                                Isto é relacionamento!
Nada me faltará -                                                                        Isto é suprimento!
Caminhar me faz por verdes pastos -                                         Isto é descanso!
Guia-me mansamente a águas tranqüilas. -                              Isto é refrigério!
Refrigera a minha alma. -                                                                      Isto é cura!
Guia-me pelas vereda da justiça -                                                  Isto é direção!
Por amor do seu nome. -                                                             Isto é propósito!
Ainda que eu caminhasse pelo vale das sombras da morte - Isto é provação!
Eu não temeria mal algum -                                                          Isto é proteção!
Porque Tu estás comigo -                                                             Isto é fidelidade!
A tua vara e o teu cajado me consolam. -                                  Isto é disciplina!
Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos. –
                                                                                                         Isto é esperança!
Unges a minha cabeça com óleo -                                         Isto é consagração!
E meu cálice transborda. -                                                        Isto é abundância!
Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias de minha vida -                                                                                        Isto é bênção!
E eu habitarei a casa do Senhor -                                              Isto é segurança!
Por longos dias. -                                                                         Isto é eternidade!
O que é mais valioso não é o que nós temos em nossas vidas,
mas quem nós temos em nossas vidas! 

sábado, 28 de janeiro de 2012

40 dias de intercessão - devocional 21



Devocional – Domingo  dia  29/01/2012– 40 Dias de Oração
Somos barros
“... assim sois vós na minha mão...” Jeremias 18.6

   Em Genesis 18.14, o próprio Deus pergunta a Sara se “há alguma coisa difícil para o Senhor”. Embora esta pergunta seja respondida  muitas vezes em toda a Bíblia, é o próprio profeta Jeremias que responde de um modo tão claro ao afirmar “Ah Senhor Deus... nada é impossível para ti.

  Temos permitido analisar a nossa vida com a plena certeza de que somos barros nas mãos do Senhor. Mas não devemos nos preocupar em ser barro, maleável e moldável, mas sim em beber da soberania de Deus.

  Ele tem um propósito de vida para nós. Fomos criados segundo a sua perfeição, e embora o homem tenha se afastado do Criador, Ele em momento algum deixou de nos amar e de ter um cuidado todo especial por cada um de nós.

  É muito gratificante imaginar o Pai Oleiro nos tendo em suas mãos, retirando de cada um de nós as bolotas e frisuras  que não são agradáveis e nos colocando como matéria digna de ser usada por Ele para abençoar vidas e para fazer parte desta grande maquina de rodar, pois Cristo  que ao mesmo tempo em que somos sarados por Ele, sermos usados como remédios para curar tantos outros.

40 dias de intercessão - devocional 20



 Devocional – Sábado dia 28/01/2012– 40 Dias de Oração
Barro nas mãos do oleiro...
Jeremias 18:6 – “
Não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel? diz o SENHOR. Eis que, como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel.”
  
Para fechar esse ciclo sobre o barro e o oleiro temos que entender que o Senhor espera que sejamos barro. Este material é maleável, fácil de trabalhar, fácil de modelar.  Deus nos que ver dóceis em suas mãos, para nos mostrar como é o seu agir e qual é a sua vontade para nós.
  
A partir do momento que cremos em Cristo, precisamos estar totalmente dispostos a aceitar o trabalho que Deus deseja realizar em nós e através de nós.
  
Também temos que entender que Deus tem o controle de todas as coisas.  A nossa natureza nos tornou um tanto rebeldes, mas, por mais que o homem  se rebele contra  a soberania de Deus, Ele sempre toma conta integral da história, e  conduz a bom termo seus santos propósitos.
  
Somos de barro, um barro que o Pai está modelando neste momento, e que resultará em um vaso para a Sua glória.

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

40 dias de intercessão - devocional 19



 O Oleiro e o barro
Jeremias 18:6 – “
Não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel? diz o SENHOR. Eis que, como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel.”
  Nossa estrutura, como pessoas, foi planejada pelo Senhor para a concretização dos Seus projetos na terra.
  O apóstolo Paulo ensina que cada um constrói sua casa, de acordo com a matéria prima que possui. Uns constroem com pedra, outros o fazem com ouro, enquanto muitos apenas edificam com palha.
    Paulo também nos ensina que o Espírito nos confere diferentes dons, levando em conta nossa capacidade, ou seja, somos  parte do corpo de Cristo, mas somos diferente exatamente para exercermos diferentes funções.
   Deus se apresenta como o Oleiro e declara Sua soberania como o projetista do papel que desempenhamos na vida. Isto quer dizer que o oleiro não se submete às características e limitações do barro. O barro, entretanto, tem que se submeter ao desenho e à técnica do ceramista.
  O objetivo do texto de Jeremias é dizer a nós, o barro, que devemos nos submeter à vontade do Oleiro. Sem a modelagem do Senhor, nosso valor nunca irá acima do simples barro.

40 dias de intercessão - devocional 18



Devocional – 5ª feira  dia  26/01/2012 – 40 Dias de Oração
Vasos quebrados
Jeremias 18:4 – “Como o vaso, que ele fazia de barro, quebrou-se na mão do oleiro, tornou a fazer dele outro vaso, conforme o que pareceu bem aos olhos
do oleiro fazer.
  Quantas vezes quebramos como vasos rebeldes que não se deixam modular.  Infelizmente, não somos tão maleáveis para ser trabalhados, melhorados, aprovados.
  A cena que Jeremias viu é bastante interessante e, por incrível que pareça, é muito bonita. Ver o vaso, já modelado, se quebrar nas mãos do oleiro traz lições que são marcantes para a vida de todo aquele que almeja ser transformado por Deus. Vejamos:
   (1) Apesar de sermos uma obra de Deus em andamento, nem sempre nos submetemos integralmente à sua vontade; 
   (2) Mesmo quando quebramos, permanecemos nas mãos do nosso Oleiro;
   (3) O Oleiro insistirá em nos dar a forma que ele originalmente planejou. 
  Se você está se sentindo quebrado hoje, tenha paciência, pois a sua vida permanece nas mãos de Deus. Permita que Ele conserte em você tudo o que precisa ser consertado em sua vida!

40 dias de intercessão - devocional 17



Devocional – 4ª feira  dia  25/01/2012 – 40 Dias de Oração
Na casa do oleiro
Jeremias 18:3 – “
E desci à casa do oleiro, e eis que ele estava fazendo a sua obra sobre as rodas.
           Muitas vezes não entendemos os caminhos de Deus. Temos a mania de querer colocar um rótulo para que as ações e atitudes divinas estejam de acordo com nossa vontade, com nosso querer. Mas Deus vai sempre além de nossa capacidade de entendê-lo.
  Jeremias teve que descer à casa do oleiro para receber a revelação de Deus. Podemos imaginar que naquele local, onde se ouvia o barulho da roda e toda a atenção estava totalmente focado no oleiro fazendo o seu trabalho com o barro entre os seus dedos, o profeta despertou para uma nova compreensão espiritual
  É verdade. Deus trabalha no silêncio.
Assim como o oleiro se dedica ao seu trabalho, Deus vive a modelar com toda atenção a vida do seu povo, do povo eleito.
  Precisamos perceber que Deus tem suas formas divinas de falar conosco. É só pararmos para ouvir, aprender e começar tudo de novo... 
  Estamos na roda do oleiro.

40 dias de intercessão - devocional 16


Devocional - 3ª feira dia 24/01/2012– 40 Dias de Oração
Levantar para descer

Jeremias 18:2 – “
Levanta-te, e desce à casa do oleiro, e lá te farei ouvir as minhas palavras.”
  Ao nos depararmos com a história do profeta Jeremias, percebemos que essa passagem registrada no capítulo 18 é um divisor de sua vida espiritual, de comunhão com Deus e de busca para as suas indagações.  Creio que Ele estava à beira de um stress, pois sentia que suas pregações e apelos não eram correspondidos pela nação que ele tanto amava.
  O profeta ouve a voz divina a lhe dizer: “Levanta-te”. Imagino o profeta dando um pulo rapidamente e dizendo: “sim Senhor, estou aqui”, para em seguida ouvir Deus lhe dizer: “desce!”. 
  Ora, se fosse para descer, não era melhor ficar no mesmo lugar?
  Não... primeiro, o Pai tirou Jeremias da passividade, para depois lhe mostrar que a genuína atitude do servo de Deus e “descer”, isto é, reconhecer o poder e a soberania de Deus. Foi descendo à casa do oleiro que Jeremias viu uma das mais profundas revelações divinas, em todo seu ministério.
  E o Pai manda você se levantar e descer até a Sua presença, para contemplar a porção de graça que ele reservou para sua vida!

