segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Estudo em Efésios - 1.1 e 2


Efésios 1.1-2

Prefácio e saudação


 1 Paulo, apóstolo de Cristo Jesus pela vontade de Deus, aos santos e fiéis em Cristo Jesus que estão em Éfeso:
PAULO – O autor desta carta, preso em Roma ao escreve-la. Conhecido também por Paulo de Tarso
APOSTOLADO DE PAULO - Paulo, repetidas vezes, no início de suas cartas, invoca o seu apostolado. Não por inspiração própria ou a convite da igreja, mas por vontade divina
AOS SANTOS E FIÉIS QUE ESTÃO EM ÉFESO São os destinatários da carta.  A epistola aos Efésios foi escrita para os crentes em Éfeso.
SANTOSA palavra santos não quer dizer pessoas que não pecam. Também não é referencia a pessoas canonizadas, mas a pessoas vivas separadas por Deus para viver uma vida diferente. Ninguém é santo por mérito pessoal, e sim por ter sido chamado por Deus para viver em santidade.
FIÉIS – São todos aqueles que  confiam no Senhor Jesus. Todo aquele que é fiel é santo e, por sua vez, todo santo é fiel.
ÉFESO – Cidade principal da Ásia Menor e maior metrópole da Ásia.  Era o centro do culto de Diana, deusa da fertilidade, cujo templo era considerado uma das sete maravilhas do mundo antigo.. Paulo esteve por três anos nesta cidade e plantou uma igreja vibrante que influenciou toda região.

 2 Graça a vós, e paz da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo.
GRAÇA E PAZA graça é a causa da salvação enquanto que a paz é o resultado dela.  Graça é raiz e paz é fruto . Essas bênçãos não são transmitidas pelo homem nem pela igreja, elas são divinas
GRAÇA – Bênçãos não merecidas. É Deus estendendo a mão ao homem pecador
PAZÉ mais do que ausência de tribulações e tormentas. A paz cristã independe das circunstâncias externas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário