quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Natal - nascimento de Jesus.

(Imagem  extraída do google)

Estamos chegando a uma das datas mais esperadas do ano, em especial pela cristandade. O NATAL.
Se  no ano novo, em geral, se faz uma retrospectiva do ano que está se encerrando e  uma projeção do ano vindouro, bem que poríamos ter como hábito fazer uma reflexão no natal de nossa motivação como cristão.
Há tempos atras, li uma frase muito interessante que afirma que "o natal é todo dia que Jesus nasce no coração do homem". Assim sendo, podemos pensar o nosso natal individual em dias diferentes e comemorar o natal coletivo nesta data cheio de simbolismo.
Por outro lado, muito me incomoda a verdade escrita por um poeta de nossa região, Vitorino Carriço, que é  mais ou menos assim:

"O natal passou a pouco,
É uma dia que seduz,
O povo festeja a data...
Mas se esquece de JESUS."

Que a humanidade possa refletir realmente no que esta celebrando neste natal. Celebre Jesus. celebre o nascimento dEle em sua vida.



sábado, 4 de dezembro de 2010

Êxodus - A saída providenciada por Deus - Jornada pela Bíblia V

imagem extraida do google
Depois de cerca de 400 anos no Egito, era tempo de Israel voltar para a terra prometida. Era tempo do Êxodo.
Êxodo, cujo significado é saída, foi o título que a septuaginta deu ao segundo livro da lei. O tema central do livro  é em relação do encontro da nação redimida com Deus no Sinai, e da aliança ali firmada.
O que se passa antes disso, ou seja, a perseguição de Israel no Egito, a história do nascimento de Moisés, o exílio dele em Midiã e as sua volta para o Egito como líder de Israel, e até a própria saída grandiosa do povo do Egito  aponta para o ápice que é a revelação de Deus na aliança. E o que ocorre depois, ou seja os estabelecimento doa métodos de adoração, o sacerdócio e o tabernáculo, nascem dessa aliança
Este livro traz, ao meu ver, algumas das cenas mais impressionantes da revelação de Deus ao homem.  Vejamos:
Primeiro, o episódio de Deus chamando Moisés para uma missão. A sarça ardente e o diálogo d
Segundo. O embate entre Moisés e o faraó que culminou  com as 10 pragas do Egito
O terceiro, é o sinônimo real do êxodo. A saída do povo  do Egito rumo a terra prometida, com a perseguição dos soldados egípcios e a travessia do mar vermelho.
E, por fim, é a nação de Israel aos pés do monte Sinai, enquanto Deus entregava a Moisés as Tábuas dos 10 mandamentos.
Que roterista de  cinema conseguiria reunir em uma só vida tantas emoções e belezas.
Só mesmo um escritor usado por Deus para escrever algo tão belo.

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Gênesis, O Deus Criador em ação (Jornada pela Bíblia IV)


Imagem extraída do google imagens


         Deus. É onde tudo se inicia. E Gênesis trata do inicio de tudo.  Aliás, a própria palavra Gênesis já significa  origem, princípio, começo. É um livro que trata na realidade dos começos (no plural). O começo da criação, o começo da humanidade, o começo da rebeldia, o começo do plano de salvação, o começo de Israel. 
         É interessante notar que  quando pensamos no começo da criação, quem está em evidencia acima de tudo é o Criador. Ele é o ponto central do inicio, do meio e do fim do livro de Genesis, acima como de todas as páginas da Bíblia.
         As vezes queremos ler o livro de Gênesis para pesquisar sobre como Deus criou o mundo, como fez o homem, como levantou os patriarcas e como surgiu a nação eleita (Israel). Mas Gênesis é muito mais que isso.  É a revelação de Deus ao homem de maneira maravilhosa, afirmando que antes de criar tudo Ele já existia.
Em Genesis aprendemos que além de Criador, ele também é o sustentador de todas as coisas. Por isso que no decorrer dos livros, vão sendo abordados vários temas como o inicio, a desobediência, o pecado, a promessa, a obediência.
Através de Genesis, descobrimos um Deus sempre presente, amoroso, justo, que se preocupa com a humanidade. E nos fornece, através de uma família, o caminho que levaria o surgimento da nação de Israel, de onde germinaria (Gênesis) o salvador.
Amados., vale a pena ler este primeiro livro da Bíblia. Leia vendo e meditando sobre a ação de um Deus criativo e criador.

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

O Antigo Testamento (Jornada pela Bíblia III)

         
         A primeira parte da Bíblia é chamado de Antigo Testamento pelos cristãos, pois traz em seu conteúdo a mensagem que virá o Cristo. O judaísmo o tem como a “Bíblia Hebraica”, só que a ordem dos livros não é a mesma.
         Para efeito de estudo, o Antigo testamento é subdividido em 5 partes, de acordo com a o tipo de escrito, propósitos e desenvolvimento da história de Israel
         O Pentateuco é a primeira parte e corresponde aos 5 primeiros livros da Bíblia: Genesis, Êxodo, levítico, Números e Deuteronômio. O nome Pentateuco deriva do grego pente (cinco) e teuchos (rolo). É chamado de livros da lei e tem como propósito fundamental instruir o povo de Deus acerca do próprio Deus, do povo e dos propósitos divinos para o povo
         Os livros históricos são os 12 livros logo após o Pentateuco. Josué, Juízes, Rute, I Samuel, II Samuel, I Reis, II Reis, I Crônicas, II Crônicas,
Esdras, Neemias e Ester. È uma narrativa contínua que percorre a história de Israel desde a conquista da terra prometida até a restauração dos judeus.
         Depois dos livros históricos vêm os 5 Livros poéticos: Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes e cantares de Salomão (ou Cântico dos cânticos).  São livros que expressa todas as emoções da vida de fé e trata de muitas áreas da experiência humana, usando para isso a riqueza da poesia hebraica.
         Os livros proféticos se dividem em dois. Os profetas maiores (Isaías, Jeremias, lamentações de Jeremias, Ezequiel e Daniel) e os profetas menores (Oséias, Joel, Amós, Obadias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuque, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias). O que distingue as duas classes de livros é simplesmente o tamanho dos livros.
         Assim sendo, o Antigo Testamento, é uma jornada de fé e revelação que explica a experiência humana com o criador e ao mesmo tempo, nos aponta a vinda do Salvador.

As duas portas (final)

Como disse na primeira parte, a porta larga, infelizmente, pode estar localizada na própria igreja. Em contraponto a esta porta larga, temos também localizada ali a porta estreita.
Infelizmente não podemos dizer que agora só vamos falar de coisas boas, pois apesar de desejarmos a porta estreita e sabermos que ela é uma bênção de Deus, Jesus faz uma advertência que nos deixa perplexos: “poucos há que a encontrem”.
Amado, podemos ter os melhores líderes, o pastor mais amoroso e cuidadoso possível, a igreja mais aconchegante do mundo e isso tudo não ser o fator principal para encontrar a porta estreita.
Na verdade, teremos que encontrá-la sozinho. Para isso será necessário rever valores, revendo nossas ações nossos comportamentos, examinando realmente quem somos e nos identificarmos com Cristo.
Sim. A porta estreita é a porta do evangelho da renúncia, da intimidade com Deus. É a porta do cristianismo cristocêntrico. De realmente vivermos o versículo: “Não vivo mais eu, mais Cristo vivo em mim”.
Para isso, Deixemos a palavra de Deus fazer a diferença em nossa vida. Vamos escutá-la quando ela calar fundo em nosso  coração. Ela vai  nos repreender, admoestar, exortar e acima de tudo nos mostrar o caminho da porta estreita.
Em João 10.9 Jesus nos diz: “Eu sou a porta”. Qual a porta que estamos servindo: o da porta estreita ou da porta larga.

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

As duas portas (I parte)

        A mensagem desse domingo  de manhã, na PIBAC foi baseada na Palavra de Cristo que se encontra no evangelho de  Mateus 7:13 e 13 e Lucas e Lucas 13: 22 a 30.
        Primeiro, trazendo a luz da interpretação do texto, pode-se perceber um conflito com o que muitas vezes tem sido pregado, que a porta larga representa o  mundo e a porta estreita representa os que estão na igreja.
        Jesus ao ensinar com esta parábola (nem todos concordam que seja uma parábola) direcionava a aqueles que estavam bem perto dele, o povo que o seguia. Em Lucas 13.23, um dos que o seguiam (provavelmente um fariseu) lhe perguntou: ‘são poucos os que se salvam’.
        Creio que essa parábola se aplica tanto a igreja quanto ao que estão fora da igreja. E mais do que isso, se aplica a questionarmos o tipo de cristianismo que estamos vivendo em nossas comunidades cristãs.
        Quando ele nos fala que tem a porta estreita e a porta larga, nos concede o livre arbítrio de fazer a escolha mas ao mesmo tempo nos adverte com um ‘esforçai’.
        Sim esforçai, porque o homem naturalmente transita pela porta larga, isso é da sua natureza, de sua índole. A porta larga tem um poder grande de trazer ilusão ao homem. Ela ilude  com uma terrível falsa verdade, afirmando que não existe nada demais em trocar o compromisso de uma  com Jesus por momentos de prazer, de trocar os cultos a Deus  pelos shows   (inclusive alguns gospel)
Essa ilusão provoca no homem uma inversão e valores. Passamos a ter uma idéia de um Deus liberal, que nos dá toda a liberdade para pecar e pedir perdão depois.
A porta larga na igreja tem como objetivo tira a essência do evangelho. Em vez de nascer de novo, eu posso associar Deus ao meu modo de viver. É o evangelho das facilidades
A porta larga que muitas se caminha naturalmente na igreja faz o homem ficar gordo demais. Cheio de soberba, ganância, luxúria, rebeldia, etc. cheio de pecado.
Obeso demais para passar pela porta estreita. Que Deus abra nossos olhos.
(continua)

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

I Clinica de EBD da Pibac

No dia 02 de outubro a Primeira Igreja Batista em Arraial do Cabo realizou a I Clinica de EBD.
Foi muito bom. Tivemos a participação de quase 50 professores, que foram até o auditório da pousada Caminho do sol com único pensamento de se aperfeiçoar mais para servir a Deus
Debatemos assuntos como: O que é a EBD? A relevância da Ebd na educação cristã; quem é o professor da EBD?  Quem é o aluno da EBD? Métodos e praticas de ensino e professor em ação.
Como palestrantes tivemos os professores Lenir Costa, Evonilmar Fontes. Roselene Silva, Nilza Macedo e o Pr. José das Neves (todos da Pibac), além da professora Lúcia Cerqueira, esposa do Pr. Sócrates, diretor executivo da  Convenção Batista Brasileira que também  nos abençoou com sua presença.
A nossa EBD agradece a visão da Igreja e de nosso pastor, Jose Guilherme, pelo apoio dado na realização da clinica, como a presença ativa do pastor durante todo o dia.

Essa foto foi tirada no intervalo do almoço no mirante da Praia Grande.

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

As duas alianças - Jornada pela Biblia 2

A Bíblia tem duas grandes divisões: o Antigo e o Novo Testamento.  A palavra testamento vem do  latim testamentum, que por sua vez é a tradução da palavras berith (em hebraico)  e diatheke (em grego) e significa aliança. Assim sendo, as expressões Antigo testamento e Novo Testamento está profundamente relacionada com a história do povo de Deus.
Deus estabeleceu uma aliança com Israel e esta aliança se resume nas palavras de Levítico 26.12  “... serei o vosso Deus e vós sereis o meu povo.” Essa aliança primeiro se concretizou com Abrão. E com o passar dos tempos, foi se confirmando com Moisés e com Davi  entre outros.
Quando Jerusalém foi conquistada pelos babilônicos,  muitos da nação israelita interpretaram que Deus havia cancelado a sua aliança com Israel. Mas Deus levantou um profeta de nome Jeremias que afirmou que Deus faria uma nova aliança com a casa de Israel e que a escreveria no coração do seu povo (Jeremias 31.31 a 34).
Na primeira carta aos Coríntios, Jesus Cristo  referiu-se ao seu sangue como o sangue da nova aliança. Assim os primeiros cristãos concluíram que aquilo que havia sido feito antes de Cristo pertencia a velha aliança e a partir de Cristo, a nova aliança.
A Bíblia hebraica é o Antigo Testamento e os textos produzidos pelos primeiros cristãos se concretizaram  como o Novo Testamento. O Antigo Testamento apresentava a promessa e o Novo como o cumprimento dessa promessa.

terça-feira, 16 de novembro de 2010

A Bíblia- A Palavra de Deus

            Nós, cristãos que utilizamos a língua portuguesa, usamos 3 maneiras principais para se referir ao livro sagrado. Bíblia, Escrituras Sagradas e Palavra de Deus.
A palavra Bíblia vem do original grego que significa livros ou rolos. Quando Paulo escreve a Timóteo pedindo que trouxesse os livros (II Timóteo 4.13) ele usa a palavra “βίβλια”, dando a entender os rolos que continha o Antigo Testamento (Bíblia Hebraíca).
Já o termo Escrituras vem do latim “scriptura” que traz o significado de escritos (grafia). Paulo  a usa algumas vezes, como por exemplo em II Timóteo 3.15.
Palavra é uma tradução de “dabar” (hebraico) e “logos” (grego).  Geralmente é usada na Bíblia  se referindo mais ao que é falado do que ao que é escrito.  Mas em Salmo 119.105, o que é escrito é chamado de ‘palavra”.
Para  nós o mais importante é entendermos que a Bíblia é a Palavra de Deus, pois ela é muito mais que um  simples livro antigo. É a vontade de Deus revelada a humanidade através de uma longa experiencia de várias pessoas, em diversos lugares,  vivendo  em variados situações.
Ela é a Palavra de Deus que traz as respostas para os problemas da humanidade e também para nos dar a base para os princípios  morais para uma vida saudável.
A Bíblia nos revela Deus. A Bíblia nos revela quem somos.

Presente de aniversário

O casal tinha passado o dia no shopping, fazendo umas pequenas compras, mas por certo, já escolhendo o presente de aniversário de casamento. Afinal, em poucos dias fariam 25 anos de casado. Era uma data que não poderia passar em branco. Não teria festa, a situação financeira não estava tão boa, mas um presente com lembrança, um culto de gratidão e  um jantar (em casa mesmo) com os amigos mais próximos.
No shopping, ela olhava muito para alguns vestidos lindos, para uns relógios dourados de marca,  se encantou com um colar de brilhantes e coisas desse gênero. Já ele, com seus olhar  expert em comprar coisas mais simples, olhava para os lançamentos de bolsas (que mulher não gosta? Conheço uma que o esposo diz que ela tem mais de 60, rsrs) para os lançamentos de livros e etc.
A noite, no aconchego do quarto, no silêncio da noite, ambos fingindo dormir, pensavam sobre o presente: Ela, “o que iria ganhar?” ele, “o que iria dar”.
Então ela rapidamente armou um plano.  Se vestiu de emoção, sentou-se na cama, acordando o marido (que fingia dormir) e disse com a voz emocionada e cuidadosamente cheia de carinho: “querido, sonhei que você estava me dando um colar de brilhantes. O que será que este sonho quer dizer?”
Na mesma hora ele teve a certeza do que daria a sua esposa. Fingindo sonolência , ele e responde carinhosamente: "Amor, não se preocupe com seu sonho, pois no dia de nossas bodas você vai saber o significado dele”
E foram dormir felizes.
No dia do aniversário de casamento, ele chega em casa com uma caixa retangular linda, toda  decorada, com cartão musical, poesia e flores. Mas pede a ela que só abra o presente à noite.
As horas não passam para ela. Nunca o dia foi tão longo. O culto parecia uma vigília, no jantar, parecia que os convidados não queriam ir embora. Parecia que o tempo tinha parado. E ela morta de vontade de descobrir a  “revelação dos seus sonhos”.
Quando enfim, todos se foram, rapidamente ela tomou um banho, colocou a roupa de dormir mais bonita que ela tinha, e enquanto estava na sala, rasgou avidamente a embalagem do presente e dentro encontra um livro com o titulo: O significado dos sonhos.


segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Igreja - hospital

          Um amigo me perguntou se a igreja ensina as pessoas a serem agressivas, a ofender as pessoas e maltratar quem atravessa no caminho. Lógico que falei que nao, que a igreja ensina exatamente o contrário. Ensina o amor, o perdão, a comunhão e o andar junto.
          Ele então me falou que essa pessoa estava  no lugar errado,  pois ia a igreja de vez em quando, mas sempre o feria e também a  outras pessoas. Nao concordei com ele.  Falei que essa pessoa, ao contrário, teria de vir mais e mais a igreja, nao como um ritual, um simples estar na igreja, mas com o propósito de ser sarada, ser curada e transformada.
         Nós temos em nossas mentes como simbolo de igreja uma comunidade de pessoas saudáveis, sem crises pessoais, sem comportamentos estranhos e sem guerras pela existência. mas o que mais vemos no dia a dia é exatamente o inverso, pessoas feridas, sofridas e em busca de dias melhores.
          A igreja do Senhor é um grande hospital, onde os necessitados (todos)  devem se achegar com uma única condição: se deixar ser tratado pelos médico dos médicos.

