segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Refletindo através de uma boa leitura (2)



REFLEXÃO SOBRE O LIVRO CURANDO AS ENFERMIDADES DA IGREJA

“ A igreja de Jesus Cristo vive um momento dificílimo em sua história. Por um lado, há um crescente numérico sem precedentes, por outro lado, uma luta renhida na busca da santidade num mundo amordaçado pelo pecado.
          Observa-se que muitas igrejas estão lutando contra enfermidades que, ao longo dos tempos, vem sendo cultivadas em vez de tratadas e curadas. Tais enfermidades tornam a igreja vulnerável diante das pressões do tempo presente.”
         Assim o Pr. Lécio Dornas inicia o seu livro  “Curando as enfermidades da igreja”  trazendo uma reflexão sobre quais as verdadeiras mazelas que afligem a igreja cristã em pleno século XXI.
Em busca do remédio que poderá curar a igreja das enfermidades, Pr Lécio indica  a Palavra de Deus como único antídoto e cita o pastor norte americano Rick Warren: “A chave para a igreja do século XXI será a sua saúde espiritual, não o seu crescimento.”
Quanta verdade expressa em tão poucas palavras. Como igreja temos que nos preocupar não somente em salvar vidas para o Reino de Deus, mas fazer com que a igreja de Cristo seja, não só um lugar bonito, aprazível e acolhedor, mas também um local onde reina a saúde física, emocional e, em especial, a espiritual.
Precisamos, através da Palavra, diferenciar contextualização de secularização, revendo nosso conceito de adoração, de comunhão e até de serviço e aplicá-los a luz da santidade que devemos almejar a cada dia. É hora de mergulharmos mais na Palavra para sairmos da superficialidade cristã que tanto prejudica a saúde da igreja.
Sá mergulhando num estudo integral e sadio da Palavra de Deus que  poderemos ver onde e como estamos sendo acomodados, omissos, e, porque não, muitas vezes cegos espirituais (ou enxergando demais, que é outro perigo).
Como igreja de Cristo, precisamos nos aproximar mais dEle, restaurando a intimidade, vivendo uma plena comunhão, para que tenhamos reavivada a nossa alegria de sentir  Deus e participar de um organismo que é muito mais do que humano.
Precisamos como igreja do Deus Vivo combater o que nos deixa atracado no cais de nosso templo, de nossa religiosidade, de nossa denominação e/ou de nosso tradicionalismo. Não podemos nós mesmo ser empecilho para o puro evangelho.  Temos que extirpar a nossa insensibilidade religiosa, abrirmos os olhos para um novo tempo (sabendo que a visão cristã é eterna) e, por incrível que pareça,  depois de tanto séculos, respondermos ‘presente’ a procura de Deus por verdadeiros adoradores.
Para ser curada a igreja enferma precisa redescobrir Jesus Cristo como o seu único mestre, e a partir disso, fazer a diferença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário