sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Cristologia - O estudo sobre Cristo


CRISTOLOGIA  -  Cristo (ungido)  + logia (estudo, doutrina) Teologia é o estudo sobre o Cristo ( ungido de Deus). Então CRISTOLOGIA é a área de estudo dentro da Teologia Sistemática que se ocupa da interpretação dos textos bíblicos referentes à pessoa e à obra de Jesus Cristo.
I - A  pré existência de JESUS - A Palavra de Deus declara enfaticamente que Cristo já existia antes que viesse ao mundo, antes que encarnasse, nascendo como homem, filho de Maria. Esta declaração, sustentada pelas Escrituras, é prova de que Cristo não é apenas um homem (pois nenhum homem existiu antes de seu nascimento), mas Ele é Deus Eterno e Incriado. A vida do Filho de Deus não “começa” com o nascimento de Jesus. O Cristo visto e acompanhado pelos discípulos na Terra preexistia ou existia antes de se manifestar aos homens (João 17.5 e 24, João 8.58, João 5.26 e Ap 1.8.).
II- A pessoa de Cristo: A natureza humana de Cristo
Era necessário que Jesus em tudo fosse semelhante aos seus irmãos (Hb 2.17) para que se cumprisse um princípio de justiça divina. Foi o homem que pecou e cabe ao culpado reparar a sua falta. Jesus Cristo se fez homem, sem culpa, tomou a culpa de todos nós e cumpriu a justiça divina. Cristo se fez semelhante ao homem – Fp 2-6 a 8 Rm 8.3
Jesus Cristo era um homem:
Possuía um corpo humano (Lc 24.39)
Sentiu fome (Mt 21.18), sede (Jo 19.28), sono (Mt 8.24), cansaço (Jo 4.6)
Possuía uma alma racional
Crescia em sabedoria (Lc 2.40), sentiu tristeza (Mc 14.34), indignava-se (Jo 2.3-16) amava (Mc 10, 21; Jo 13.1), chorava (Jo 11.35), foi tentado (Hb 2.18)
Possuía ascendência humana
Feito de mulher (Gl 4.4 e Mt 1.18) Feito da semente de Davi (Rm 1.3, MT 1.1 At 13.22 e 23)

III- A pessoa de Cristo: A natureza divina de Cristo

A) NOMES DIVINOS ATRIBUÍDOS A CRISTO:
1) Deus (Jo.1:1; Jo.1:18; Jo.20:28; Rm.9:5; Tt.2:13; Hb.1:8).
2) Filho de Deus (Mt.8:29;16:16;27:40; Mc.14:61,62; Jo.5:25;10:36;
3) Senhor (At.9:17;16:31; Lc.2:11; Rm.10:9; Fp.2:11). O termo "Senhor" em grego é Kúrios, e significa Chefe superior, Mestre.

B) PELO CULTO DIVINO QUE LHE É ATRIBUIDO:
1) Somente Deus pode ser adorado (Mt.4:10).
2) Jesus aceitou e não impediu Sua adoração (Mt.14:33; Lc.5:8;24:52).
3) O Pai deseja que o Filho seja adorado (Hb.1:6; Jo.5:22,23; compare Is.45:21-23 com Fp.2:10,11).
4) A Igreja primitiva o adorou e orava Ele (At.7:59,60; IICo.12:8-10).

C) PELOS OFÍCIOS DIVINOS QUE LHE FORAM ATRIBUÍDOS:
1) Criador (Jo.1:3; Hb.1:8-10; Cl.1:16).
2) Preservador (Cl.1:17). 
3) Perdoador de pecados (Mc.2:5,7,11; Lc.7:49).

D) ATRIBUTOS DIVINOS LHE SÃO ATRIBUÍDOS:
1) Atributos Naturais: 
a)Onisciência (Jo.1:47-51;4:16-19,29;6:64;16:30;8:55; Jo.10:15;21:6,17; Mt.11:27;12:25;17:27; Cl.2:3). 
b) Onipresença (Jo.3:13;14:23 Mt.18:20;28:20; Ef.1:23). 
c) Onipotência (Mt.8:26,27;28:28; Hb.1:3; Ap.1:8). 
d) Eternidade (Jo.8:58;17:5,24; Cl.1:17; Hb.1:8;13:8; Ap.1:8;). 
e) Vida (Jo.10:17,18;11:25;14:6). 
f) Imutabilidade (Hb.1:11;13:8).
g) Auto-Existência (Jo.1:1,2).
2) Atributos Morais:
a) Santidade (At.3:14;4:27Jo.8:12; Lc.1:35; Hb.7:26; IJo.1:5; Ap.3:7;15:4).
b) Bondade (Jo.10:11,14; IPe.2:3; IICo.10:1).
c) Verdade (Mt.22:16; Jo.1:14;14:6; Ap.19:11;3:7; IJo.5:20).

E) OBRAS ATRIBUÍDAS IGUALMENTE A DEUS E A JESUS CRISTO: 
1) Criou o mundo e todas as coisas: Deus Pai (Ne.9:6; Sl.146:6; Is.44:24; Jr.27:5; At.14:15;17:24), Jesus Cristo (Sl.33:6; Jo.1:3,10; ICo.8:6; Ef.3:9; Cl.1:16; Hb.1:2,10). 
2) Sustenta e preserva todas as coisas: Deus Pai (Sl.104:5-9; Jr.5:22;31:35), Jesus
  Cristo (Cl.1:17; Hb.1:3; Jd.1) 
3) Ressuscitou Cristo: Deus Pai (At.2:24; Ef.1:20), Jesus Cristo (Jo.2:19;10:18).
 
4) Ressuscitou mortos: Deus Pai (Rm.4:17; ICo.6:14; IICo.1:9;4:14), Jesus Cristo (Jo.5:21,28,29;6:39,40, 44, 54;11:25; Fp.3:20,21).
 5) É o Autor da regeneração: Deus Pai (IJo.5:18), Jesus Cristo (IJo.2:29).

IV - Heresias sobre Jesus
 a) Apolinarismo: Ensina que Jesus possuía apenas um corpo humano, mas não um espírito humano, pois o lugar do espírito foi ocupado pela natureza divina de Cristo;
b) Nestorianismo: Ensina que havia duas pessoas em Cristo, uma pessoa humana e outra divina;
c) Monofisismo: Ensina que Cristo possuía uma só natureza, originada de uma mistura das naturezas divina e humana;
d) Gnosticismo: Ensina que Jesus não possuía um corpo humano real;
e)  Arianismo: Ensina que Jesus não era o verdadeiro Deus, mas um deus menor que o Pai;

 f) Kenoticismo: Ensina que Jesus abriu mão de atributos divinos quando se tornou homem e deixou de ser plenamente Deus;

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