sábado, 17 de setembro de 2011

Juntos somos melhores (13)




COMUNHÃO

                Existem duas palavras que temos que compreender e colocar em pratica se queremos afirmar que juntos somos melhores  e refletir se estamos realmente vivendo um cristianismo que prioriza Jesus e o relacionamento com o próximo. Essas palavras são comunhão e mutualidade.
            Comunhão, do grego koynonia tem como o significado literal a qualidade de existir em comum, ou a qualidade de ter uma participação mútua. A partir desse significado podemos pensar em comunhão como a relação intima entre o cristão e Deus e a relação intima entre os cristãos uns para com o outro em virtude de serem unidos a Cristo.
             É bom entendermos que essa relação é ativa, ou seja ela tem que ser  cotidiana para se apresentar como verdadeira. Não posso ser comunhão se hoje tenho um relacionamento saudável com o próximo e me desligo para só voltar a ter esse tipo de relacionamento quando eu bem quiser.
            Nos versículos finais do capitulo 2 de atos  vemos bem claramente essas características expostas por Lucas. Vejamos algumas:
1.      Perseverar no ensino dos apóstolos... louvando a Deus... e o Senhor acrescentava indicam uma elação de intimidade com o Senhor.
2.      Vendiam suas propriedades e bens e repartiam com todos segundo suas necessidades indicam que eles compartilhavam dos bens materiais.
3.      Perseveravam no ensino, na comunhão no partir do pão e nas orações, estavam unidos e tinham tudo em comum, partindo o pão em casa indicam que eles, ao se reunirem, mantinham uma fraternidade grande.
Então amados, comunhão é entender e amar o próximo como co-herdeiro com Cristo. E para entendermos  isso existe a segunda palavra citada: mutualidade (que veremos na próxima postagem de juntos seremos melhores).

Nenhum comentário:

Postar um comentário