sexta-feira, 23 de novembro de 2012

plano de aula da lição 8 da revista PALAVRA E VIDA



Lição 8 - 2° conselho de Tiago: Não façam acepção de pessoas
Texto Bíblico: Tiago 2:1 a 13
Objetivo:
Avaliar a postura individual que tem sido vista como a postura da igreja de Cristo diante das pessoas que estão a nossa volta.
Material necessário:
Þ     Bíblia                           Revista Palavra & Vida
Técnicas Utilizadas:
Þ    Exposição Oral    Técnica Projetiva   - Discussão

Roteiro de Atividades
     PREPARAÇÃO:
  • Inicie a aula dando boas vindas aos alunos e visitantes.
  • Ore com a classe
  • Faça uma breve apresentação do objetivo da lição de hoje.
  •  Leia o texto bíblico básico da lição de hoje.
DESENVOLVIMENTO
1- Introdução

Þ Infelizmente  o fazer acepção de pessoas tem ocupado lugares nas nossas igrejas
Þ A discriminação de pessoas tomou uma proporção tão grande em o nosso meio que precisamos olhar mais detidamente para a palavra e bani-la de uma vez por todas do seio da igreja
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     2- Técnica Projetiva “Grupo Fechado”
ÞDesenvolva a Técnica Projetiva “Grupo Fechado” (Anexo 1) aproveitando a discussão da classe sobre a atividade executada para fazer a transição para os seguintes tópicos  abordados na lição:
    1. O que é acepção de pessoas?
Acepção de pessoas: a tradução do grego quer dizer: recepção de face; ver pela aparência. Pessoa que age com parcialidade; que tem um favoritismo por alguém, achando-se mais valor nesse alguém favorito, geralmente com interesse pessoal.

    1. Considerando o irmão.
Tiago andou e conviveu com Jesus e os demais apóstolos, que não discriminavam seus semelhantes. Para Tiago, tanto para a Lei, quanto para o evangelho, todos eram iguais.
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       3 - Lições do texto bíblico
Þ Tiago 2.5 – “não escolheu Deus os que são pobres quanto ao mundo para fazê-los ricos na fé e herdeiros do reino que prometeu aos que o amam?”.
pobres quanto ao mundo - literalmente, os sem dinheiro, sem posição social, sem bens materiais a oferecer, os mais desfavorecidos socialmente em tudo.
ricos na fé e herdeiros – o mesmo que dono, possuidor de uma herança.
Tiago chama a atenção de que os verdadeiros ricos eram os pobres materialmente falando, ou seja, os herdeiros de Deus, co-herdeiros com Cristo.

 Þ Tiago 2.8 – “se estais demonstrando amor ao próximo fazeis bem”.
Quem é o próximo? Biblicamente falando, e segundo o que aprendemos de Jesus, próximo é todo o ser humano. Se olharmos para João 3.16 – “Porque Deus amou o mundo” – podemos afirmar que o próximo são todos os homens, toda a humanidade.
fazeis bem - a afirmativa de Tiago demonstra que se isto estivesse acontecendo aqueles cristãos amavam a Deus. Amar o próximo é a outra forma de amar a Deus.

Þ Tiago 2.12 – “falai de tal maneira e de tal maneira procedei”.
Alguns judeus-cristãos traziam consigo o hábito de se gabar de serem cumpridores da Lei. Para Tiago o evangelho incorporava (no sentido de aglutinar) a Lei em vez de eliminá-la. Como cristãos deveriam falar e viver o evangelho.

Þ Tiago 2.13 – “porque o juízo será sem misericórdia para aquele que não usou de misericórdia”.
Tiago chama a atenção para a necessidade de se exercer a misericórdia com o próximo, o que estava sendo deixado de lado por aqueles cristãos.
misericórdia significa compaixão. É ser sensível ao próximo, principalmente com a sua dor e sofrimento. É ter piedade, exercer o amor.


Þ  Comente com a classe “O contexto de Tiago” e peça aos alunos para comparar com “O nosso contexto”. Motive a participação de toda a classe.
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       4- Contexto de Tiago..
ÞAqueles cristãos estavam dando preferência aos ricos em detrimento dos pobres. A discriminação era visível, pois ofereciam os melhores lugares aos ricos.
ÞPor causa da roupa simples e surrada o pobre era definido como alguém que nada podia oferecer à comunidade.
ÞSe um pobre se sentasse no banco, ninguém se sentava com ele.
 ÞSe não havia lugar, era obrigado a sentar-se sob os pés dos ricos (Tg 2.2,3). Isso demonstrava duas coisas. Primeiro, que aquele irmão era inferior aos demais. Segundo, seu lugar naquela comunidade deveria ser o mesmo da sua posição social: embaixo, inferior, sob.
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          5- Contexto atual
ÞInfelizmente o problema se repete em nossos dias.
ÞNas nossas igrejas há discriminação de pessoas com base em todo tipo de preconceitos: racial, social, intelectual e até espiritual.
ÞDiscriminação espiritual – P arece ter-se tornado uma epidemia, com crentes achando-se mais consagrados e/ou espirituais que os outros. Comportam-se como aquele fariseu que orava no Templo (Lc 18.13).
ÞUm fato que nos chama a atenção hoje é: quando um crente está doente busca, a todo custo, ser curado. Se há uma ferida no seu corpo, faz de tudo para que ela feche e cicatrize. Rejeita o pensamento da possibilidade de ter de amputar um membro do seu corpo.
ÞQuando um irmão peca, considera o pecado do outro como “imperdoável”. Logo, um mal incurável. Este mesmo irmão é taxativo na sua sentença: “Pastor, temos de disciplinar este irmão; ele não pode continuar fazendo parte do rol de membros da nossa igreja”. O desejo carnal de justiça se faz presente e ele pede logo a “amputação” do membro quase indefeso.
ÞE se fosse com você? Reflita sobre isso.

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        6- Fechamento
ÞComente que não é preciso grande esforço ou a realização de pesquisa sofisticada para percebermos que o fazer acepção de pessoas tem ocupado lugares nas nossas igrejas. Do mesmo modo, as preferências por outras tem transformado pessoas em ídolos, o que tem causado prejuízo à vida cristã de muitos.
ÞPasse o espelho para que os alunos vejam sua imagem refletida e comente que a igreja de Cristo é formada por cada um. A proposta para os dias de hoje é a de espelharmos a nossa fé em Cristo pela comunhão e não no fazer acepção de pessoas.
ÞReflita com a classe: Como Jesus se comportaria participando de um de nossos cultos ou reuniões sociais? A resposta a esta pergunta deve nortear nossas atitudes para com nosso próximo.
ÞA proposta para os dias de hoje é a de espelharmos a nossa fé em Cristo pela comunhão e não no fazer acepção de pessoas. Há ainda irmãos querendo e o pode fazer parte da sua vida.
ÞTiago ensina o que pode acabar com a acepção de pessoas na igreja: o amor ao próximo. “Se estais demonstrando amor ao próximo fazeis bem” (Tg 2.8).
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ANEXO
TÉCNICA PROJETIVA “GRUPO FECHADO”
·         OBJETIVO: Avaliar o tipo de grupo que estamos formando.
·         QUANTIDADE DE PARTICIPANTES: 13 pessoas.
·         DURAÇÃO: 3 minutos para a atividade e 10 minutos para a discussão.
·         DESENVOLVIMENTO:
Convide 13 pessoas para participar da dinâmica.
Explique que 12 pessoas formarão um grupo que ficará de braços dados e uma pessoa tentará entrar no meio do grupo.
Peça a classe para observar a postura de cada participante.
Dê 3 minutos para que a pessoa que está fora do grupo faça tentativas para entrar no circulo que deve estar fechado.
Após o tempo determinado pergunte aos participantes como se sentiram participando da atividade.
Pergunte a classe sobre as observações quanto a postura de cada participante.
Compartilhe a aplicação da atividade com a classe.
·         APLICAÇÃO:
1.  O grupo que temos é o grupo que ajudamos a formar.
Ter a consciência do grupo que temos ajuda a decidir o grupo que queremos ter: Será um grupo acolhedor ou o que faz acepção de pessoas?

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