quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

40 dias de intercessão - devocional 38




Devocional – 4ª feira  dia  15/02/2012 – 40 Dias de Oração
Paulo e a igreja neo-testamentária
 O que vos dei para beber foi leite, e não alimento sólido, pois não podíeis recebê-lo...   I Coríntios 3.2
          O terceiro grande exemplo que a Bíblia nos traz sobre discipulado é do apóstolo Paulo.  Este grande servo do Senhor Jesus  passou a sua vida cristã a estimular as igrejas  a viver o pleno evangelho, não apenas na proclamação da Palavra, mas também no cuidado com as almas já ganhas para Cristo.
           Em suas epístolas sempre houve o cuidado de orientar as lideranças das igrejas para se trabalhar o alimento para os novos convertidos, passando do  mais básico ate alcançar o mais sólido e a perfeita estatura de Cristo.
           O seu cuidado com os recém cristãos era tão grande que ele chama alguns de Filhos da fé. Paulo tinha por eles um cuidado pastoral e paterno, a ponto de escrever algumas cartas pessoais tão lindas que passaram a fazer parte da Palavra de Deus. Em especial, o seu cuidado para com Timóteo, faz-nos refletir sobre como estamos acolhendo em nossas igrejas todos aqueles que foram tocados pelo amor de Jesus.

40 dias de intercessão - devocional 39




Devocional – 5ª feira  dia  16/02/2012 – 40 Dias de Oração
Alguém nos segue
         “Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros”João 13.35.
          Um pai e seu pequeno  estão a caminhar pelas areias brancas da praia grande, aprendendo um pouco mais a conjugar o verbo amar. Entre brincadeiras, há uma que o pequenino  gosta muito: pisar nas pegadas do pai. O pai percebe o esforço dele, tentando esticar as curtas pernas para colocá-las exatamente sobre  as marcas de alguém que ele ama imitar.  O pai então diminui os passos, até que ele consiga encaixar os pés  e possam prosseguir a caminhada.
          Quando nós nos convertemos, aprendemos a andar na vida cristã trilhando alguns passos já dados por alguém que nós qualificamos como seguidores dos passos  de Cristo. Fomos filhos na fé de alguém.  Hoje, com certeza,  dezenas de pessoas nos veem  como pessoas que podem ajudá-los nesta caminhada rumo a conhecer mais sobre Jesus .
          É tempo de sermos “pais na fé”. De abençoarmos vidas. De  caminhar juntos, passo sobre passo,  em direção a uma vida cristã total.

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

40 dias de intercessão - devocional 37



Devocional - 3ª feira dia 14/02/2012– 40 Dias de Oração 
 Aprendendo com Elias
         “Assim diz o Senhor, o teu Redentor, o Santo de Israel: Eu sou o Senhor, o teu Deus, que ensina o que é útil e te guia pelo caminho em que deves andar.” (Isaías 48:17)
          Continuando a nossa reflexão  sobre  a importância do discipulado nestes últimos dias que antecede o JAV – Jesus, A  água da vida, vamos aprender com mais um grande servo do Senhor: o profeta Elias.
           Se Moisés é reconhecido como o grande legislador de Israel,  coube a Elias o reconhecimento como o grande profeta.  Seu ministério se deu em uma das épocas mais difíceis da história israelita. Em meio a grandes turbulências, com perseguições do próprio governo de seu país, ele foi chamada para fazer diferença, clamando a nação  a  ver uma realidade que foi se tornando cada vez mais trágica. Mesmo vivendo entre  tempestade e o deserto existenciais, Elias  preparou um profeta para seguir a sua linha de profecia após ele: Eliseu.
          Com certeza era com prazer que Elias andava com Eliseu, falando das coisas de Deus. Temos que ser o Elias daqueles que querem conhecer mais  do Pai.

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Mais tempo morto do que vivo


Pr. Marcelo Macedo Cardoso  - PIB de Bacaxá

Eclesiastes 11.1 – 8

1Lança o teu pão sobre as águas, porque depois de muitos dias o acharás. 2Reparte com sete e ainda com oito, porque não sabes que mal sobrevirá à terra. 3Estando as nuvens cheias, derramam aguaceiro sobre a terra; caindo a árvore para o sul ou para o norte, no lugar em que cair, aí ficará. 4Quem somente observa o vento nunca semeará, e o que olha para as nuvens nunca segará. 5Assim como tu não sabes qual o caminho do vento, nem como se formam os ossos no ventre da mulher grávida, assim também não sabes as obras de Deus, que faz todas as coisas. 6Semeia pela manhã a tua semente e à tarde não repouses a mão, porque não sabes qual prosperará; se esta, se aquela ou se ambas igualmente serão boas. 7Doce é a luz, e agradável aos olhos, ver o sol. 8Ainda que o homem viva muitos anos, regozije-se em todos eles; contudo, deve lembrar-se de que há dias de trevas, porque serão muitos. Tudo quanto sucede é vaidade. 
A vida passa muito rápido, às vezes nem percebemos. Alguns dizem que depois dos 15 anos o tempo voa. É verdade. A poucos dias completei 15 anos, e já se passaram mais 20, foi muito rápido. 
Ainda ontem, lembro que brincava de carrinho com meus colegas, de pique ta, bandeira, esconde, enfim. Lembro como desejava que meu pai comprasse um Atari.
Lembro quando dirigi pela primeira vez. Que emoção!!!
Nestes 22 anos depois dos 15, quantas coisas aconteceram! Ganhei novos amigos, perdi pessoas queridas. Sofri um acidente em uma viagem para Buenos Aires. Cerca de 12 anos conheci Bacaxá, e nunca imaginei ser pastor desta igreja. Conclui o nível médio, arrumei meu primeiro emprego com carteira assinada. Fiz vestibular para administração, e Teologia. Entendi que deveria seguir o curso de bacharel em teologia. Conclui meus estudos, no que diz respeito ao nível superior e cursos técnicos. Pastoreei 4 igrejas batistas, sendo duas como interino, fui presidente da assoc. bat. Leste rio doce por dois anos e membro do conselho diretor da CBM. Pastoreio a 7 anos a PIB em Bacaxá. Fui presidente da Associação. Me casei com Sízera, Temos 2 lindos filhos, este ano completaremos 12 anos de casamento. Este ano completo 12 anos de ministério pastoral. Batizei muitas pessoas, Falei de Jesus para muitos, realizei muitos casamentos e muitas outras coisas pude viver.
Tudo isto vivi com muita intensidade, responsabilidade, com paz no coração, tentando aproveitar ao máximo os meus dias de vida.

Quantas lembranças, não é mesmo?
E você, do que se lembra?
É importante vivermos bem a vida, pois.....
......Você passará mais tempo morto do que vivo....
....Então, o que fazer?

1- Viva com intensidade cada momento de sua vida, para que não haja arrependimento no que diz respeito ao que ficou para trás; 

• Isto significa ter uma vida verdadeiramente ativa, forte e cheia de energia; 
• Aproveitar a vida está longe de ser simplesmente, beber, fumar, se drogar, se prostituir, ou como diria um cantante popular “deixar a vida te levar”.
• Aproveite a vida com inteligência, pois seu tempo é curto (Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, porque no além, para onde tu vais, não há obra, nem projetos, nem conhecimento, nem sabedoria alguma. (Ecles. 9.10). Depois da morte não poderemos mais sentir nada no que diz respeito a este mundo. Seremos isolados dele. Os que partem, diz a bíblia em Eclesiastes 9.5,6 se esquecem deste mundo, e muitos são esquecidos por ele. E uma advertência no 8. 
• Na parábola do rico e Lazaro Jesus diz não haver possibilidade de retorno ou passagem para ambos os lados. Lucas 16.19-31
• Ex. : Pais, vivam intensamente cada fase de seus filhos, pegue-os no colo, ame-os com palavras e ações, de atenção, escute-os.

Quantas coisas você deixou de fazer no passado e hoje se arrepende?
Quantas coisas você fez e se arrepende?

2- Viva com responsabilidade cada momento de sua vida;

• As pessoas que vivem de maneira irresponsável pagam um alto preço por isso;
• Quantos adolescentes e jovens têm vida sexual ativa e não se importam com as conseqüências disto. Aliás, nem o governo e o alguns candidatos ao mesmo, se preocupam com decisões irresponsáveis. Agora colocarão máquinas de camisinhas nas escolas. Há muitas conseqüências que vão desde uma gravidez indesejada a doenças sexualmente transmissíveis. Quando crente isto é ainda pior. Traem a confiança de Deus e vivem na sua própria carne as conseqüências da sua desobediência.
• Em Eclesiastes 11.9-10. “Alegra-te, jovem, na tua juventude, e recreie-se o teu coração nos dias da tua mocidade; anda pelos caminhos que satisfazem ao teu coração e agradam aos teus olhos; sabe, porém, que de todas estas coisas Deus te pedirá contas. 10Afasta, pois, do teu coração o desgosto e remove da tua carne a dor, porque a juventude e a primavera da vida são vaidade”. Infelizmente as pessoas só acordam quando a casa cai. Tudo isto passará. E quando Deus pedir contas de tudo o que fizeste de maneira irresponsável, o que dirás?
• Casamento que começa errado amarga a vida inteira. Não há como ajustar uma coisa que começou errado, só pela misericórdia de Deus. Aliás, alguém disse que o divórcio começa no namoro.
• Se você vive uma vida de casado, ainda solteiro, saiba que viverás uma vida de casado como se fosse solteiro. 
• Em muitos aconselhamentos de problemas conjugais, o ponto chave está no inicio de tudo. 
• Se não há respeito quando solteiros, haverá quando casados? 
• Seja responsável com sua própria vida.
• Viver com responsabilidade é saber o que é certo ou errado e escolher o que é certo. Ainda que o errado pareça melhor, o certo sempre trará bons resultados.
• Você pode começar o concerto hoje, agora.
• Viva o amor verdadeiro a cada dia;
• João 2.15 – 17 – Amar significa promover o bem-estar do outro;
Quando amamos
• A alegria (Provérbios 15.15);
• Formosura (Provérbios 15.13);
• A brandura (Prov. 15.1);
• As pessoas que amam de verdade estão sempre em busca de promover o bem-estar do outro.
“Faz bem fazer o bem” “Amar faz bem ao coração” I co 13. 

3- Viva em paz todos os seus dias (consigo, com os outros e conseqüentemente com Deus);

Paz – Serenidade, sossego, descanso. Reconciliação. E não somente ausência de guerras. Mas tranqüilidade para passar por conflitos.
ROM. 12.17 – 20 “17Não torneis a ninguém mal por mal; esforçai-vos por fazer o bem perante todos os homens; 18se possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens; 19não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira; porque está escrito: A mim me pertence a vingança; eu é que retribuirei, diz o Senhor. 20Pelo contrário, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto, amontoarás brasas vivas sobre a sua cabeça. 21Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem”.
Heb. 12.14 “Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor”

4- Viva bem o tempo que lhe resta;

Eclesiastes 3.1-8, 22b “1Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu: 2há tempo de nascer e tempo de morrer; tempo de plantar e tempo de arrancar o que se plantou; 3tempo de matar e tempo de curar; tempo de derribar e tempo de edificar; 4tempo de chorar e tempo de rir; tempo de prantear e tempo de saltar; 5tempo de espalhar pedras e tempo de ajuntar pedras; tempo de abraçar e tempo de afastar-se de abraçar; 6tempo de buscar e tempo de perder; tempo de guardar e tempo de jogar fora; 7tempo de rasgar e tempo de coser; tempo de estar calado e tempo de falar; 8tempo de amar e tempo de aborrecer; tempo de guerra e tempo de paz. Por que quem o fará voltar para ver o que será depois dele?”

Dê tempo para sua família, esposa, esposo, filhos. Tempo de qualidade.
Dê tempo para Deus principalmente. Pois não dando tempo para o Senhor, o seu tempo ficará mais curto ainda.

Dê tempo para você. Olhe para você! Só trabalha só vê televisão, tenta ocupar seu tempo com coisas que não lhe trazem qualidade de vida. Se cuide. Se ame.
Aproveite minuciosamente seus dias de contagem regressiva.
Quanto tempo você não faz um passeio com sua família, e passeio não é visitar parente.
Lembre-se: “Cada dia que passa é menos um dia para a sua existência nesta terra”.
Aproveite bem o seu tempo!

5- Escolha onde deseja continuar a viver na eternidade, pois, lembre-se: - Você passará mais tempo morto do que vivo!

Santos Dumont foi muito importante para o mundo. Inventou o avião. Passou. 
Juscelino Kubstchek foi muito importante para o avanço do Brasil. Passou.
Paulo foi muito importante para o avanço do evangelho, mas passou.
Thomaz Édson foi muito importante para a humanidade. Passou.
Martinho Lutero foi muito importante para a divulgação da Bíblia. Passou.
Todos nós, sem distinção, passaremos. Nossos corpos morrerão. 

Então, como você tem aproveitado seus últimos dias nesta terra?
Só há uma maneira de viver que traz verdadeira satisfação ao ser humano. E ter
 Jesus como Senhor e Salvador de sua vida.
Você precisa dele agora. Você precisa recebê-lo agora em sua vida.

Deus te  
abençoe!

40 dias de intercessão - devocional 36



Devocional - 2ª feira dia 13/02/2012– 40 Dias de Oração
Aprendendo com Moisés
         “Instruir-te-ei e ensinar-te-ei o caminho que deves seguir, guiar-te-ei com os meus olhos.” (Salmos 32:8)
          Esta semana vamos refletir sobre  a importância do discipulado. Para isso vamos  analisar três exemplos  de líderes que se preocuparam em discipular novos adoradores até eles serem capacitados para viver uma vida plena diante do Pai.
           Primeiro vamos pensar sobre  Moisés, o grande líder de Israel  durante o êxodo do povo de Deus,  saindo de escravidão egípcia e indo em direção a terra prometida. Podemos ver a sua liderança, principalmente nos últimos 40 anos de sua vida, quando liderava uma nação no deserto que  por muitas vezes questionava para onde estavam indo .
         É admirável que em meio a tanta pressão, ele teve tempo para discipular  um jovem chamado  Josué, até o ponto de deixá-lo apto para um dia  o substituir. Alguém que andava com ele, aprendendo a ouvir de Deus... Aprendendo a fazer a vontade de Deus.
 

domingo, 12 de fevereiro de 2012

40 dias de intercessão - devocional 35



Devocional – Domingo dia 12/02/2012– 40 Dias de Oração
O Sofrer por Cristo é  ser  bem-aventurado
Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, pois deles é o reino do céu. Bem-aventurados sois, quando vos insultarem, perseguirem e, mentindo, disserem todo mal contra vós por minha causa. Alegrai-vos e exultai, pois a vossa recompensa no céu é grande; porque assim perseguiram os profetas que viveram antes de vós. (Mateus 5.10 a 12 ).
          Houve um tempo em que a causa do Evangelho de Cristo precisava que os fiéis morressem por Ele.  Hoje, ao menos em nosso pais, creio que a maior  necessidade é de estarmos sempre disposto a viver por Ele. Na verdade, muito de nós jamais tivemos que fazer um verdadeiro sacrifício por amor a Jesus Cristo.
          Mas o texto nos diz que somos abençoados sempre que formos perseguidos e insultados por amor a Deus, e que isso não é  motivo de murmurações nem de desmotivações, mas sim de  alegria, pois é a prova de estamos sendo a diferença deste mundo corrompido e zombador.
         O evangelho de Cristo ainda precisa de testemunhas fiéis e integras. E Ele confia em você para ser esta testemunha, mesmo que o mundo te recrimine  por isso.

40 dias de intercessão - devocional 34


Devocional – Sábado dia 11/02/2012– 40 Dias de Oração
Chamados para sermos pacificadores
Bem-aventurados os pacificadores, pois serão chamados filhos de Deus. (Mateus 5. 9 ).
          Esta bem-aventurança é  muito  profunda porque ela nos ensina uma das maiores verdades do evangelho de Cristo:  somos pacificadores. Interessante notar que as saudações  usadas pelos discípulos do novo testamento sempre são graça e paz da parte de nosso senhor Jesus .
          Jesus,  nos disse: “Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou...” e isso tem um significado profundo dentro da realidade cristã: somos os portadores da paz de Cristo. E essa paz  não é somente para que possamos pacificar o homem com o seu semelhante, é muito  mais abrangente. Em tempo do ecologicamente correto, por exemplo, temos que pregar a pacificação do homem com o próprio meio ambiente em que vive.
           Amado, Deus também nos comissionou para sermos os pacificadores do homem para com o próprio Deus. Ou seja, é através da sua Palavra pregada e vivida por cada um de nós que  o Pai restaura o pecador  rebelde e o traz de volta para o seu  aprisco, para o centro de Sua vontade. Somos pacificadores.

40 dias de intercessão - devocional 33



Devocional – 6ª feira  dia  10/02/2012 – 40 Dias de Oração
Que feliz são os limpos de coração
Bem-aventurados os limpos de coração, pois verão a Deus. (Mateus 5. 9)
          Hoje, estamos diante de uma bem-aventurança que exige que cada um de nós tenha um tempo de reflexão para se auto-examinar.   Como cristãos, temos que discernir quais as motivações que nos leva a fazer a obra do Senhor, a abençoar vidas e a  proclamar o evangelho.
          Jesus  declara aqui que as motivações do homem bem aventurado  são sempre integras e sem partículas nenhuma de maldade. Que a pureza deve ser sim um estilo de vida de quem quer ver a Deus face a face.
          Como igreja, temos que nos especializar nisso. Expulsar de dentro de nosso coração o que não agrada ao Pai e nos dedicarmos mais e mais a fazer a sua vontade  com a certeza de que estamos somente agindo assim como uma forma de O adorar com toda a nossa vida.
          Deus quer e vai nos usar para proclamar a Palavra que transforma. Para isso, sejamos vasos escolhidos e limpos, para a água da vida ser ainda mais transparente e venha a fluir de nossos lábios santificados em Cristo.

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

40 dias de intercessão - devocional 32




Devocional – 5ª feira  dia  09/02/2012 – 40 Dias de Oração
Bem aventurados os misericordiosos
Bem-aventurados os misericordiosos, pois alcançarão misericórdia.  Mateus 5. 7 
          Tudo indica que a palavra usada aqui por Jesus tenha sido o termo hebraico  ‘Chesedh’  que significa  a capacidade de  entrar em outra pessoa até que possamos ver com seus olhos,  pensar com sua mente e sentir com o seu coração. Isto é muito mais do sentir piedade do outro, é simpatia no sentido original da palavra, experimentar com... sofrer com.
           Quão feliz é o homem  capaz de  entrar em  outros  e sentir como eles, ver com seus olhos,  pensar seus pensamentos,  porque quem pode identificar-se deste modo  com os outros  verá que os  outros farão o mesmo  com ele e  saberá que  isso mesmo é o que Deus fez por ele em Jesus Cristo!
           A palavra de Jesus para os discípulos é exatamente essa.   Ele sabia que a maioria está tão preocupada com seus próprios sentimentos que não tem tempo nem energias disponíveis para preocupar-se com os sentimentos de outros. Quando sentem tristeza por alguém, tal atitude é, por assim dizer, externa; não fazem o esforço  para identificar-se com a outra pessoa.
          Cristo espera que eu e você possamos exercitar o nossa misericórdia, a nossa verdadeira simpatia a ponto de abençoarmos o nosso semelhante de uma maneira que eles sintam a presença do Deus que vive em nós

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

40 dias de intercessão - devocional 31



Devocional – 4ª feira  dia  08/02/2012 – 40 Dias de Oração
Bem aventurados os humildes e os justos
          Bem-aventurados os  mansos, pois herdarão a terra. Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, pois serão saciados. (Mateus 5.5 e 6)
         Aqui a palavra em evidencia é a palavra manso e ela não significa omisso, nem medo e nem covardia.  Jesus, em sua plena sabedoria está nos explicando  que feliz é o homem que sabe expressar os seus sentimentos, mesmo que seja a ira, que sabe controlar os seus instintos, impulsos e paixões, porque tem a sua vida governada pelos propósitos de Deus e reconhece que sem Deus em sua vida ele seria um irracional.
          Ensina também que só seremos plenamente felizes se desejarmos a justiça   como o que tem fome anseia por um prato de comida e o que tem sede por um copo d’agua.  Na verdade ele questiona aqui a nossa justiça parcial, pois muitas vezes nós nos contentamos com sobras de justiça em vez de sermos coerentes com o que é certo e com o que é digno.
          Queremos herdar a terra... Seja mansos na medida exata do Senhor. Queremos ser saciados por Deus, então pratiquemos a justiça plena, lembrando que Deus é Justo... e é Amor.

40 dias de intercessão - devocional 30



 Devocional - 3ª feira dia 07/02/2012– 40 Dias de Oração
Bem aventurados os pobres em espírito e os que choram
          Bem-aventurados os pobres em espírito, pois deles é o reino do céu. Bem-aventurados os que choram, pois serão consolados. (Mateus 5.3 e 4).
          Há uma expressão em aramaico,  língua usada  originalmente por Jesus em muitos de seus ensinos, que significa “QUE FELIZ É...”  e que ao traduzir para o grego e  depois para português, chega até nós como bem aventurados.   Podemos imaginar Jesus falando  “que feliz é o homem que tem a consciência  de sua total  necessidade e que a colocou aos pés de Pai”.  Ser pobre aqui é o  homem que percebe que   não tem nada a não ser um Deus que te dá tudo.
          Ele continua a ensinar  “que feliz é o homem que tem o seu espírito quebrantado perante ao Senhor”.  E isso vem de encontro ao ensinamento que o profeta João Batista pregava  naquele mesmo tempo – “arrependei-vos”. Porque para se arrepender, é preciso estar quebrantado  e chorando pelo estilo de vida que se está vivendo e que precisa urgentemente ser transformado.
          Jesus nos ensina aqui que a verdadeira alegria vem de reconhecer a Deus como o nosso sustentador e que para isso é necessário  abrir mão de nosso Eu - egoísta  e que por tendência nos  faz pensar que somos completos em si.

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

40 dias de intercessão - devocional 29




Devocional - 2ª feira dia 06/02/2012– 40 Dias de Oração
Jesus e as bem-aventuranças
         Mateus 5. 1  e 2 -  Quando viu as multidões, Jesus subiu ao monte; havendo se sentado, seus discípulos se aproximaram,  e ele começou a ensinar-lhes, dizendo:
          Que maravilhoso quadro temos aqui. Jesus sentado entre os seus discípulos em cima de um monte, ensinando que a felicidade não depende do que possuímos, mas sim do que somos.
         Quantas vezes procuramos a felicidade em coisas  supérfluas  e perecíveis. E , infelizmente, para isso desperdiçamos grande parte de nossos esforços e de nossa vida.
          Mas com as bem aventuranças, Jesus vem  nos afirmar que a verdadeira felicidade não  vem de fora para dentro, mas sim, floresce no coração do servo fiel e temente a Deus. O conceito de felicidade  que Jesus  ensina é  um paradoxo com o conceito   em vigência entre os homens. 
          Os homens lutam pela riqueza,  carro do ano,  mansão para morar, casa de campo, e títulos de graduação e ter status, mas esquece do conviver com próximo, de ser justo, de ser honesto, de ser humilde, misericordioso e de ser um adorador fiel.
          Jesus, sentado no monte, rodeado de discípulos,   falava da essência da felicidade...  ser alimentado diretamente pela vontade de Deus,  amando o próximo e a si mesmo.

40 dias de intercessão - devocional 28



Devocional – Domingo  dia  05/02/2012– 40 Dias de Oração
Um Deus que nos prova a sua fidelidade
Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão
todos os dias da minha vida...”  Salmo 23.6
           Meditando nesse salmo, podemos perceber as várias manifestações  do amor, da graça e da misericórdia do Senhor sobre a nossa vida. Davi tinha a certeza plena da fidelidade do Senhor ao se olhar como uma simples ovelha e perceber o divino  pastoreio sobre si.
          Essa visão da fidelidade de Deus só se dá através da comunhão com Ele. Quanto mais tempo passarmos com o Pai, mais fácil será a percepção de sua presença em nossa vida, tanto na felicidade quanto nas ocasiões de angústia e sofrimento.
          É necessário continuarmos a trilhar em nossa jornada, mesmo que estejamos pelo vale da sombra da morte, mas ao mesmo tempo é preciso deixar para trás a estrada do desânimo e da desconfiança, e apontarmos a nossa bússola para  o caminho seguro que é a certeza de que a sua bondade e a sua misericórdia nos alcançarão por toda a vida.
          O Senhor é o nosso Pastor e nada nos faltará...