terça-feira, 25 de outubro de 2011

Junto somos melhores (16)



1º mandamento recíproco:
Amai-vos uns aos outros


Em uma das tragédias brasileiras, estavam bombeiros e voluntários escavando barros e revirando entulhos num local onde houve um grande deslizamento de terra e várias pessoas estariam soterradas. No meio daquele alvoroço, um homem parecia estar impassível, e olhava todo o movimento como se fosse um expectador diante da televisão. De repente um conhecido grita para ele: “seu irmão também está entre os soterrados”. Na mesma hora  ele mergulha no lamaçal e se transforma em mais um a lutar desesperadamente para salvar o “próximo”.
Um dia, um dos seguidores pergunta a Jesus: “Quem devo amar?” e ele responde “ame ao próximo”. Infelizmente vivemos a vinte e um séculos procurando (e escolhendo) o próximo para dar o amor devido.
A quem devo amar?
Aquele a quem devo amar pode estar neste momento lendo esse texto no blog, pode estar sentando num banco no templo onde eu congrego, mas também pode estar caído na calçada tendo uma vida sofrida e desprezível. Pode estar dentro de um ônibus, numa sala de aula, no trabalho, na praia ou até na sarjeta. Pode estar se divertindo com os amigos ou sofrendo com as amarguras e decepções da vida.
O texto bíblico que nos incita a pensar neste mandamento diz assim:  “ meu mandamento é este: amai-vos uns aos outros, assim como eu vos amei” (João 15.12) e vem interligado com o João 15.9 “Assim como o Pai me amou, assim também eu vos amei...”.  O  amar o próximo não é um mandamento novo, mas Cristo ensina uma nova medida: amar como Ele, amar como Deus.
Jesus fala de um amor sem preconceito. Rico  e pobre, branco e negro, trabalhador ou a margem da lei, amigo ou inimigo, conterrâneo ou forasteiro, alto ou baixo, nada disso foi empecilho para Ele dar o seu amor.
Infelizmente, muitas vezes, nós não percebemos que somos frutos desse amor de Jesus e, por conseqüência,  feitos para amar. Esse é mais que nosso desafio, é a nossa vocação.
 Romanos 14.7 diz que “nenhum de nós vive para si, e nenhum de nós morre para si”. A nossa vida é relacionamento, somos interligados. Nossa vida é feita da ação e da reação com aqueles que nos cercam/afetam a cada instante.
Vivemos em um mundo de guerra, conflitos, crimes e etc e tentamos explicar isso com palavras como ódio, cobiça, egoísmo, inveja, preconceito, intolerância e etc. quando seria mais simples entender que a falha do homem é não exercer o amor.
É bom entendermos dois ensinamentos básicos contidos nesses ensinos de Jesus:
1º- Que o amor não é automático. É algo que fazemos ou não de acordo com a nossa vontade.
2º - Mas que o amor também não é optativo – todas as pessoas que professam ter o amor de Jesus, tem que exercer esse amor, amando ao próximo.
O amor recíproco é uma necessidade vital de cada um de nós, mas para que ele se realize em nossa vida, é necessário conjugar o verbo amar como um desafio constante.
Cristo nos fala que o mundo só nos identificarão como sendo dEle  através do amor ao próximo.

2 comentários:

  1. Pois é... O sr. tem que me amar!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Verdade. Deus permite que a gente ame alguns e nos cobra amor a outros. Te amar é fácil, mas tem uns que o amor de Deus nos constrange a mar.

    ResponderExcluir