sábado, 17 de maio de 2014

Família - o ideal de Deus para o ser humano


Foto: João Marcos Lima
            É muito oportuno o tema escolhido pela Convenção Batista Brasileira e colocado também em pratica pela Associação Batista Litorânea Fluminense com esse congresso da família. Principalmente em vista aos acontecimentos dos dias atuais, quando vemos  tramitando leis no Congresso Nacional contrarias ao que se entende por família, quando o Supremo  legisla para uma minoria trazendo leis que mexem com conceitos existentes há séculos, quando o Ministério da Educação, com recurso suado dos trabalhadores brasileiro lança o chamado kit gay e com a televisão propagando com todo poder o fim da era da família chamada por eles de tradicional e  ultrapassada.
            Por tudo isso, o tema "Família, o ideal de Deus para o ser humano" é amplamente atual e relevante.
            Josué diz que "Eu e minha casa serviremos ao Senhor", mostrando a convicção que a sua família pertencia a um ideal bem maior do que o que o mundo secular e que jaz no maligno nos oferece. somos parte, como Família de um projeto, de um sonho, de uma realização de Deus para a humanidade. Vejamos:

1. FAMÍLIA, o ideal de Deus para que o ser humano estivesse em plena parceria com Ele (Gn.1.26 27)
- Deus é o criador de tudo e fez o homem e a mulher para que governassem este mundo com Ele
- Então, na minha família, não são os meus interesses que devem prevalecer, mas os interesses de Deus.

2. – FAMÍLIA, o ideal de Deus para que o ser humano compreenda a necessidade real de viver em comunidade familiar (Gn. 2.18)
-  É no ambiente familiar que o homem descobre a sua identidade, como ser de relação, de dialogo, de encontro, de comunhão e de amor.
-  "Não é bom que o homem esteja só..." estas palavras pronunciadas por Deus no inicio da historia humana está escrita no próprio coração de cada homem e de cada mulher e definem a sua força mais profunda: Junto, somos melhores.

3.  – FAMÍLIA, o ideal de Deus para que o ser humano (casal) veja um ao outro como um presente ofertado por Deus. (Gn 2.23)
- Deus olhou para o universo escuro e viu que precisava de luz, olhou pra terra e viu que precisava de florestas, pro mar e viu que precisava de peixe, pro homem e viu que precisava da mulher...de formar uma família.
- A família que você tem meu irmão é um presente de Deus pra você, e se é dEle então é uma bênção. 

4. – FAMÍLIA, o ideal de Deus para que o ser humano tenha um abrigo nas tempestades   
- Todos enfrentamos tempestades na vida porque a vida é difícil. Nós precisamos de um lugar de estabilidade, proteção e segurança.
- Mudanças, perdas, fracassos, rejeição sao tempestades que passamos pela vida. é o melhor abrigo é a família
- A família foi criado para significar segurança. Ela é um abrigo contra a tempestade. Lar é o lugar onde é seguro chorar.

5. – FAMÍLIA, o ideal de Deus para que o ser humano  tenha um centro de aprendizado para a vida
- A Bíblia diz que a família precisa ser um centro de aprendizado. Você aprende as habilidades básicas para a vida: Como andar, falar, comer, tomar banho, todas as habilidades básicas da vida você aprende no lar.
- E este deve ser o alvo para a sua família, que eles cresçam em quatro maneiras diferentes: intelectualmente, fisicamente, espiritualmente e socialmente.

6. – FAMÍLIA, o ideal de Deus para que o ser humano possa espalhar a semente da salvação.
Deus envia a família para ser um "centro de missões"
1.  O ministério da família começa com o ministério entre marido e esposa
2.  O ministério da família estende-se para o discipulado dos filhos. 
-  O discipulado de nossos filhos nos autoriza para ministrar para o mundo.
3.  O ministério da família visa alcançar o mundo
- Primeiro, a família prepara filhos para alcançarem o mundo. 
- Segundo, o exemplo da família chama a atenção do mundo

            Nestes dias de caos familiar, uma família feliz e razoavelmente bem-estruturada chama muita atenção.  "Por que sua família é diferente?" é uma pergunta que abre a porta para o evangelho (1 Pd 3:15).
            Creio que Deus ainda quer nos usar nesses tempos tão dificeis.  Mas para isso acontecer, a família terá que voltar às suas raízes e redescobrir sua razão de existir.


Pr. José das Neves


Um comentário:

  1. Muito bom, pai!
    Você é benção!!! Te amo muito

    ResponderExcluir