quarta-feira, 11 de maio de 2011

Vidas que Marcam (3)

Barnabé, o filho da consolação. Este é mais um dos personagens da Bíblia que deixaram suas marcas para o povo de Deus. A vida deste servo nos ensina o quanto que devemos ser íntegros com a nossa conduta cristã, não se preocupando somente com o nosso bem estar, e sim em viver o evangelho de Cristo de maneira humilde, sábia e verdadeira.
Um homem que abriu mão de sua riqueza para abençoar vidas, para caminhar com a igreja primitiva, que apesar das incertezas que a cercava, sabia que ela era um propósito de Deus. Precisamos hoje em nossas igrejas de homens que se dispõem a colocar a causa de Cristo e de sua igreja acima de seus próprios interesses.
Barnabé também nos ensina como abraçar aqueles que, no inicio de sua vida cristã, estão tendo dificuldades, como Paulo, pois nem sempre são totalmente aceitos no seio da igreja por inúmeras desconfianças que a própria congregação levanta. Ele não somente acolheu o novo apóstolo, como também, ao caminhar com ele, percebeu o seu perfil de líder e em dado momento lhe permitiu ser o protagonista da dupla. Como é difícil hoje em dia aceitarmos ficar em segundo lugar. Infelizmente como almejamos ser o cabeça, e por isso dificultamos tanto a divulgação do evangelho.
Também nos ensina que as pessoas merecem uma segunda chance. Ele ao perceber que Paulo era capaz de andar com sua própria caravana de missionários, não hesitou em acolher o jovem Marcos, que tinha falhado com eles, para uma nova empreitada, fazendo com que ele se recuperasse do fracasso inicial e que fosse bênção para o povo de Deus.
Vidas que marcam nos ensina que devemos ser humildes em nosso relacionamento com a igreja, acolher os novos para serem integrados e dar-lhes oportunidade de crescer, e se colocar a disposição para recuperar aqueles que estão ficando a margem do caminho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário