A Bíblia tem duas grandes divisões: o Antigo e o Novo Testamento. A palavra testamento vem do latim testamentum, que por sua vez é a tradução da palavras berith (em hebraico) e diatheke (em grego) e significa aliança. Assim sendo, as expressões Antigo testamento e Novo Testamento está profundamente relacionada com a história do povo de Deus.
Deus estabeleceu uma aliança com Israel e esta aliança se resume nas palavras de Levítico 26.12 “... serei o vosso Deus e vós sereis o meu povo.” Essa aliança primeiro se concretizou com Abrão. E com o passar dos tempos, foi se confirmando com Moisés e com Davi entre outros.
Quando Jerusalém foi conquistada pelos babilônicos, muitos da nação israelita interpretaram que Deus havia cancelado a sua aliança com Israel. Mas Deus levantou um profeta de nome Jeremias que afirmou que Deus faria uma nova aliança com a casa de Israel e que a escreveria no coração do seu povo (Jeremias 31.31 a 34).
Na primeira carta aos Coríntios, Jesus Cristo referiu-se ao seu sangue como o sangue da nova aliança. Assim os primeiros cristãos concluíram que aquilo que havia sido feito antes de Cristo pertencia a velha aliança e a partir de Cristo, a nova aliança.
A Bíblia hebraica é o Antigo Testamento e os textos produzidos pelos primeiros cristãos se concretizaram como o Novo Testamento. O Antigo Testamento apresentava a promessa e o Novo como o cumprimento dessa promessa.
Pr. das Neves,
ResponderExcluiré muito bom sabermos que temos uma aliança com Deus. O meu desejo é que os propósitos do Senhor se cumpram em nossas vidas!
Parabéns pelo seu texto, foi muito edificante!
Do amor da sua vida, sua esposa Lenir!!
Beijos no Coração!