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Estamos preparados para termos uma presidente?

          Agora depois das eleições, surgem vários cometários sobre se a presidente Dilma Roussef está preparada realmente para administrar o Brasil. Eu queria despertar o nosso raciocínio para responder a uma outra pergunta: "estamos, nós, preparados para ser presidido por uma mulher?"
         Numa sociedade predominantente marcado pelo machismo, onde a mulher até a pouco tempo atraz nao tinha voz alguma; onde a força e a arrogancia masculina ainda humilha e coloca o chamado "sexo frágil" (como se fosse) como coadjuvante nas ações e profissões mais rotineiras do dia a dia, qual será a primeira piadinha que a atacar a presidente usando a condição de mulher.
        Aprendemos isso nesse oito anos de Lula, onde muitas vezes a imprensa, e por que nao dizer, a sociedade, estava mais interessada em mostrar um despreparado dando certo no poder do que dar crédito ao presidente, enchendo de "elogios" como beberrão, nordestino (com orgulho), sem estudo e sem etiqueta.
        Espero que nós, brasileiros, possamos estar preparados para sermos presididos pela presidente Dilma, pois o 'bem' do Brasil também depende disso.
        

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Férias na Argentina

        Amigos,  aproveitei uns dias de minhas férias para visitar minha filha que está estudando na Argentina. Realmente conhecer novos hábitos e costumes é algo prazeroso  e embaraçoso. Mas serve para quebrar alguns tabus que existem em nosso intimo (como o preconceito em relação aos argentinos).
        Nos momentos de diversão, ou até mesmo quando tive que procurar um socorro na emergencia hospitalar, senti a receptividade de um povo que também esta aprendendo a olhar para o Brasil de uma maneira mais simpática. Pode ser consequencia da globalização, do Mercosul e das melhores relações diplomáticas entre  as duas nações, mas vi e percebi um povo também sofrido (tanto quanto os brasileiros) mas que estão em busca de dias melhores.
      E dias melhores é o que todos desejamos. Se  você tiver oportunidade de conhecer Buenos Aires, vá. A cidade é bonita e organizada e brasileiro é bem vindo.

terça-feira, 28 de setembro de 2010

UM BRASIL NOVO

           
           Sempre que estamos perto de novas eleições, projetamos o nosso sonho de ver um Brasil diferente. Assim, quase como uma utopia,  imaginamos o nosso país como se fosse de primeiro mundo, onde tudo corre bem, onde não há fome, nem miséria, a violência não existe e as pessoas vivem uma vida saudável, educada  e perfeita.
A verdade é que essa passagem automática para um mundo perfeito não existe. Queremos adquirir o conceito do bom que existe em países europeus e nos Estados Unidos, ao mesmo tempo em que viramos a nossa face para o que de pior tem nessas nações.
Criticamos nossos governantes (com razão) por causa a omissão, as falcatruas e  dos escândalos. Mas voltemos os nossos olhos para a nossa realidade, pois vivemos uma sociedade em que a lei de se levar vantagem em tudo impera em todos os segmentos gerando corrupção  e mais dificuldades.
Não sejamos utópicos. Vamos votar, escolhendo os melhores candidatos, as melhores opções. Mas não vamos sonhar que de uma hora para outra deixaremos de ser um país com graves doenças para ser um país dos sonhos.
O Brasil do primeiro mundo virá, mas não será através de mágicas, e muito menos de revolução, e sim, através de um processo gradativo. A história tem nos mostrado, que apesar dos escândalos e das turbulências, estamos a caminho.
Façamos a nossa parte.

sábado, 18 de setembro de 2010

Um excelente livro: Academia da alma

No momento estou relendo o  excelente livro "Academia da alma" do  pastor Israel Belo de Azevedo. Um livro que vale a pena ler para ser abençoado.São ensinamentos que transformam as vidas daqueles que buscam, através de leituras sadias, se comprometer mais com a  qualidade de vida.
O capítulo 1, baseado no salmo 37.5, "entregue seu caminho ao Senhor, confie nEle, e Ele agirá" ´traz um interessante debate sobre a nossa ansiedade de cada dia e como combatê-la.

Apresentação geral

Um espaço para que se possa expor assuntos e/ou comentários que possa abençoar vidas. assim aqui será postado indicações de livros, de mensagens, de passagens biblicas e assuntos da atualidade, sempre procurando extarir lições para o crescimento de todos.