terça-feira, 16 de novembro de 2010

A Bíblia- A Palavra de Deus

            Nós, cristãos que utilizamos a língua portuguesa, usamos 3 maneiras principais para se referir ao livro sagrado. Bíblia, Escrituras Sagradas e Palavra de Deus.
A palavra Bíblia vem do original grego que significa livros ou rolos. Quando Paulo escreve a Timóteo pedindo que trouxesse os livros (II Timóteo 4.13) ele usa a palavra “βίβλια”, dando a entender os rolos que continha o Antigo Testamento (Bíblia Hebraíca).
Já o termo Escrituras vem do latim “scriptura” que traz o significado de escritos (grafia). Paulo  a usa algumas vezes, como por exemplo em II Timóteo 3.15.
Palavra é uma tradução de “dabar” (hebraico) e “logos” (grego).  Geralmente é usada na Bíblia  se referindo mais ao que é falado do que ao que é escrito.  Mas em Salmo 119.105, o que é escrito é chamado de ‘palavra”.
Para  nós o mais importante é entendermos que a Bíblia é a Palavra de Deus, pois ela é muito mais que um  simples livro antigo. É a vontade de Deus revelada a humanidade através de uma longa experiencia de várias pessoas, em diversos lugares,  vivendo  em variados situações.
Ela é a Palavra de Deus que traz as respostas para os problemas da humanidade e também para nos dar a base para os princípios  morais para uma vida saudável.
A Bíblia nos revela Deus. A Bíblia nos revela quem somos.

6 comentários:

  1. Muito bom...
    A Bíblia é fundamental para nós.

    ResponderExcluir
  2. Graça e Paz.

    A Bíblia para nós Cristãos é a nossa carta magma, é o nosso manual de prática e fé, por mais que seja difícil entender e compreende-la as escrituras sagradas compiladas neste grande livro que é a Bíblia, podemos afirmar com exatidão que a Bíblia é a palavra de Deus.

    Foi escrita em diversos períodos da história e em contextos diferente. Nela é possível encontrar respostas para todos os problemas da atualidade, o agir de Deus registrado em um longo período de mais de 4500 anos [calendário teológico], com a promessa de desfrutarmos das bênçãos do Senhor através de Jesus Cristo tanto em vida terrena como as bênçãos do galardão eterno, a nova Jerusalém.

    O agir de Deus está fora da nossa compreensão, fora da compreensão humana, temos que buscar em oração o direcionamento do Espírito Santo para o mesmo abrir nossos olhos espirituais e enxergarmos o que não conseguimos ver pelos olhos humanos.

    Que o Espírito Santo nos revele os propósitos de Deus a nos exortar, admoestar, consolar e edificar.
    Desejo uma semana abençoada na Graça e na Paz em Cristo Jesus, agradeço a visita no meu humilde espaço e a fidelização.

    Um abraço...

    ResponderExcluir
  3. A Paz Pr. Neves,

    vim tb olhar o seu Blog e gostei do que vi. Assim como o senhor, estou te seguindo.

    Um abraço

    Pr. GG

    ResponderExcluir
  4. Amado Helbert, obrigado pela visita ao blog. Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  5. Amado Carlos Leão. Obrigado pelas suas palavras em meu blog. estou te seguindo com prazer. Que Deus possa sempre insirar o irmao com palavras de sabedoria e da verdade.

    ResponderExcluir
  6. Pastor Gualter Guedes. Obrigado pelo carinho. Seus textos sao benção. É um prazer te seguir no blog.
    um abraço.

    ResponderExcluir