quinta-feira, 19 de maio de 2011

Vidas que Marcam (4)

                Continuando a nossa jornada pelos personagens  bíblicos do Novo Testamento, que com sua vida escreveram testemunhos que  nos alcança após 21 séculos. É importante percebermos que ali, na Palavra de Deus, se encontra acertos e erros de pessoas falíveis como nós, mas que, sob a regência do Espírito Santo, deixaram marcas profundas no seio da igreja.
            Hoje vamos analisar a história de jovem, que cometeu alguns deslizes, mas que ao ter uma nova chance, se deixou ser plenamente usado por Deus para fazer diferença na sua comunidade. Seu nome é João MARCOS.
            A bíblia traz dois deslizes na conduta de Marcos como testemunha de Cristo. A primeira, narrada por ele mesmo, quando da prisão de Cristo, fala de um jovem que conseguiu fugir dos soldados, deixando com eles o lençol que o cobria (Marcos 14.51 e 52). Esta é reconhecida como uma marca de autoria do evangelho, portando o evangelista Marcos afirma que ele estava na hora de prisão e conseguiu fugir nu (ou seminu), deixando Jesus para traz.
            Outro momento que Marcos deixou a desejar foi durante a primeira viagem Missionária de Paulo, quando depois de algumas dificuldades durante o trabalho missionário, Marcos abandona a caravana de Paulo e Barnabé (seu tio) e volta para Jerusalém.
            Talvez imaturidade. Por certo ainda não estava pronto para desempenhar o seu papel de crente influenciador. O certo que ele quis uma nova chance e Paulo ficou receoso de dá-la. Esse desacordo fez com que a missão fosse dividida em duas, pois Barnabé se prontificou a dar essa nova chance ao seu sobrinho.
            O tempo provou que Barnabé tinha razão.  Paulo, mais tarde pede que Timóteo levasse Marcos até ele, pois “seria útil ao ministério”.  Pedro também faz referencia a Marcos como o meu filho na fé, afirmando que ele era um grande homem de Deus.
            Amados, existem pessoas que por qualquer motivo, às vezes deixam a desejar. Mas se soubermos cultivar o amor de Deus nessas pessoas, elas se tornaram vidas que marcam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário