quinta-feira, 25 de novembro de 2010

O Antigo Testamento (Jornada pela Bíblia III)

         
         A primeira parte da Bíblia é chamado de Antigo Testamento pelos cristãos, pois traz em seu conteúdo a mensagem que virá o Cristo. O judaísmo o tem como a “Bíblia Hebraica”, só que a ordem dos livros não é a mesma.
         Para efeito de estudo, o Antigo testamento é subdividido em 5 partes, de acordo com a o tipo de escrito, propósitos e desenvolvimento da história de Israel
         O Pentateuco é a primeira parte e corresponde aos 5 primeiros livros da Bíblia: Genesis, Êxodo, levítico, Números e Deuteronômio. O nome Pentateuco deriva do grego pente (cinco) e teuchos (rolo). É chamado de livros da lei e tem como propósito fundamental instruir o povo de Deus acerca do próprio Deus, do povo e dos propósitos divinos para o povo
         Os livros históricos são os 12 livros logo após o Pentateuco. Josué, Juízes, Rute, I Samuel, II Samuel, I Reis, II Reis, I Crônicas, II Crônicas,
Esdras, Neemias e Ester. È uma narrativa contínua que percorre a história de Israel desde a conquista da terra prometida até a restauração dos judeus.
         Depois dos livros históricos vêm os 5 Livros poéticos: Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes e cantares de Salomão (ou Cântico dos cânticos).  São livros que expressa todas as emoções da vida de fé e trata de muitas áreas da experiência humana, usando para isso a riqueza da poesia hebraica.
         Os livros proféticos se dividem em dois. Os profetas maiores (Isaías, Jeremias, lamentações de Jeremias, Ezequiel e Daniel) e os profetas menores (Oséias, Joel, Amós, Obadias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuque, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias). O que distingue as duas classes de livros é simplesmente o tamanho dos livros.
         Assim sendo, o Antigo Testamento, é uma jornada de fé e revelação que explica a experiência humana com o criador e ao mesmo tempo, nos aponta a vinda do Salvador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário