sexta-feira, 22 de maio de 2020

O livro que li(2)

A CRUZ DO REI  
Timothy Keller

Quem verdadeiramente é Jesus? A sua história ainda é relevante nos dias atuais? O que representa a cruz? O que pode significar um rei na cruz? Existe algo ainda a ser dito sobre Jesus?
São perguntas que Timothy Keller procura responder neste livro. Tendo como pano de fundo o Evangelho de Marcos, o autor procura analisar detalhes da vida de Jesus dando bastante ênfase as suas ações, mostrando para nós leitores um Jesus ativo e nos provocando a ter uma postura ativa perante Ele.
A Cruz do rei é dividido em duas partes a primeira - a cruz- foca na construção da identidade de Jesus do nascimento até a transfiguração e a segunda - a cruz - faz uma análise dos acontecimentos que ocorrem da transfiguração até a sua ressurreição. Assim, de forma minuciosa, Keller mergulha nos capítulos, trazendo à tona a vida, a palavra, as ações e as reações de Cristo durante cada episódio já conhecido. De maneira criteriosa, o autor mergulha em detalhes que muitas vezes passam desapercebidos aos nossos olhos, mas que na realidade são importantes para se ter um entendimento mais nítido do texto e, por que não, do Rei.
 A Cruz do Rei é um livro consegue ao mesmo tempo ter uma escrita simples e tratar de forma  profunda os assuntos. Keller explica as passagens bíblicas, dando a elas uma nova cor, uma nova vida, procurando ângulos que facilitam o entendimento para cristãos ou para os não cristãos

Textos selecionados
“Confio que você achará a pessoa de Jesus digna da sua atenção imprevisível, embora confiável; gentil, embora poderosa; dotada de autoridade, embora humilde; humana, mas também divina.”
“Na cruz, Jesus viveu a experiência inquietante da separação de Deus, para que possamos ter descanso profundo de saber que ele nos ama e que nossos pecados estão perdoados.”
“... nossos relacionamentos tem uma certa característica mercenária. Buscamos pessoas cujo valor realmente nos afirma. Investimos nosso amor somente onde sabemos que teremos um bom retorno. ... não amamos o outro simplesmente por ele mesmo. Amamos aquela pessoa em parte pelo amor que estamos recebendo de volta.”
“A cruz revela que os sistemas do mundo são corruptos e servem ao poder e à opressão, e não à justiça e à verdade. Ao condenar Jesus, o mundo está condenado a si mesmo. A morte de Jesus demonstra não somente a falência do mundo, mas também o caráter de Deus e seu reino. Sua morte não foi um fracasso, uma falha. Ao submeter a morte como pena, ele rompeu o domínio que ela tinha sobre ele e sobre nós."

Sobre o autor  - Timothy J. Keller, nascido em 23/09/1950, é um pastor, teólogo e apologista cristão. Fundador da Igreja Presbiteriana Redentor, na cidade de Nova York, e autor dos livros, O Deus pródigo, Uma igreja centrada e a A razão de Deus, entre outros.  - 

Nenhum comentário:

Postar um comentário