terça-feira, 1 de novembro de 2011

Juntos somos melhores (17)



Segundo mandamento recíproco:

Acolhei-vos uns aos outros

“Portanto acolhei-vos uns aos outros, como também  Cristo nos acolheu, para a glória de Deus Pai.” Este mandamento-versículo se encontra em Romanos 15: 7 e nos serve como texto básico para esta nossa reflexão. Algumas versões trocam o acolhei-vos por aceitai-vos uns aos outros. Seja qual for o verbo-ação que você preferir, o conceito ensinado por Cristo é o mesmo: a necessidade de ter um relacionamento sadio com o próximo.
Esse versículo foi ensinado por Paulo num contexto de crescimento da igreja primitiva, onde a cada dia se juntava aos cristãos, novos irmãos vindos das mais diferentes realidades religiosas. Como viveriam dentro de uma perspectiva cristã? Como tratar das diferenças de pensamentos, de visões, de estilo e até de cultura. Paulo ensina que a igreja teria que viver como uma verdadeira família. Pessoas tão diferentes  se acolhiam mutuamente para compartilhar tudo o que tinham.  E esse relacionamento causava impacto na sociedade que os cercava.
Hoje a igreja cristã causa impacto no mundo com coreografias, orquestras, bandas, programas na televisão e nos rádios, com mega eventos, show gospel e até cruzadas evangelísticas. Mas temos impactado o mundo com o acolhimento, com o aceitar um ao outro, com o relacionamento saudável em nosso meio?
Podemos pensar o acolher o outro em três etapas:
1 – acolher demonstrando interesse -  é o conhecer o outro, o se aproximar e se mostrar próximo. Não somos pessoas que se encontram no mesmo lugar por acaso, como acontece num ônibus, por exemplo. Estamos juntos porque temos um mesmo Pai a quem amamos e queremos adorar juntos. Demonstrar interesse é conhecer o próximo.
2 – acolher demonstrando respeito -  temos que praticar mais o respeito mútuo. Infelizmente vivemos em um tempo que queremos impor sempre o nosso ponto de vista. Respeitar o outro e saber viver com o diferente. É unidade na diversidade.
3 – acolher demonstrando aceitação – uma vez, um  pastor definiu  igreja como “coração de mãe – sempre cabe mais um”. Em nosso meio sempre tem que haver espaço para o outro adorar e servir a Deus. Entre nós sempre vai haver semelhanças e diferenças. E é nas diferenças que temos  de trabalhar a aceitação mútua. O corpo de Cristo é como se fosse uma colcha de retalhos que tem que ir se moldando para alcançar a perfeição.
Amados, precisamos deixar com que este mandamento seja uma diretriz em nossa vida, para que sejamos verdadeiramente o corpo de Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário