terça-feira, 27 de novembro de 2012

Mais um conselho sábio: Construam e protejam a unidade da igreja



Filipenses 2. 1 a 4
1 Portanto, se há em Cristo alguma exortação, alguma consolação de amor, alguma comunhão do Espírito, se há qualquer sentimento profundo ou compaixão,
2 completai a minha alegria, para que tenhais o mesmo modo de pensar, o mesmo amor, o mesmo ânimo, pensando a mesma coisa.
3 Não façais nada por rivalidade nem por orgulho, mas com humildade, e assim cada um considere os outros superiores a si mesmo.
4 Cada um não se preocupe somente com o que é seu, mas também com o que é dos outros.

         Paulo pega pesado no primeiro versículo, ao usar quatro palavras que são necessárias para uma igreja ter um crescimento sadio na construção e na proteção de sua unidade: exortação, consolação, comunhão e compaixão.
         Em outras palavras, Ele esta afirmando que a igreja que vive em unidade é aquela em que os cristãos instruem,confortam, cooperam e socorrem uns aos outros, sem preconceitos, predileções e restrições.
         Todos nós desejamos uma igreja assim. Mas apesar desse desejo nosso, a igreja do século XXI vive com sua unidade terrivelmente abalada por que não praticamos esse conselho paulino e vivemos a destruir a nossa própria unidade com mentiras, maledicência, fofocas, preconceitos, injustiças, desrespeito, autossuficiência, jactância e etc.
         Paulo nos conclama a termos unidade no pensar, unidade no sentimento – amor e unidade no agir, deixando de ser uma igreja estacionada na reflexão para dá o testemunho público do porque somos diferentes.
         É tempo de deixarmos de apenas ocuparmos um espaço no templo para realmente sermos  a igreja que ama, que preocupa, que ajuda, que levanta, que dá uma segunda chance. Uma igreja que volta ao primeiro amor. Uma igreja com cheiro de Cristo. 

Baseado na lição 6 da revista Palavra e Vida: Conselhos para a vida cristã






Um comentário: