sexta-feira, 13 de julho de 2012

Neemias ensina a sermos integros



Ainda há algumas considerações a fazer sobre o inicio do capítulo 2 de Neemias, que se tornam relevantes quando se estuda a palavra de Deus com o intuído de ter a própria vida transformada.
 No versículo 2, Neemias afirma que teve muito medo. É interessante notarmos que, não obstante ele estar orando por quase 4 meses ao Senhor, por este problema, o medo ainda o incomodava.  Esse ter medo é a prova substancial que ele não era um super-homem, ou ser de qualidades espirituais acima dos simples humanos, mas sim, alguém sujeito aos mesmos temores e tremores.
Mas nota-se também que o medo não tinha o poder de paralisá-lo. Era algo que a sua fé e a sua determinação canalizava para usar em proveito da situação. O medo pode nos ensinar a ser cuidadoso, metódico e fazer as coisas sem atropelamentos e contribuindo assim para a vitória final.
Outro ponto que nos chama a atenção, é que em momento algum ele falta de respeito para com o rei.  As expressões “que viva para sempre o rei” e “se for de seu agrado” não é típico de um bajulador, mas sim de alguém ciente de que vivia sobre a autoridade de um líder aqui na Terra. Infelizmente, nos dias de hoje, muitos para cumprirem uma dita missão de Deus, saem por ai pisando em outras pessoas e, sem perceber, criando dificuldades para a própria missão e para o Reino de Deus.
Junto a isso, é necessário refletirmos sobre o conceito que Neemias tinha junto ao seu superior. E isto era, sem duvida, fruto de uma vida de dedicação e transparência em seu jeito de ser subordinado. Na verdade, a sua integridade como copeiro foi um facilitador para que o rei o visse como alguém que merecesse ser ouvido e atendido.
A expressão do rei “o que estás me pedido?” antes mesmo de Neemias pedir alguma coisa é prova definitiva de que as orações de Neemias ao Senhor já tinha tido  resultado no coração do soberano Persa. O que vem a seguir era simplesmente uma formalidade. Tudo o que Neemias pedisse, o rei concederia, por era resposta de oração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário