segunda-feira, 9 de julho de 2012

O Desafio de conhecer a própria realidade



Ao estudar o primeiro capítulo do livro de Neemias, percebemos o seu sentimento e a sua capacidade de reação frente aos fatos que prejudicam o bem estar de sua amada comunidade. E no mover íntimo, desperta o desejo de ser participante da reconstrução, para que ele e seus queridos compatriotas tenham condições de viver dias melhores.
Para este despertar, três atitudes o ajudam e com certeza pode nos ajudar quando enfrentamos situações dolorosas e calamitosas:
Coragem de avaliar -  Assim como Neemias, temos que nos interessar em conhecer os fatos, verificando a situação real.  Infelizmente, muitos servos do Senhor preferem o silêncio, a omissão, do que conhecer as razões de tantas coisas  darem errada na sua própria vida, na sua família, no seio de sua igreja, de sua  comunidade e da nação em geral.
Ao avaliarmos estaremos respondendo a indagações perturbadoras como: está tudo bem com você? Está tudo bem com sua família? Você tem sido um bom cristão? As pessoas podem te chamar de irmão de verdade? Você tem sido bênção na sua igreja?
Capacidade de Chorar -  O texto bíblico nos diz que Neemias chorou quando tomou pleno conhecimento da situação real dos seus conterrâneos.  Esta empatia demonstrada por ele deve estar diariamente diante de cada de nós. A correria do mundo moderno não pode e nem deve secar as nossas lágrimas, nos impedindo de nos comover e tirando de cada um de nós a indignação por tantas misérias causadas pelo próprio homem.
Parece que estamos nos acostumando com as coisas mais absurdas que temos visto e nos deixando familiarizados e insensíveis. Noticias terríveis não podem passar pela nossa vida, sem que nos posicionemos em desacordo e em solidariedade ao que sofre.  Quando passamos por embriagados, drogados, abandonados, marginalizados, temos que ver mais do que o pecado, temos que ver o homem que chora...que sofre.
Buscar a orientação de Deus -  Neemias nos ensina, que ao mesmo tempo que avaliamos a situação, que choramos pelo que vemos/ouvimos, temos que ter a humildade de pedir orientação de Deus para o nosso reagir. Se não passarmos por este passo, ficaríamos apenas sabendo e entristecidos. Mas quando buscamos a orientação de Deus, estamos na verdade nos colocando também no centro do problema e em especial, nos voluntariando para participar da solução.
Neemias vivia no palácio. Como copeiro, tinha a obrigação de beber do melhor vinho e de comer as melhores comidas antes do rei. Parecia que estava tudo bem com ele.  Mas , algo o incomodava. Ele sabia que tinha que abrir mão dessas coisas para fazer parte da reconstrução de um novo tempo.
Neemias te desafia para sair da comodidade e participar da reconstrução de algo que lhe é muito importante.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário