Imagem extraída do google imagens
Deus. É onde tudo se inicia. E Gênesis trata do inicio de tudo. Aliás, a própria palavra Gênesis já significa origem, princípio, começo. É um livro que trata na realidade dos começos (no plural). O começo da criação, o começo da humanidade, o começo da rebeldia, o começo do plano de salvação, o começo de Israel.
É interessante notar que quando pensamos no começo da criação, quem está em evidencia acima de tudo é o Criador. Ele é o ponto central do inicio, do meio e do fim do livro de Genesis, acima como de todas as páginas da Bíblia.
As vezes queremos ler o livro de Gênesis para pesquisar sobre como Deus criou o mundo, como fez o homem, como levantou os patriarcas e como surgiu a nação eleita (Israel). Mas Gênesis é muito mais que isso. É a revelação de Deus ao homem de maneira maravilhosa, afirmando que antes de criar tudo Ele já existia.
Em Genesis aprendemos que além de Criador, ele também é o sustentador de todas as coisas. Por isso que no decorrer dos livros, vão sendo abordados vários temas como o inicio, a desobediência, o pecado, a promessa, a obediência.
Através de Genesis, descobrimos um Deus sempre presente, amoroso, justo, que se preocupa com a humanidade. E nos fornece, através de uma família, o caminho que levaria o surgimento da nação de Israel, de onde germinaria (Gênesis) o salvador.
Amados., vale a pena ler este primeiro livro da Bíblia. Leia vendo e meditando sobre a ação de um Deus criativo e criador.