terça-feira, 11 de outubro de 2011

Refletindo através de bons livros (3)



REFLEXÃO SOBRE O LIVRO "IGREJA E SECULARIZAÇÃO"

       No seu livro Igreja e secularização, pastor Washington Roberto do Nascimento retrata a igreja do final século XX e inicio do XXI,  trazendo uma reflexão sobre algumas características necessárias para a igreja se manter fiel ao padrão de qualidade de uma igreja de Cristo.
      Procura em suas linhas, separar secularização de contextualização, exprimindo a necessidade de se manter como igreja saudável mesmo em meio de um mundo enfermo. Ao mesmo tempo alerta para a igreja não ser alienada, ou seja, ela não deve viver alheia aos clamores de um mundo carente do amor de Deus.
Para isso ele cita algumas características que devem ser os pilares de uma igreja  que penetra no mundo, sem permitir que o mundo penetre em suas fileiras. Primeiro cita a necessidade de sermos profetas, ou seja, sermos interpretes e comunicadores da verdade divina.
Essa verdade divina se concretiza pela segunda característica que a verdadeira igreja deve ter, uma mensagem  bíblica e Cristica.  É a proclamação das verdades bíblicas analisadas sobre a pessoa de Jesus Cristo, que é o  firme fundamento da fé cristã.
Destas duas primeiras características devem brotar no seio da igreja que não seculariza  a comunhão fraternal do homem para com o seu próximo, fazendo com que o ambiente igreja sempre seja o mais salutar possível e que deixe transparecer a presença do amor de Cristo em cada .
Junto a comunhão, fazendo um paralelo perfeito, esta o serviço ao próximo. Como igreja temos que não só amar, mas agir em favor do próximo, fazendo com que a nossa vida crista não seja algo egoísta, mas pelo contrario, acolhendo o outro como alguém que esta ao nosso lado para que possamos o abençoar.
O pastor Washington também argumenta da  necessidade da igreja ser sempre coerente com o que vive e prega, e que isto também se notabiliza com uma disciplina cristã, para que os santos em união possam se moldarem, e cresceram rumo a santificação desejada.
E finaliza, afirmando que a igreja que não se permitiu se tornar secularizada  deve continuar pregando sobre a volta de Cristo. E sem essa perspectiva escatológica, quando os púlpitos cessam de falar sobre a eminente volta de Cristo, é porque as vozes do mundo estão com o poder de calar (ou tentar calar) a voz de igreja, porta voz da mensagem de Cristo.
Sem dúvida, Igreja e secularização, é um livro que nos faz refletir como estamos sendo igreja hoje. E nos permite também perceber que se estamos errando em alguma coisa, há um caminho para retornarmos ao centro da vontade de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário