segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Mais tempo morto do que vivo


Pr. Marcelo Macedo Cardoso  - PIB de Bacaxá

Eclesiastes 11.1 – 8

1Lança o teu pão sobre as águas, porque depois de muitos dias o acharás. 2Reparte com sete e ainda com oito, porque não sabes que mal sobrevirá à terra. 3Estando as nuvens cheias, derramam aguaceiro sobre a terra; caindo a árvore para o sul ou para o norte, no lugar em que cair, aí ficará. 4Quem somente observa o vento nunca semeará, e o que olha para as nuvens nunca segará. 5Assim como tu não sabes qual o caminho do vento, nem como se formam os ossos no ventre da mulher grávida, assim também não sabes as obras de Deus, que faz todas as coisas. 6Semeia pela manhã a tua semente e à tarde não repouses a mão, porque não sabes qual prosperará; se esta, se aquela ou se ambas igualmente serão boas. 7Doce é a luz, e agradável aos olhos, ver o sol. 8Ainda que o homem viva muitos anos, regozije-se em todos eles; contudo, deve lembrar-se de que há dias de trevas, porque serão muitos. Tudo quanto sucede é vaidade. 
A vida passa muito rápido, às vezes nem percebemos. Alguns dizem que depois dos 15 anos o tempo voa. É verdade. A poucos dias completei 15 anos, e já se passaram mais 20, foi muito rápido. 
Ainda ontem, lembro que brincava de carrinho com meus colegas, de pique ta, bandeira, esconde, enfim. Lembro como desejava que meu pai comprasse um Atari.
Lembro quando dirigi pela primeira vez. Que emoção!!!
Nestes 22 anos depois dos 15, quantas coisas aconteceram! Ganhei novos amigos, perdi pessoas queridas. Sofri um acidente em uma viagem para Buenos Aires. Cerca de 12 anos conheci Bacaxá, e nunca imaginei ser pastor desta igreja. Conclui o nível médio, arrumei meu primeiro emprego com carteira assinada. Fiz vestibular para administração, e Teologia. Entendi que deveria seguir o curso de bacharel em teologia. Conclui meus estudos, no que diz respeito ao nível superior e cursos técnicos. Pastoreei 4 igrejas batistas, sendo duas como interino, fui presidente da assoc. bat. Leste rio doce por dois anos e membro do conselho diretor da CBM. Pastoreio a 7 anos a PIB em Bacaxá. Fui presidente da Associação. Me casei com Sízera, Temos 2 lindos filhos, este ano completaremos 12 anos de casamento. Este ano completo 12 anos de ministério pastoral. Batizei muitas pessoas, Falei de Jesus para muitos, realizei muitos casamentos e muitas outras coisas pude viver.
Tudo isto vivi com muita intensidade, responsabilidade, com paz no coração, tentando aproveitar ao máximo os meus dias de vida.

Quantas lembranças, não é mesmo?
E você, do que se lembra?
É importante vivermos bem a vida, pois.....
......Você passará mais tempo morto do que vivo....
....Então, o que fazer?

1- Viva com intensidade cada momento de sua vida, para que não haja arrependimento no que diz respeito ao que ficou para trás; 

• Isto significa ter uma vida verdadeiramente ativa, forte e cheia de energia; 
• Aproveitar a vida está longe de ser simplesmente, beber, fumar, se drogar, se prostituir, ou como diria um cantante popular “deixar a vida te levar”.
• Aproveite a vida com inteligência, pois seu tempo é curto (Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, porque no além, para onde tu vais, não há obra, nem projetos, nem conhecimento, nem sabedoria alguma. (Ecles. 9.10). Depois da morte não poderemos mais sentir nada no que diz respeito a este mundo. Seremos isolados dele. Os que partem, diz a bíblia em Eclesiastes 9.5,6 se esquecem deste mundo, e muitos são esquecidos por ele. E uma advertência no 8. 
• Na parábola do rico e Lazaro Jesus diz não haver possibilidade de retorno ou passagem para ambos os lados. Lucas 16.19-31
• Ex. : Pais, vivam intensamente cada fase de seus filhos, pegue-os no colo, ame-os com palavras e ações, de atenção, escute-os.

Quantas coisas você deixou de fazer no passado e hoje se arrepende?
Quantas coisas você fez e se arrepende?

