CRISTOLOGIA - Cristo (ungido) + logia (estudo, doutrina) Teologia é o
estudo sobre o Cristo ( ungido de Deus).
Então CRISTOLOGIA é a área de estudo dentro da Teologia Sistemática que se ocupa da
interpretação dos textos bíblicos referentes à pessoa e à obra de Jesus Cristo.
I - A pré existência de JESUS - A Palavra de Deus declara enfaticamente que
Cristo já existia antes que viesse ao mundo, antes que encarnasse, nascendo
como homem, filho de Maria. Esta declaração, sustentada pelas Escrituras, é
prova de que Cristo não é apenas um homem (pois nenhum homem existiu antes de
seu nascimento), mas Ele é Deus Eterno e Incriado. A vida do Filho de Deus não
“começa” com o nascimento de Jesus. O Cristo visto e acompanhado pelos
discípulos na Terra preexistia ou existia antes de se manifestar aos homens (João 17.5 e 24, João 8.58, João
5.26 e Ap 1.8.).
II- A pessoa de Cristo: A natureza
humana de Cristo
Era
necessário que Jesus em tudo fosse semelhante aos seus irmãos (Hb 2.17) para
que se cumprisse um princípio de justiça divina. Foi o homem que pecou e cabe
ao culpado reparar a sua falta. Jesus Cristo se fez homem, sem culpa, tomou a
culpa de todos nós e cumpriu a justiça divina. Cristo se fez semelhante ao
homem – Fp 2-6 a 8 Rm 8.3
Jesus Cristo
era um homem:
→Possuía um
corpo humano (Lc 24.39)
→Sentiu fome
(Mt 21.18), sede (Jo 19.28), sono (Mt 8.24), cansaço (Jo 4.6)
→Possuía uma
alma racional
→Crescia em
sabedoria (Lc 2.40), sentiu tristeza (Mc 14.34), indignava-se (Jo 2.3-16) amava
(Mc 10, 21; Jo 13.1), chorava (Jo 11.35), foi tentado (Hb 2.18)
→Possuía
ascendência humana
→Feito de
mulher (Gl 4.4 e Mt 1.18) Feito da semente de Davi (Rm 1.3, MT 1.1 At 13.22 e
23)
III- A pessoa de Cristo: A
natureza divina de Cristo
A) NOMES DIVINOS
ATRIBUÍDOS A CRISTO:
1) Deus (Jo.1:1; Jo.1:18; Jo.20:28; Rm.9:5;
Tt.2:13; Hb.1:8).
2) Filho de Deus (Mt.8:29;16:16;27:40; Mc.14:61,62; Jo.5:25;10:36;
2) Filho de Deus (Mt.8:29;16:16;27:40; Mc.14:61,62; Jo.5:25;10:36;
3)
Senhor (At.9:17;16:31; Lc.2:11; Rm.10:9; Fp.2:11). O termo "Senhor"
em grego é Kúrios, e significa Chefe superior, Mestre.
B) PELO CULTO DIVINO QUE LHE É ATRIBUIDO:
1)
Somente Deus pode ser adorado (Mt.4:10).
2) Jesus aceitou e não impediu Sua adoração (Mt.14:33; Lc.5:8;24:52).
3) O Pai deseja que o Filho seja adorado (Hb.1:6; Jo.5:22,23; compare Is.45:21-23 com Fp.2:10,11).
2) Jesus aceitou e não impediu Sua adoração (Mt.14:33; Lc.5:8;24:52).
3) O Pai deseja que o Filho seja adorado (Hb.1:6; Jo.5:22,23; compare Is.45:21-23 com Fp.2:10,11).
4)
A Igreja primitiva o adorou e orava Ele (At.7:59,60; IICo.12:8-10).
C) PELOS OFÍCIOS DIVINOS QUE LHE
FORAM ATRIBUÍDOS:
1) Criador (Jo.1:3; Hb.1:8-10; Cl.1:16).
1) Criador (Jo.1:3; Hb.1:8-10; Cl.1:16).
2) Preservador (Cl.1:17).
3) Perdoador de pecados (Mc.2:5,7,11; Lc.7:49).
3) Perdoador de pecados (Mc.2:5,7,11; Lc.7:49).
D) ATRIBUTOS DIVINOS LHE SÃO
ATRIBUÍDOS:
1) Atributos
Naturais:
a)Onisciência (Jo.1:47-51;4:16-19,29;6:64;16:30;8:55; Jo.10:15;21:6,17; Mt.11:27;12:25;17:27; Cl.2:3).
b) Onipresença (Jo.3:13;14:23 Mt.18:20;28:20; Ef.1:23).
c) Onipotência (Mt.8:26,27;28:28; Hb.1:3; Ap.1:8).
d) Eternidade (Jo.8:58;17:5,24; Cl.1:17; Hb.1:8;13:8; Ap.1:8;).
e) Vida (Jo.10:17,18;11:25;14:6).
f) Imutabilidade (Hb.1:11;13:8).
g) Auto-Existência (Jo.1:1,2).
a)Onisciência (Jo.1:47-51;4:16-19,29;6:64;16:30;8:55; Jo.10:15;21:6,17; Mt.11:27;12:25;17:27; Cl.2:3).
b) Onipresença (Jo.3:13;14:23 Mt.18:20;28:20; Ef.1:23).
c) Onipotência (Mt.8:26,27;28:28; Hb.1:3; Ap.1:8).
d) Eternidade (Jo.8:58;17:5,24; Cl.1:17; Hb.1:8;13:8; Ap.1:8;).
e) Vida (Jo.10:17,18;11:25;14:6).
f) Imutabilidade (Hb.1:11;13:8).
g) Auto-Existência (Jo.1:1,2).
2) Atributos
Morais:
a) Santidade (At.3:14;4:27Jo.8:12;
Lc.1:35; Hb.7:26; IJo.1:5; Ap.3:7;15:4).
b) Bondade (Jo.10:11,14; IPe.2:3; IICo.10:1).
c) Verdade (Mt.22:16; Jo.1:14;14:6; Ap.19:11;3:7; IJo.5:20).
b) Bondade (Jo.10:11,14; IPe.2:3; IICo.10:1).
c) Verdade (Mt.22:16; Jo.1:14;14:6; Ap.19:11;3:7; IJo.5:20).
E) OBRAS
ATRIBUÍDAS IGUALMENTE A DEUS E A JESUS CRISTO:
1) Criou o mundo e todas as coisas: Deus
Pai (Ne.9:6; Sl.146:6; Is.44:24; Jr.27:5; At.14:15;17:24), Jesus Cristo (Sl.33:6;
Jo.1:3,10; ICo.8:6; Ef.3:9; Cl.1:16; Hb.1:2,10).
2) Sustenta e preserva todas as coisas: Deus Pai (Sl.104:5-9; Jr.5:22;31:35), Jesus Cristo (Cl.1:17; Hb.1:3; Jd.1)
3) Ressuscitou Cristo: Deus Pai (At.2:24; Ef.1:20), Jesus Cristo (Jo.2:19;10:18).
2) Sustenta e preserva todas as coisas: Deus Pai (Sl.104:5-9; Jr.5:22;31:35), Jesus Cristo (Cl.1:17; Hb.1:3; Jd.1)
3) Ressuscitou Cristo: Deus Pai (At.2:24; Ef.1:20), Jesus Cristo (Jo.2:19;10:18).
4) Ressuscitou mortos: Deus Pai (Rm.4:17; ICo.6:14;
IICo.1:9;4:14), Jesus Cristo (Jo.5:21,28,29;6:39,40, 44, 54;11:25; Fp.3:20,21).
5) É o Autor da regeneração: Deus Pai
(IJo.5:18), Jesus Cristo (IJo.2:29).
IV - Heresias sobre Jesus
a) Apolinarismo: Ensina que Jesus possuía apenas
um corpo humano, mas não um espírito humano, pois o lugar do espírito foi
ocupado pela natureza divina de Cristo;
b)
Nestorianismo:
Ensina que havia duas pessoas em Cristo, uma pessoa humana e outra divina;
c)
Monofisismo: Ensina
que Cristo possuía uma só natureza, originada de uma mistura das naturezas
divina e humana;
d)
Gnosticismo: Ensina
que Jesus não possuía um corpo humano real;
e) Arianismo: Ensina que Jesus não era o
verdadeiro Deus, mas um deus menor que o Pai;
f) Kenoticismo: Ensina que Jesus abriu mão de atributos divinos
quando se tornou homem e deixou de ser plenamente Deus;
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