sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Lição em foco - Cântico do Servo (3)


 Estudo em Isaías 6- 1 a 13

Vamos pensar um pouco na chamada do profeta Isaías, tendo como ponto de partida um jovem vivendo numa época de mudanças politicas, religiosa e social. Muitas vezes aalizamos esse texto simplesmente como leitor, olhando de fora para dentro, sem localizar e ponderar sobre as dúvidas, os medos e as convicções dos personagens.
Neste lindo texto biblico, é necessario olhar para o homem Isaías, para seus ideais, seus sonhos e sobretudo, para sua realidade de vida, para em cima, projetar a chamada de Deus e a sua profunda mudança.
Em primeiro lugar, Isaías tem uma visão de Deus (versículos de 1 a 4) – nesta visão, Deus está assentado num alto e exaltado trono e sendo adorado pelos serafins, como “santo, santo e santo”. E ele compreende que essa visão  referencia o Senhor como  o Rei dos Exércitos. Com esta visão da majestade de Deus e do reconhecimento deste senhorio, Isaías compreendeu que a as coisas pertinente a sua vida não seriam mais vistas como eram antes.
APLICAÇÃO – Essa verdade se aplica também a minha e a sua vida. Sem o reconhecimento de Deus como o nosso Rei, nosso Senhor, não permitimos que ele faça nada em nossa vida. 
Em segundo lugar,   apartir da visão da santidade de Deus, Isaías tem uma visão correta de si mesmo (versiculo 5). Nesse versículo é curioso ver a reação de Isaías diante da visão que estava tendo. Ele teme pela sua vida, pois está diante de Deus e reconhece que é um pecador. A visão que ele tem de si é que ele é um pecador, tremendamente impuro para estar diante de Deus. Ele diz “vou morrer, porque sou um homem de lábios impuros e habito no meio de um povo de lábios impuros”. Ele não joga toda a culpa nos outros! Ele não acha normal a sua impureza. Ele a confessa!
APLICAÇÃO - Essa deve ser a nossa atitude. Se quisermos que o Senhor mude as nossas vidas devemos reconhecer o nosso pecado, confessa-lo e esperar a redenção que só pode vir de Deus.
Logo após, Isaías tem uma visão do poder curativo de Deus (versículos 6-7) - Quando Isaías reconhece o seu pecado, ele tem uma visão de um serafim pegando uma brasa viva do altar e tocando a boca, dizendo que aquilo havia purificado o seu pecado.  Que descoberta do profeta a aquela altura! Ele tem agora uma visão do poder curativo de Deus. Acontece uma cura de uma doença espiritual de Isaías.
APLICAÇÃO – Sómente a graça de Deus para atingir de morte o nosso pecado, nos reabilitando assim para viver na sua presença.
Por último, Isaías tem uma visão dos propósitos de Deus para a sua vida. (Isaías 6.8-9). Deus apresenta uma necessidade para Isaías. O senhor queria contar com ele para fazer algo grande: falar por ele ao povo de Israel. O Senhor queria dar um propósito à vida de Isaias.
No meio daquela visão, Isaías se candidata. Ele não espera ser convocado. Ele diz “estou aqui. Quero ir!” “conta comigo, senhor”. Ele consegue enxergar que Deus queria algo a mais dele.
APLICAÇÃO -  Qual é o propósito de Deus para a nossa vida? Será que estamos negligenciando o chamado de Deus para o nosso chamado. A vontade e os planos de Deus para a sua vida são melhores do que os nossos próprios planos! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário