segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Não desistam




II Coríntios 4.16 a 18

16 Por isso não nos desanimamos. Ainda que o nosso exterior esteja se desgastando, o nosso interior está sendo renovado todos os dias. 17 Pois nossa tribulação leve e passageira produz para nós uma glória incomparável, de valor eterno, 18 pois não fixamos o olhar nas coisas visíveis, mas naquelas que não se veem; pois as visíveis são temporárias, ao passo que as que não se veem são eternas.
O apóstolo Paulo, inspirado pelo Espírito Santo de Deus, já alertava aos cristãos há 20 séculos atrás que passaríamos por momentos de provações e dificuldades, e que nesses momentos poderiam aparecer em nossa mente dúvidas e vontade de desistir.
Então nesse texto ele nos incentiva a não perdermos o animo.  E quando percebemos que a palavra animo  tem correlação com alma, concluímos que Paulo convoca os cristão a não permitir que o nosso foca seja desviado das coisas mais importantes da vida cristã, que é cumprir com o nossos propósitos e realizarmos os nossos sonhos como cidadãos do Reino.
Para isso, ele nos ensina com três contrastes que existe em nossa vida e que nos sempre temos de valorizar mais a um do que ao outro:
  • ·         O primeiro contraste é  nosso exterior x nosso interior – o corpo vai se desgastando e o espírito se renovando. Qual tem sido a nossa ênfase maior? o que temos valorizado mais?
  • ·         O segundo contraste é momentâneo x eterno – será que estamos desistindo de coisas eternas por causa de caprichos passageiros?
  • ·     O terceiro contraste é o visível x invisível – nos dando um direcionamento para praticarmos a nossa fé em Cristo Jesus, superando todo tipo de desanimo.

Para Paulo, viver pela fé implicava em enxergar antecipadamente as vitórias a as bênçãos. Significava viver a vida temporal e terreal, antevivendo a vida verdadeira, que é atemporal e celestial.

Baseado na lição 3 da revista Palavra e Vida: Conselhos para a vida cristã

Nenhum comentário:

Postar um comentário