sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Gênesis, O Deus Criador em ação (Jornada pela Bíblia IV)


Imagem extraída do google imagens


         Deus. É onde tudo se inicia. E Gênesis trata do inicio de tudo.  Aliás, a própria palavra Gênesis já significa  origem, princípio, começo. É um livro que trata na realidade dos começos (no plural). O começo da criação, o começo da humanidade, o começo da rebeldia, o começo do plano de salvação, o começo de Israel. 
         É interessante notar que  quando pensamos no começo da criação, quem está em evidencia acima de tudo é o Criador. Ele é o ponto central do inicio, do meio e do fim do livro de Genesis, acima como de todas as páginas da Bíblia.
         As vezes queremos ler o livro de Gênesis para pesquisar sobre como Deus criou o mundo, como fez o homem, como levantou os patriarcas e como surgiu a nação eleita (Israel). Mas Gênesis é muito mais que isso.  É a revelação de Deus ao homem de maneira maravilhosa, afirmando que antes de criar tudo Ele já existia.
Em Genesis aprendemos que além de Criador, ele também é o sustentador de todas as coisas. Por isso que no decorrer dos livros, vão sendo abordados vários temas como o inicio, a desobediência, o pecado, a promessa, a obediência.
Através de Genesis, descobrimos um Deus sempre presente, amoroso, justo, que se preocupa com a humanidade. E nos fornece, através de uma família, o caminho que levaria o surgimento da nação de Israel, de onde germinaria (Gênesis) o salvador.
Amados., vale a pena ler este primeiro livro da Bíblia. Leia vendo e meditando sobre a ação de um Deus criativo e criador.

Um comentário:

  1. Graça e Paz, Pastor.
    Belas palavras!
    O tema deste livro é a obra de Deus na Criação e na origem da salvação.
    Deus demonstra seu amor, sua Graça e sua Misericórdia, o Deus Todo-Poderoso criador do céu, o mar, a terra e tudo que há, é o mais Poderoso engenheiro e arquiteto, todo seu projeto planejado e construído com a mais perfeita tecnologia que o mundo desconhece as mãos do Senhor.
    Deus te abençoe irmão, desejo uma semana abençoada na Graça e Paz em Cristo Jesus.
    Um abraço fraternal.

    ResponderExcluir