quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Lição em foco - O cântico do Servo (1)



Uma abordagem de Isaías

A primeira lição da revista Palavra e Vida deste trimestre, nos traz uma abordagem geral do livro e da mensagem do profeta Isaías. Nesta abordagem, o autor procura apresentar o contexto político da época, apresentando uma nação que estava a cada dia mais caminhando  para um desagradável fecho final. Neste contexto descrito, se percebe que  Judá está,  cada dia mais, afastado dos caminhos e ensinamentos proposto pelo Senhor para a nação escolhida, fazendo com que o ambiente espiritual seja ao mesmo tempo inexistente e/ou cheio de formalismo.
Assim, a mensagem profética de Isaías é um grito de Deus para que a nação acorde da dormência do pecado e do afastamento de seus mandamentos e volte a ter uma vida de afinidade com o próprio Deus e com o compromisso de uma nação santa.
Podemos, então,  enumerar algumas verdades que são extraídas do livro de Isaías e que devem ter a sua aplicabilidade ainda hoje, tantos séculos depois:
 1 – Apesar dos devaneios da humanidade, Deus não está alheio ao  que tem acontecido;
 2 – Apesar do afastamento da humanidade, e da vida carregada de pecado, Deus continua amando o homem;
 3 – Por esse amor, Deus levanta verdadeiros mensageiros para despertar o povo da inércia espiritual;
 4 – Deus jamais abandonará o homem. A sua fidelidade é eterna. Por isso, temos sempre uma palavra de animo e de esperança. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário