sexta-feira, 22 de maio de 2020

O livro que li(2)

A CRUZ DO REI  
Timothy Keller

Quem verdadeiramente é Jesus? A sua história ainda é relevante nos dias atuais? O que representa a cruz? O que pode significar um rei na cruz? Existe algo ainda a ser dito sobre Jesus?
São perguntas que Timothy Keller procura responder neste livro. Tendo como pano de fundo o Evangelho de Marcos, o autor procura analisar detalhes da vida de Jesus dando bastante ênfase as suas ações, mostrando para nós leitores um Jesus ativo e nos provocando a ter uma postura ativa perante Ele.
A Cruz do rei é dividido em duas partes a primeira - a cruz- foca na construção da identidade de Jesus do nascimento até a transfiguração e a segunda - a cruz - faz uma análise dos acontecimentos que ocorrem da transfiguração até a sua ressurreição. Assim, de forma minuciosa, Keller mergulha nos capítulos, trazendo à tona a vida, a palavra, as ações e as reações de Cristo durante cada episódio já conhecido. De maneira criteriosa, o autor mergulha em detalhes que muitas vezes passam desapercebidos aos nossos olhos, mas que na realidade são importantes para se ter um entendimento mais nítido do texto e, por que não, do Rei.
 A Cruz do Rei é um livro consegue ao mesmo tempo ter uma escrita simples e tratar de forma  profunda os assuntos. Keller explica as passagens bíblicas, dando a elas uma nova cor, uma nova vida, procurando ângulos que facilitam o entendimento para cristãos ou para os não cristãos

Textos selecionados
“Confio que você achará a pessoa de Jesus digna da sua atenção imprevisível, embora confiável; gentil, embora poderosa; dotada de autoridade, embora humilde; humana, mas também divina.”
“Na cruz, Jesus viveu a experiência inquietante da separação de Deus, para que possamos ter descanso profundo de saber que ele nos ama e que nossos pecados estão perdoados.”
“... nossos relacionamentos tem uma certa característica mercenária. Buscamos pessoas cujo valor realmente nos afirma. Investimos nosso amor somente onde sabemos que teremos um bom retorno. ... não amamos o outro simplesmente por ele mesmo. Amamos aquela pessoa em parte pelo amor que estamos recebendo de volta.”
“A cruz revela que os sistemas do mundo são corruptos e servem ao poder e à opressão, e não à justiça e à verdade. Ao condenar Jesus, o mundo está condenado a si mesmo. A morte de Jesus demonstra não somente a falência do mundo, mas também o caráter de Deus e seu reino. Sua morte não foi um fracasso, uma falha. Ao submeter a morte como pena, ele rompeu o domínio que ela tinha sobre ele e sobre nós."

Sobre o autor  - Timothy J. Keller, nascido em 23/09/1950, é um pastor, teólogo e apologista cristão. Fundador da Igreja Presbiteriana Redentor, na cidade de Nova York, e autor dos livros, O Deus pródigo, Uma igreja centrada e a A razão de Deus, entre outros.  - 

domingo, 17 de maio de 2020


O livro que eu li (1)

CRISTIANISMO PURO E SIMPLES 
C.S Lewis

A história por trás do livro Cristianismo Puro e Simples fascinante, pois ela nos leva para uma Inglaterra num dos períodos mais sombrios: A segunda Guerra Mundial.  Num país aterrorizado pelos bombardeios alemães quase toda noite Clive Staples Lewis (C S Lewis) é convidado pela BBC para fazer uma série de palestras pelo rádio, com o intuito de explicar a fé cristã, de forma simples e clara para a   que estava a questionar a própria fé em meio a tanta turbulência. Após a guerra, C S Lewis dá uma nova roupagem a esse material, transformando-o primeiramente em três livros, e mais tarde unificando-os, dando origem a esse grande clássico da literatura mundial.
Cristianismo Puro e simples é leitura obrigatória para qualquer cristão, Aqui C S Lewis apresenta os principais elementos da cosmovisão cristã, levando o leitor a refletir e até debater temas profundos e complexos. Sem se preocupar com dogmas e denominações, Lewis leva o leitor a mergulhar em temas como fé, moralidade, pecado, perdão entre outros com uma linguagem bem acessível, se utilizando várias vezes de imagens e exemplos para melhor compreensão de  como ser  genuinamente cristão em meio as várias turbulências que passamos na vida.
Ler Cristianismo puro e simples, além de fazer bem para a mente... faz bem para alma.

TEXTOS SELECIONADOS:
“Deus quer que amemos a todas as criaturas, todos os ‘eus’ da mesma forma e pela mesma razão ...talvez se torne mais fácil se lembrarmos que é dessa forma que ele nos ama. Não pelas belas qualidades que julgamos possuir, mas simplesmente porque cada um de nós é um ‘eu’. Pois na realidade não existe mas nada em nós que seja digno de amor...” (sobre perdão)

“O verdadeiro problema na vida cristã se apresenta no contexto em que geralmente não esperamos encontrá-lo:  apresenta-se no momento mesmo que você acorda de manhã. Todos os seus desejos e esperanças para aquele dia avança sua direção como bestas selvagens. E, a cada manhã, sua primeira tarefa é simplesmente a de repeli-los; a tarefa de ouvir aquela outra voz, assumir aquele outro ponto de vista, abrir caminho para aquela outra vida, uma vida maior, mais forte e mais silenciosa. E assim também no restante do dia: distanciar-se de todas as suas manhas e ressentimentos naturais; sair do vendaval.” (O cristianismo é difícil ou fácil)

"Quando se trata do conhecimento de Deus, a iniciativa carne inteiramente a ele. Se ele não se revelar, nada que você fizer o capacitará a encontrá-lo. E na verdade, ele se dá a conhecer muito mais a certas  pessoas que a outras - não porque tenha predileções, mas por que é impossível  que ele se revela ao homem cuja mente e cujo caráter estejam em mais condições. Da mesma forma os raios do sol, apesar que também não terem predileções, não se reflete tão bem num espelho empoeirado quanto num espelho polido." (Um Deus em três pessoas)

SOBRE O AUTOR:  Clive Staples Lewis (1898 -  1963), mais conhecido como C.S.Lewis foi um escritos irlandês, que se destacou por seus trabalhos sobre a literatura medieval, por suas palestras e  escritos cristãos. Serviu na batalha da França na Primeira Guerra Mundial. Se graduou em Oxford, onde depois lecionou, assim como também em Cambridge. Se converteu no cristianismo  aos 31 anos, tornando-se membro da Igreja Anglicana. Durante a Segunda Guerra Mundial, suas palestras era transmitidas pela BBC de Londres, sendo chamado de "apóstolos dos céticos".  O Cristianismo foi um tema constante em suas obras, onde se destacam alem de Cristianismo Puro e Simples, "A carta do diabo ao seu aprendiz", "Milagre", e os sete livros da série"As cronicas de Nárnia".

sexta-feira, 15 de maio de 2020


Peixe fora d’agua

✅ Para meditar:
“Porque se alguém cuida ser alguma coisa, não sendo nada, engana-se a si mesmo.” (Aos Gálatas 6.3)

O Brasil assistiu hoje, perplexo, a saída do segundo ministro responsável pela saúde em plena pandemia.  Nelson Teich assumiu há menos de um mês e, nunca esteve à vontade no Ministério. Se sentia como um peixe fora d’agua. Olhando as referencias dele, nota-se que é um médico de competência e a imprensa afirma que é um sujeito ético e vitorioso na vida profissional.

Mas fica a pergunta no ar: Porque não deu certo? O que o deixava com um ar de agoniado, de sufocado, como se estivesse sempre a pedir “me socorrem” ou me tirem daqui.

Não conheço o ex-ministro, mas posso afirmar que ele não se sentia à vontade naquele ambiente hostil. Com certeza ele estava a se perguntar:
- “o que eu estou fazendo aqui?”,
- “Essas pessoas com quem estou convivendo nesse tempo não tem nada a ver comigo”.
- “As situações que tenho que lidar não tem nada haver com a minha essência”.

Às vezes acontece isso com a gente. Aqui não se discute a qualidade profissional nem a empresarial do ex-ministro. Apenas que ele não tem “estomago” para viver no meio dessa politicagem que se transformou os arredores do poder político nacional.

E assim o país vai passando por este momento tão delicado, com crises sendo produzidas, ora para satisfazer a um grupo, ora para direcionar a atenção para outro lado, e na maioria das vezes, por simples capricho de nosso presidente.

E nós?  Bem, nós estamos no meio desse tiroteio doido. E vivemos nessa polaridade que vem se arrastando desde 2013, sem termos um referencial que una a nação em torno de uma luta tão difícil.

Pensando bem, o ex-ministro nos representa muito bem. Estamos vivendo como um peixe fora d’agua.

Reflexão filosófica 
“A dignidade pessoal e a honra não podem ser protegidas por outros, devem ser zeladas pelo individuo em partículas.”  (Mahatma Ghandi)



quarta-feira, 13 de maio de 2020




Foco na luta com a pandemia

Para Meditar: “Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.”  Eclesiastes 3.1

 Já faz alguns dias (17 de abril) que houve a troca de ministros no Ministério da Saúde. Na época houve um burburinho que seria desmascarada a farsa da COVID e que teríamos um outro rumo no modo de se tratar o assunto.

Mas temos visto que o problema continua a crescer. Que o próprio Ministério da Saúde divulga números alarmantes e continua a pedir para a população para fazer o isolamento social. O popular “Fique em casa”.

Infelizmente vemos gente que duvida dos números que o próprio governo federal tem registrado e continuam a pregar o não cumprir a orientação da Organização Mundial de Saúde (OMS), do Ministério da Saúde e dos governos estaduais e municipais.

O próprio ministro da Saúde, Dr. Nelson Teich, foi até Manaus, e não só confirmou, como se envolveu mais ainda com a situação e o cuidado, colocando o Governo Federal e as Forças armadas a disposição para a cidade, e o estado do Amazonas, suportarem melhor essa pandemia e juntos, superar esse momento tão terrível.

Temos ficado apreensivos sempre que nos chega uma notícia de um pastor amigo, de um irmão querido, de alguém que conhecemos esteja infectado, mas,  ao mesmo tempo, temos visto irmãos  que parecem negar o que está acontecendo, e ficam a pregar a chamada normalidade em dias que tem que ser de exceção.

Temos que levar a pandemia mais a sério, temos que entender a necessidade do isolamento social... e se for necessário o “lockdown”, que possamos vivencia-lo com a esperança que tudo isso vai passar e que vamos vencer essa batalha.

 A nossa luta não é sobre direita ou esquerda, sobre isolamento social ou não. A nossa luta é contra um vírus insignificante no tamanho, mas de poder destruir o nosso sistema hospitalar muito grande. A nossa luta é a de salvar vidas.

Estamos perdendo pessoas queridas. Não são só números e estatísticas. São avós, pais filhos e irmãos. São histórias de vidas que são freadas abruptamente deixando marcas profundas nas famílias.  E devemos refletir sobre isso. Nada é mais importante do que passarmos por esse momento complicado da humanidade com a certeza de que fizemos a nossa parte... que contribuímos para a vitória

Vamos levar a sério esse momento.

Reflexão filosófica
“Aconteça o que acontecer, os dias ruins passam, assim como todos os outros.” ( William Shakespeare)

sábado, 2 de maio de 2020

 
Guardar a Palavra

Um jovem perguntou ao Senhor Jesus o que devia fazer para herdar a vida eterna.  E  no diálogo a seguir, o Mestre respondeu com uma afirmação que deixa implícito que a vida eterna é a prática do mandamento maior: o amor. 
Você já pensou para pensar nisso?  Guardar a Palavra... se abraçar a Palavra... é essencialmente amar. E os ensinos do Mestre deixa bem claro: Amar a Deus acima de todas as coisas, amar o próximo e amar a si mesmo,
O resumo de toda a Palavra é amar, é se relacionar, é ter laços de afeto e de intimidade com Deus, consigo mesmo e com o próximo.
Guardar a palavra não é apenas usa-la para fundamentar a sua doutrina, a sua religiosidade. É entender que amor é esse e se tornar um praticante. É viver uma fé relacional, afetiva, encarnada, e deixar que isso se torne em gesto e atitude no dia a dia.
A Palavra tem que deixar de ser um conceito a ser explicado, argumentado, defendido e discutido para se tornar Palavra em ação, viva, demonstrada por meio de uma vida que nos faz se assemelhar a de Cristo 
Guardar a Palavra é quando, na prática, ela deixa de ser discurso correto e articulado para ser Palavra vivida nas lutas e nas alegrias da vida humana.
E quando penso nisso tenho vergonha, porque muitas vezes a Palavra é apenas um conceito a ser decorado, a ser usado como máscara, em busca do poder, do sucesso temporário, do status, de ser uma celebridade.
Guardar a Palavra!


quarta-feira, 29 de abril de 2020




Experimentem a vontade de Deus.
Romanos 12
1 Portanto, irmãos, exorto-vos pelas compaixões de Deus que apresenteis o vosso corpo como sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.  2 E não vos amoldeis ao esquema deste mundo, mas sede transformados pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

Com certeza esse é um dos grandes conselhos de Paulo para a comunidade cristã de todos os lugares e de todos os tempos: experimentem a vontade de Deus.
E isto se aplica em especial a nós,  cristãos do século XXI, porque nos tornamos especialistas em ler e reler esse lindo texto e negligencia-lo em aplicar em nosso viver diário.
Na verdade, a vida religiosa tem nos empurrado cada dez mais para se viver uma vida de uma bonita aparência cristã, e muitas vezes colocamos máscaras para nos apresentar como exemplo de crentes.
Mas o texto nos diz que não devemos nos amoldar ao esquema deste mundo, mas sim, sermos  transformados pela renovação de uma vida cristã autentica e  inovadora.
Creio que vivemos numa sociedade evangélica contemplativa e baseada muitas vezes em teorias, quando na verdade deveríamos mergulhar mais profundo em busca da perfeita vontade de Deus.
É preciso rever as nossas ações, em que eles são baseadas e a quem elas são dedicadas. É preciso analisar os nossos pensamentos e as nossas intenções a cada momento, para, durante essas reflexões, corrigirmos o rumo que estamos dando ao nosso viver.
Quando se fala em experimentar a vontade de Deus, não é ficar a margem, experimentado pequenas porções, mas sim, mergulhar de corpo e alma  e ter a experiência única de estar no centro da vontade do pai.
É tempo de nos esvaziarmos de nosso “eu” e vivermos uma vida boa, agradável e perfeita em Cristo. 
Reflexões em tempos de pandemia (8)

A pandemia na saúde  e a epidemia na política nacional

✅Meditação bíblica
"Na esperança de que, também, a mesma criatura será libertada da servidão da corrupção,  para a liberdade da glória dos filhos de Deus."
Romanos 8.21

✅Estamos vivendo no Brasil momentos muitos sensíveis em todos os aspectos seja ele a nível político, econômico. social, religioso, saúde e de  (in)justiça.

✅ Político-  Temos em Brasília um presidente cujo sua maneira de governar é de confrontar sempre. Esse confronto constante tem deixado a nossa nação sempre em pé de guerra e ao mesmo tempo sem o direcionamento para alcançar os objetivos desejados.

✅Econômico - A situação da área  econômica, que já não era boa,  continua a se deteriorar rapidamente. A economia não consegue ter uma sucessão de êxito. Assim vamos patinando na crise sem sair do lugar, ou o que é pior, retrocedendo algumas vezes.

✅ Social - Nesse processo de sociedade bi-partida, não conseguimos unir a nação entorno de um ideal palpável. Estamos divididos em tudo. Até as boas ideias parece  que precisa ser combatida e derrotadas por saírem de pessoas do "outro lado". Precisamos rever isso. É tempo de unificar a nossa sociedade.

✅ Saúde - na saúde vivemos numa pandemia provocada pelo coronavírus que tem sufocado nossa nação e ao mesmo tempo uma epidemia de guerras sobre a melhor maneira de se  enfrentar esse vírus. Não temos uma única  diretriz para alcançar um objetivo.  Há muitas vozes falando coisas extremamente diferentes.

✅ (In)Justiça - A saída do ministro Sergio Moro traz um grande impacto negativo pelo modo que foi conduzida. Um ministro  que não saí por ser corrupto ou mal ministro, mas sim por não ter do seu superior a liberdade e a garantia de exercer o seu trabalho. Essa interferência do presidente na Polícia Federal é Absurda.

✅   E por fim no aspecto religioso estamos pagando o preço por termos influenciando decisivamente na eleição passada. Em nome de uma mudança moral ( volta aos bons costumes) e  ética (não há corrupção), grande parte da igreja se  deixou levar por um  idealismo quase messiânico, centrado num salvador da pátria, e este tem demonstrado não está altura de nossos anseios.  A verdade e que  no aspecto religioso vivemos também uma grande crise.

✅ Refugio Filosófico 
"Dê poder ao homem e descobrirá quem realmente ele é."
Nicolau Maquiavel - 

segunda-feira, 27 de abril de 2020

Reflexões em tempos de pandemia (7)

✅ Para Meditar
“ Então o rei disse: Esse é um homem de bem E virá com boa mensagem" II Samuel 18.27b

✅ Mas um domingo de templos fechados  e vazios, Mas de igreja cheia do Espírito Santo,  com mensagens que alcançam os fiéis em seus lares.

✅ Em forma de pesquisa, visitei algumas páginas para ter uma ideia de qual mensagem e como os pastores as trazia. Vamos ver:

✅ PIB em Arraial do Cabo - Pr Carlos Henrique 
TEXTO:. Números 13 e 14
TEMA: Deus tem nos chamado para uma visão 
ÊNFASE:"Olhando para os problemas, pensamos na soluções ou nas derrotas?"
MÍDIA usada: Facebook, YouTube e o Site da igreja 

✅ PIB em Jaconé,  Saquarema  Pr David Oliveira
TEXTO: Lucas 24: 1-12. 
TEMA: Evidências de um fato - A ressurreição.
ÊNFASE: "Por que procurais entre os mortos aquele que vive?
MÍDIA: Facebook

✅ PIB em Boa Vista, São Pedro. Pr Alexandre Tavares
TEXTO: ATOS 5.29
TEMA : Obediência irrestrita a Deus.
ÊNFASE  " As pessoas tornam se semelhantes ao Deus que adoram, pois aquilo em que cremos determina a forma como nos comportamos" (Wiersbe)
MÍDIA: Facebook

✅ PIB em Peró,  Cabo Frio.  Pr Felipe Lima
TEXTO: João 4:20;
TEMA: Adoradores para além do Templo;
FRASE:Que Deus abençoe os adoradores para além do templo! Estes não terão a sua espiritualidade abalada e, tampouco, abandonarão a fé nesse tempo de templos fechados
MÍDIA: YouTube e Facebook 

✅ Igreja Batista Canaã,  Cabo Frio. Pr. Genildo Filho
TEXTO: João 16:33
TEMA: Firmes na Hora da Provação 
ÊNFASE: "Deus permite as provas para nos tornarmos pessoas melhores.
MÍDIA: Facebook

✅ PIB em Maria Joaquina, Cabo Frio, Pr. Aziel Vieira
TEXTO - SALMO 34:7
TEMA -  A presença de Deus
ÊNFASE:  "O Senhor vai adiante de nós, acima de nós, ao nosso lado e na nossa retaguarda"
MÍDIA:  Facebook

✅ Igreja Batista Central em Fazendinha, Araruama - Pr Marcelo Furtado
TEXTO: João 3.1-21
TEMA: Em Busca de Vida
FRASE: "Estive no céu e não vi Deus em lugar algum" Yuri Gagarin 
MÍDIA: Facebook e Youtube

✅ Esta  lista é apenas uma pequena mostra do como o Espírito Santo tem capacitado a igreja a comunicar o Evangelho. Parabéns a estas e as demais igrejas de nossa região.

✅ Reflexão Filosófica
"Aquilo que pedimos aos céus na maioria das vezes se encontra em nossas mãos." William  Shakespeare

(Escrito em  20 de abril de 2020 )
Reflexões em tempo de pandemia (6)

✅ Para Meditar
“Ora, aquele que possuir recurso deste mundo, e vir a seu irmão padecer necessidade, e fechar-lhe o seu coração, como pode permanecer nele o amor de Deus?” (I João 3.17).

✅ Neste período de crise mundial, por conta da pandemia do Convid-19, não tendo acesso ao templo de nossas igrejas na hora de culto, ficando  distanciados uns dos outros e impossibilitados de, fisicamente  juntos, adorar a Deus como fazíamos anteriormente.

✅ Diante desta inédita situação, que envolve restrições ao agrupamento de pessoas, talvez surja a pergunta: Como posso adorar ao meu Deus distante da comunhão (física) da minha igreja?

✅ É verdade que muitas igrejas estão se adaptando e realizando suas reuniões através de sites e aplicativos de internet e, de certa forma, mantendo um pouco da adoração comunitária.  

✅ Mas, lá no nosso íntimo, parece que algo está faltando. Talvez esse sentimento se explique pelo fato de o culto ter por essência uma atmosfera de amor que se caracteriza pela presença de Deus em meio ao seu povo reunido. Deus nos ama e por causa desse amor podemos amá-lo e, também, amar o próximo. Então, quando o próximo não está presente, algo nos falta.

✅Sempre aprendemos com a Palavra de Deus que adorar é servir. Portanto, quando estamos reunidos em culto e adoração, estamos servindo a Deus e o próximo, pois o culto é um meio de graça pelo qual recebemos e compartilhamos o amor de Deus que é derramado em nossos corações.

✅ Diante dessa complicada situação atual, gostaria de incentivar a mais uma forma de adorarmos a Deus com todo o nosso ser.  É  tempo,  mesmo isolados em nossa quarentena, de testemunhar do amor de Deus que nos constrange a vivermos em amor com o próximo .

✅ Vejamos algumas atitudes que podemos realizar, de acordo com o Cristo que vive em nós 
1. Faça contato com aquelas pessoas que pertencem ao grupo de risco, como os idosos, e os que estão com imunidade baixa, devido à alguma doença pré-existente. Ligue,  mande mensagens de voz para estas pessoas, pois ouvir a voz de alguém traz o senso de proximidade.
2.  Fique atento às condições físicas e psicológicas de seus vizinhos. Faça contato com segurança: uma conversa pelo portão, na sacada do apartamento ou por telefone, são meios seguros de manter algum contato com a vizinhança. Nestas conversas, seja solícito, pergunte se estão  precisando de alguma coisa (comida, remédio ou outras coisas materiais). Faca-os saber que está orando por eles.
3. Participe das campanhas das Igrejas. AJUDE na doação de alimentos, cestas básicas, de remédios.
4. Esteja atento à situação dos moradores de rua. Sem dúvidas, estes são os que mais sofrem. Devemos sempre ter um olhar de compaixão para com este grupo de pessoas.

✅ Certamente há outras formas de servirmos o próximo em amor e adoração a Deus. O importante é fazer parte desse exército. 

✅ Reflexão Filosófica
“Paremos de indagar o que o futuro nos reserva e recebamos como um presente o que quer que nos traga o dia de hoje.”
Heráclito

Reflexões em tempos de pandemia (5)

✅Para Meditar
Eclesiastes  1:10  "Há alguma coisa de que se possa dizer: Vê, isto é novo? já foi nos séculos passados, que foram antes de nós."

✅ Estamos passando por algo inédito  em nossa vida, mas não na História da Humanidade.  E muitas vezes nos esquecemos das lições do passado.

✅ A Peste negra, também conhecida como peste bubônica ou grande peste, foi a pandemia mais devastadora registrada na história humana, tendo resultado na morte de um terço da população da Eurásia, atingindo seu pico entre os anos 1347 e 1351.

✅ Em 1527, a peste voltou a Wintenberg, na Alemanha. E Martin Luther (Lutero), liderou a igreja alemã nessa época, com as seguintes diretrizes para a igreja e a sociedade:
     - Pastores, médicos e funcionários públicos deveriam ficar na cidade para tratar do Povo. Ele próprio ficou em Winterberg.
     - Ele declarou que o governo era responsável para proteger e prestar serviços aos seus cidadãos e aconselhou a montar hospitais para acolher os enfermos
     - Ele condenou aqueles que correm riscos desnecessários, que colocava assim mesmo e os outros tem perigo de contágio. "Evite pessoas ou lugares em que os vizinhos não precise de você".
     -  Ele encorajou o uso da razão e da ciência,  escrevendo: "Deus criou os remédios e nos dotou de inteligência para proteger e cuidar do corpo."
     - "É tempo de ter uma FÉ  que tema a Deus, que não seja ousada, nem insensata e nem tenta a Deus."

✅  Martim Lutero fez seu papel de líder espiritual ao orientar suas ovelhas em um terrível tempo de medos e incertezas. Ele ficou na cidade, cuidado das ovelhas, mas consciente do perigo e tomando todos os cuidados necessários. 

✅ Esses Trechos são da carta de Lutero ao Reverendo Johannes Hess intitulada "Se alguém pode fugir da praga mortal".

✅ Reflexão Filosófica
"Não espere por uma crise para descobrir o que é importante na sua na sua vida."
Platão
( Escrito em 13 de abril de 2020)

Reflexões em tempos de pandemia (4)

✅ Para Meditar:
"Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu. 
Tempo de espalhar pedras, e tempo de ajuntar pedras; tempo de abraçar, e tempo de afastar-se de abraçar"
Eclesiastes 3. 1 e 5

✅ Parabéns  a nossa querida Associação  Batista Litorânea Fluminense pela atitude tomada referente às ofertas das Igrejas nesse período complicado. Nota 10.

✅Igrejas tremei: nos municípios de nossa região, já podemos ver os primeiros sinais de movimentação política visando as eleições municipais.  

✅ É  hora das igrejas estarem na vanguarda, ensinando o que é cidadania e o que é democracia, sem com isso assumir partidarismo. A profecia não pode ser amordaçada

✅ Essa pandemia humilhou a nossa pseudo-onipotência. A nossa ilusão de sabermos de tudo caiu por terra. O "eu posso fazer o que eu quero de minha vida, na hora que eu quiser" deu um stop forçado... perdeu o sentido.

✅  Esse vírus não é tão  mais letal quanto tantas desgraças que vemos no dia a dia . Só que aceitávamos estatística bem mais graves porque era administrado ao longo de um tempo... pois o sistema  absorve. Mas o corona vírus veio para derrubar o sistema. 

✅ Como igreja, e como humanidade, admitimos a vulnerabilidade social, a violência, suicídio, fome, trabalho escravo, corrupção, porque nada disso atingia a logística  do sistema. Tudo era normal.

✅ Como igreja, temos aprendido, sob pressão, que a vida não é feita de pressa (como os dias ficaram longos) nem de prazos (muita coisas não são tão urgentes assim), assim como não precisamos de tantas coisas para viver. Um minúsculo  vírus nos fez frear... vamos aproveitar e refletir?

✅ Reflexão filosófica
"O azar não existe. Deus não joga dados"
Albert Einstein

(Escrito em 10  de abril de 2020)

Reflexões em tempo de pandemia (3)

 Para meditar:
"Porque eu sei que o meu Redentor vive e que, por fim, se levantará sobre a terra." (Jó 19.25)

✅ Ainda com os templos fechados, os pastores tem usados  novas ferramentas para alcançar e pastorear os fiéis. E as igrejas tem adorado em casa e testemunhado do Senhor em dias difíceis.

✅ Nossas orações neste momento, é  para a recuperação do amigo pastor Sócrates Oliveira que se encontra internado vítima desse vírus

✅ Infelizmente muitos pastores que pensaram que esse tal de coronavírus fosse uma simples gripezinha,  ficaram surpresos com internação de nosso amigo pastor Sócrates.

✅ Com os cultos sendo transmitido online, muitos pastores estão agora perguntando se também é possível celebrar a Ceia do Senhor online. Será que veremos também o batismo online?

✅ Ontem foi "Dia de jejum nacional".  O jejum geralmente é precedido  por um grande senso de arrependimento. A pergunta que eu deixo é: Estamos como nação se arrependendo de estarmos distanciados de Deus e ao mesmo tempo brincando de sermos Deus?

✅ Durante este período de quarentena, onde não temos barcos de turistas a passear pelo nosso litoral, sentimos a providência de Deus com a volta dos peixes e da lula no Arraial do Cabo.

✅ Refúgio filosófico 
" É costume de um tolo quando erra queixar-se dos outros;  é costume de um sábio, quando erra, queixar-se de si mesmo" ( Sócrates)

(Escrito em 06 de abril de 2020 )

Reflexões em tempo de pandemia (2)

✅ Para Meditar:
 "Digo, pois: Porventura rejeitou Deus o seu povo? De modo nenhum... (Romanos 11.1a)

✅ Quero registrar aqui a seriedade com que a Convenção Batista Brasileira, a Convenção Batista Fluminense  e a Associação Batista Litorânea estão tratando da agenda impactada  pela crise provocada pelo Coronavírus.

✅ Foi com imensa alegria que ao passar em frente a Primeira Igreja Batista em Arraial do Cabo, vi o templo aberto para receber donativos dos fiéis para abençoar a comunidade carente. Parabéns Pr Carlos Henrique  e igreja.

✅ Quando pensamos que tudo pode estar perdido  nos damos conta que existe super heróis de carne e osso em nosso dia a dia. E são  milhares. Muito obrigado aos médicos, enfermeiros e a todos equipe de Saúde. Vocês são prova que a humanidade tem jeito.

✅ Temos que entender que pandemia não é, e nem pode ser, sinônimo de paranoia. Precisamos, racionalmente, atravessar esse momento turbulento. Nos enlouquecer é dar a vitória para o vírus.

✅ Em dezembro a palavra de  ordem dos cristãos era "morte a Netflix".Agora, com essa quarentena forçada  o novo grito que ecoa é "viva a Netflix". Difícil  entender. 

✅ A cada dia cresce o número de evangélicos que postam a hastag #Globolixo... e ao mesmo tempo debate tudo que passa na Globo, inclusive o BBB20

✅ Sinais de um novos tempo. Em vez dos pastores orientar as ovelhas a não ficarem trocando de igreja terão que pedir para não trocar de canal, ou de live

✅ Me perguntaram o que vou fazer amanhã?
- Amanhã eu vou estar em CASA: Lendo a Bíblia, lendo um bom livro, orando ao Senhor, Ouvindo uma boa música  confraternizando com a família, vendo um filme. CASA é onde devemos estar.

✅ Finalizando por hoje.  o presidente de nossa nação,  Jair Messias Bolsonaro convocou um jejum nacional contra o Corona vírus...

 ✅Refúgio filosófico 
"Temos que fazer o melhor que podemos. Essa é a nossa Sagrada responsabilidade humana (Albert Einstein)

(Escrito em 03 de abril de 2020)

Reflexões em tempos de Pandemia (1)

✅Enquanto os chamados pastores eletrônicos brigam para manter seus mega templos aberto, as igrejas simples, mesmo em quarentena, testemunham abençoando as comunidades.

✅Em tempo de polarização entre direita e esquerda, a Igreja de Cristo olha para posição da Cruz, bem no centro. No centro da vontade do Senhor.

✅Temos visto templos fechados e a igreja de Cristo em plena atividade, servindo ao Senhor... servindo as pessoas. Isso prova que existe igreja além do templo. Parabéns.

 ✅ Pastores que falavam que mídia era coisa do diabo, hoje  a procuram desesperadamente para transmitir seus cultos. Parece que a mídia se converteu.

✅Triste ver um Cristão fiel perder toda sua postura por causa da polarizaçao na política nacional. Parodiando o apostolo Paulo,  "não somos de Lula nem de Bolsonaro...  somos de CRISTO"

✅Antigamente, o ensino do pai cristão para seus filhos era "não pode falar mentira nem falar palavrão". Hoje acrescentaria "nem postar fake News".

(Escrito em  31 de março de 2020)
                     Aquietai-vos
“... não temais, estai quietos e vede o livramento do Senhor...”  Êxodo  14.13b

Vivemos eu um tempo em que somos chamados a dar a nossa posição sobre vários assuntos. Mesmo em período de quarentena, parece que é proibido ficar quieto. O mundo clama pela nossa agitação, pela nossa correria.

Todos nos perguntam sobre o Corona vírus. O que fazer como pastor? Como agir como servo de Deus. E o depois da quarentena, como fazer? O que fazer? Quais as mudanças que ficaram em nosso jeito de ser igreja?

Também somos desafiados a nos posicionar sobre a crise politica que teima em não deixar o nosso pais. E os desafios não são  menores. E os cuidados com que nos pronunciamos tem que ser constante.  O que falar? Como falar? Para que falar?

Em meio a tudo isso, há uma palavra de Deus falando para  nos “aquietar”. Como pastores, é hora, acima de tudo de sermos porta voz das Boas Novas. Mas para isso, é necessário estarmos quietos para ouvir Ele nos falar. Ele quer que nos calemos... para poder ouvi-lo.

Deus quer agir através de nós, mas de acordo com a sua  boa, perfeita e agradável vontade.  Deixa Ele te falar... “aquietai-vos”