quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Lição em foco - O cântico do Servo (2)



Uma nação pecadora

Uma breve exposição versículo por versículo do capítulo 1 de Isaías

     V.2-  Se rebelaram contra mim - Significa que o pecado original do homem é a revolta contra Deus por meio da qual ele busca destronar a Deus do Seu lugar de primazia e substituí-Lo por si mesmo e tendo sua vontade como a suprema. 
        V.3 - A ingratidão desses "crentes" rebaixou-os abaixo do nível de bestas embrutecidas, pois até as bestas reconhecem e apreciam seus proprietários que as alimentam e cuidam delas
        V.4 -Tendo “eles” se rebelado contra a devida soberania de Deus sobre os seus corações, abandonaram-no totalmente, juntando-se ao inimigo, no que se refere à vida moral e comportamento
        V.5 e 6 - A terra de Israel, e mais especificamente o Reino do Sul de Judá, foi figuradamente apresentada como a vítima de um doença terrível, e, o que é pior, sem tratamento adequado.
       V. 7 - A linguagem figurada dos versículos anteriores foi agora traduzida em realidade desagradável, descrevendo a devastação da terra pelas nações inimigas.
        Essa situação demonstra que a rebeldia a Deus prolongou-se por muito tempo no ministério profético de Isaías.
        V.9 – Alguns sobreviventes - Isto é, um remanescente de verdadeiros  crentes, por amor de quem Deus pouparia toda a nação de uma total destruição merecida.

         Os versículos 11 a 15 mostram o povo misturando pecado e culto, ofendendo a Deus.
         V.11 - Até mesmo as formas corretas e próprias de culto são inteiramente ofensivas ao Senhor quando prestado por crentes não arrependidos que tentam suborná-Lo a fim de que os poupe do castigo que merecem. Deus não aceita e não pode aceitar mesmo as ofertas mais pródigas e mais dispendiosas que os não arrependidos Lhe possam colocar sobre o altar. 
         V.12 - Quando o crente que não tem propósitos sinceros de abandonar seus maus caminhos, se apresenta diante de Deus no Templo resulta em violência aos  sagrados recintos e não em uma entrada devidamente reverente sobre o pavimento sagrado.
         V.13 - Ofertas vãs. Literalmente, uma oferta (de manjares) indigna – indigna por causa das motivações carnais.
          V.14 – Já pensou em Deus falando: estou cansado de suportar o seu culto, a sua adoração, por causa da sua rebeldia em continuar querendo pecar.
         V. 15 - Como essas palmas devem ofender a Deus se estão manchadas com sangue de vítimas inocentes que foram oprimidas ou mortas!
          O fracasso em voltar-se dos seus pecados tornava esses crentes inteiramente imundos aos olhos de Deus.
          O culto formalista é enganoso ao (falso) adorador, ofensivo a Deus, refletindo mera expressão externa, sem a verdadeira natureza, sem o verdadeiro significado.

            Duas coisas são necessárias para aqueles que pretendem se aproximar de Deus em busca de perdão e favor: arrependimento do pecado (v. 16) e um propósito definido de andar nos caminhos da santidade (v. 17).
             V.16 a-  Lavai-vos sugere a aplicação da graciosa promessa do Senhor de purificar aqueles que vêm a Ele da maneira indicada. Isso  inclui o abandono de todo o pecado conhecido – cessai de fazer o mal – com um sentimento de  ódio para com ele e sincero arrependimento de tê-lo cometido.
      V.16 b-  De diante dos meus olhos dá a idéia de que hedionda afronta é para o homem aparecer, sem arrependimento, diante. de um Deus que tudo pode ver, até mesmo nas profundezas de uma alma culpada.
      V.17- Aprendei a fazer o bem. Isto é, aprendei a viver virtuosa e honestamente, de acordo com a santa vontade de Deus, e particularmente sendo justos para com os fracos e oprimidos.
      V.17 -Atendei à justiça. Tenham um propósito firme e consistente de aplicar os princípios da justiça a situações concretas .
      V.17 -A preocupação principal de um crente deve ser a de demonstrar justiça verdadeira e honestidade, até mesmo para com aqueles que são facilmente vitimados e não podem se defender.
       V.17 -Defendei o direito do órfão. Juízo e juiz ambos vêm de shapat, "julgar". Esta ordem significa: "Sejam justos e imparciais ao tratar dos direitos do órfão".
          V.18 - Por mais hediondos que fossem os seus crimes, embora eles contivessem a culpa gritante do  sangue derramado (e a tintura escarlate e carmesim aqui mencionadas eram absolutamente firmes e indesbotáveis), contudo a graça de Deus era capaz de purificá-los completamente e restaurá-los à brancura imaculada da inocência.
         V .19,20. O destino do povo dependia de sua reação diante desta oferta que  exigia que se afastassem de sua maldade para receber as benévolas promessas do Senhor,
      V .19,20 -Se fossem obedientes (isto é, a apresentassem-se como sacrifícios vivos para fazer a vontade de Deus, fazendo disso o propósito principal de suas vidas), então seria certo e próprio que Deus lhes concedesse o Seu favor.
Caso contrário Deus não seria mais Deus e a Sua palavra não merecia confiança.
Neste caso o cumprimento veio em duas prestações: a invasão assíria em 701 A. C. e as invasões dos caldeus em 588-587 A. C. - 

Nenhum comentário:

Postar um comentário