40 dias de intercessão - devocional 15



Devocional - 2ª feira dia 23/01/2012– 40 Dias de Oração

 A Palavra do Senhor vem até nós
Jeremias 18:1 – “A palavra do SENHOR, que veio a Jeremias...
  Que realidade maravilhosa.  Viver uma vida cristã não é uma utopia ou uma viagem imaginária; é uma realidade que se concretiza com um Deus que vem até nós para nos comunicar de seus projetos, sonhos, vontade.  Nosso Deus não é uma força imaginária, muito menos uma estátua inanimada, Ele é um ser  pessoal, que nos ama e tem prazer de trazer até nós as suas novidades.
  É através da Palavra que o Senhor nos apresenta os seus propósitos em nossa vida, desde o nosso chamado ao arrependimento, nos mostrando o plano de salvação até a busca da santidade, o realizar maravilhas em seu nome e o ter a certeza da vida eterna.
  Quando lemos que a Palavra do Senhor foi até Jeremias, refletimos também que esta Palavra vem até nós, pois Deus tem prazer em transmiti-la ao coração do homem.
   É necessário estar disponível para ouvi-la, na posição exata para entendê-la. Não é necessário correr atrás de reveladores da Palavra divina, e sim buscar ao Pai de coração e a Palavra que você precisa alcançará você! 

40 dias de intercessão - devocional 14


14 - MACHO E FEMEA

“Assim Deus criou o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou. MACHO e FÊMEA os criou.” Genesis 1.27
            Deus, em sua infinita sabedoria criou o homem e a mulher a sua própria imagem. Porém Ele os fez com diferenças únicas para se completarem em tudo. O próprio Deus afirma que não é bom que o homem (Adão) esteja só. e afirma ainda que ambos seriam “uma só carne”.
            É bom  entendermos que o padrão de Deus é diferente dos nossos. Ele criou o homem para ser honrado como  o cabeça da família e a mulher/ajudadora para estar ao seu lado e se completarem.
            infelizmente muitas famílias tem construído seu padrão de comportamento com o que tem sido ensinado através da mídia, em especial a mídia televisa.
 amados, é necessário percebermos que o padrão de Deus não é mutável. Precisamos voltar às origens estabelecidas pelo Criador. Temos que refletir sobre o nosso papel na criação de Deus, e passar isso para os nossos filhos, ensinando-os quais os propósitos do Criador ao designar o casal como macho e fêmea e não nos deixar sermos influenciados por  estes ventos de modernidade que só faz o homem se afastar mais da imagem do próprio Criador.

40 dias de intercessão - devocional 13


13  A imagem de Deus
Criou Deus à sua imagem. À imagem de Deus os criou 1.27
            Creio que o maior valor que o homem possa imaginar ter é saber que ele é a imagem de Deus. no último dia da criação, Deus deu o seu toque pessoal e ao formar o homem do pó, compartilhou com ele o seu próprio fôlego.
            Ter a imagem e semelhança de Deus significa que fomos criados para sermos parecidos com o Criador. Isso se refere a parte imaterial do homem. Deus separou o homem do mundo animal e o capacitou para ter plena comunhão com Ele .
Parte de sermos feitos à imagem de Deus significa que Adão tinha a capacidade de tomar decisões livres. Apesar de ter sido dada a ele uma natureza reta, Adão fez uma má escolha em se rebelar contra seu Criador. Fazendo isto, Adão manchou a imagem de Deus dentro de si, e passou adiante esta semelhança danificada a todos os seus filhos, incluindo a nós. Hoje, ainda trazemos conosco a imagem de Deus, mas também trazemos as cicatrizes do pecado.
 As boas novas são que através de Jesus, Deus redime o homem, Ele começa a restaurar a imagem original de Deus, criando “o novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade” (Efésios 4:24).