2- Viva com responsabilidade cada momento de sua vida;

• As pessoas que vivem de maneira irresponsável pagam um alto preço por isso;
• Quantos adolescentes e jovens têm vida sexual ativa e não se importam com as conseqüências disto. Aliás, nem o governo e o alguns candidatos ao mesmo, se preocupam com decisões irresponsáveis. Agora colocarão máquinas de camisinhas nas escolas. Há muitas conseqüências que vão desde uma gravidez indesejada a doenças sexualmente transmissíveis. Quando crente isto é ainda pior. Traem a confiança de Deus e vivem na sua própria carne as conseqüências da sua desobediência.
• Em Eclesiastes 11.9-10. “Alegra-te, jovem, na tua juventude, e recreie-se o teu coração nos dias da tua mocidade; anda pelos caminhos que satisfazem ao teu coração e agradam aos teus olhos; sabe, porém, que de todas estas coisas Deus te pedirá contas. 10Afasta, pois, do teu coração o desgosto e remove da tua carne a dor, porque a juventude e a primavera da vida são vaidade”. Infelizmente as pessoas só acordam quando a casa cai. Tudo isto passará. E quando Deus pedir contas de tudo o que fizeste de maneira irresponsável, o que dirás?
• Casamento que começa errado amarga a vida inteira. Não há como ajustar uma coisa que começou errado, só pela misericórdia de Deus. Aliás, alguém disse que o divórcio começa no namoro.
• Se você vive uma vida de casado, ainda solteiro, saiba que viverás uma vida de casado como se fosse solteiro. 
• Em muitos aconselhamentos de problemas conjugais, o ponto chave está no inicio de tudo. 
• Se não há respeito quando solteiros, haverá quando casados? 
• Seja responsável com sua própria vida.
• Viver com responsabilidade é saber o que é certo ou errado e escolher o que é certo. Ainda que o errado pareça melhor, o certo sempre trará bons resultados.
• Você pode começar o concerto hoje, agora.
• Viva o amor verdadeiro a cada dia;
• João 2.15 – 17 – Amar significa promover o bem-estar do outro;
Quando amamos
• A alegria (Provérbios 15.15);
• Formosura (Provérbios 15.13);
• A brandura (Prov. 15.1);
• As pessoas que amam de verdade estão sempre em busca de promover o bem-estar do outro.
“Faz bem fazer o bem” “Amar faz bem ao coração” I co 13. 

3- Viva em paz todos os seus dias (consigo, com os outros e conseqüentemente com Deus);

Paz – Serenidade, sossego, descanso. Reconciliação. E não somente ausência de guerras. Mas tranqüilidade para passar por conflitos.
ROM. 12.17 – 20 “17Não torneis a ninguém mal por mal; esforçai-vos por fazer o bem perante todos os homens; 18se possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens; 19não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira; porque está escrito: A mim me pertence a vingança; eu é que retribuirei, diz o Senhor. 20Pelo contrário, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto, amontoarás brasas vivas sobre a sua cabeça. 21Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem”.
Heb. 12.14 “Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor”

4- Viva bem o tempo que lhe resta;

Eclesiastes 3.1-8, 22b “1Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu: 2há tempo de nascer e tempo de morrer; tempo de plantar e tempo de arrancar o que se plantou; 3tempo de matar e tempo de curar; tempo de derribar e tempo de edificar; 4tempo de chorar e tempo de rir; tempo de prantear e tempo de saltar; 5tempo de espalhar pedras e tempo de ajuntar pedras; tempo de abraçar e tempo de afastar-se de abraçar; 6tempo de buscar e tempo de perder; tempo de guardar e tempo de jogar fora; 7tempo de rasgar e tempo de coser; tempo de estar calado e tempo de falar; 8tempo de amar e tempo de aborrecer; tempo de guerra e tempo de paz. Por que quem o fará voltar para ver o que será depois dele?”

Dê tempo para sua família, esposa, esposo, filhos. Tempo de qualidade.
Dê tempo para Deus principalmente. Pois não dando tempo para o Senhor, o seu tempo ficará mais curto ainda.

Dê tempo para você. Olhe para você! Só trabalha só vê televisão, tenta ocupar seu tempo com coisas que não lhe trazem qualidade de vida. Se cuide. Se ame.
Aproveite minuciosamente seus dias de contagem regressiva.
Quanto tempo você não faz um passeio com sua família, e passeio não é visitar parente.
Lembre-se: “Cada dia que passa é menos um dia para a sua existência nesta terra”.
Aproveite bem o seu tempo!

5- Escolha onde deseja continuar a viver na eternidade, pois, lembre-se: - Você passará mais tempo morto do que vivo!

Santos Dumont foi muito importante para o mundo. Inventou o avião. Passou. 
Juscelino Kubstchek foi muito importante para o avanço do Brasil. Passou.
Paulo foi muito importante para o avanço do evangelho, mas passou.
Thomaz Édson foi muito importante para a humanidade. Passou.
Martinho Lutero foi muito importante para a divulgação da Bíblia. Passou.
Todos nós, sem distinção, passaremos. Nossos corpos morrerão. 

Então, como você tem aproveitado seus últimos dias nesta terra?
Só há uma maneira de viver que traz verdadeira satisfação ao ser humano. E ter
 Jesus como Senhor e Salvador de sua vida.
Você precisa dele agora. Você precisa recebê-lo agora em sua vida.

Deus te  
abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário