sexta-feira, 15 de maio de 2020


Peixe fora d’agua

✅ Para meditar:
“Porque se alguém cuida ser alguma coisa, não sendo nada, engana-se a si mesmo.” (Aos Gálatas 6.3)

O Brasil assistiu hoje, perplexo, a saída do segundo ministro responsável pela saúde em plena pandemia.  Nelson Teich assumiu há menos de um mês e, nunca esteve à vontade no Ministério. Se sentia como um peixe fora d’agua. Olhando as referencias dele, nota-se que é um médico de competência e a imprensa afirma que é um sujeito ético e vitorioso na vida profissional.

Mas fica a pergunta no ar: Porque não deu certo? O que o deixava com um ar de agoniado, de sufocado, como se estivesse sempre a pedir “me socorrem” ou me tirem daqui.

Não conheço o ex-ministro, mas posso afirmar que ele não se sentia à vontade naquele ambiente hostil. Com certeza ele estava a se perguntar:
- “o que eu estou fazendo aqui?”,
- “Essas pessoas com quem estou convivendo nesse tempo não tem nada a ver comigo”.
- “As situações que tenho que lidar não tem nada haver com a minha essência”.

Às vezes acontece isso com a gente. Aqui não se discute a qualidade profissional nem a empresarial do ex-ministro. Apenas que ele não tem “estomago” para viver no meio dessa politicagem que se transformou os arredores do poder político nacional.

E assim o país vai passando por este momento tão delicado, com crises sendo produzidas, ora para satisfazer a um grupo, ora para direcionar a atenção para outro lado, e na maioria das vezes, por simples capricho de nosso presidente.

E nós?  Bem, nós estamos no meio desse tiroteio doido. E vivemos nessa polaridade que vem se arrastando desde 2013, sem termos um referencial que una a nação em torno de uma luta tão difícil.

Pensando bem, o ex-ministro nos representa muito bem. Estamos vivendo como um peixe fora d’agua.

Reflexão filosófica 
“A dignidade pessoal e a honra não podem ser protegidas por outros, devem ser zeladas pelo individuo em partículas.”  (Mahatma Ghandi)



Nenhum comentário:

Postar um comentário