terça-feira, 18 de junho de 2024

Pequenas crônicas da minha terra (8) Imbetiba


 

Você conhece a história do naufrágio desse navio?

Praia Grande, no canto esquerdo, há uma sombra escura nas águas transparentes. Algo que nos traz imaginar  como um navio de porte médio veio ficar preso nas areias brancas de nossa praia

Por traz dessa imagem que contemplamos sempre que vamos a essa praia há uma história de uma noite misteriosa.

Em pleno século XIX, no dia 10 de setembro de 1881, zarpa do porto do Rio de janeiro, capital do Brasil Imperial o navio a  vapor Imbetiba com destino ao porto de Imbetiba, em Macaé e depois  seguiria viagem para Campos.

À noite, um forte nevoeiro obrigou a embarcação a navegar “às cegas e pouco antes da meia-noite o navio ficou preso em um banco de areia junto à Praia de Massambaba. Como não havia danos na estrutura do navio, a tripulação ainda lançou parte da carga ao mar e conseguiu remover o navio e seguir. Porém, pouco depois, o embarcação voltou a encalhar, agora em definitivo.

Quando a cerração dissipou, o comandante e os tripulantes perceberam que estavam presos a pouco metros da praia  e ordenou que todos desembarcassem, levando as bagagens e o restante das cargas.

Dois navios vieram para socorrer o Imbetiba, mas não era mais possível , visto que ele já estava com parte da ferragem encobertas pela areia.

Hoje, mais de século depois, o Imbetiba faz parte da beleza da Praia Grande. Tem período que fica quase todo escondido; mas logo vem a maré, a ressaca, o vaivém das ondas e ele fica a mostra, como se quisesse contar a sua história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário