domingo, 14 de julho de 2013

TEOLOGIA - Teontologia parte 2


TEONTOLOGIA -  Parte 2

 Teísmo cristão - é a crença na existência de um Deus único - monoteísmo - como causa primária e transcendental do universo e sendo cristão o que recebeu o batismo e professa a religião cristã

IX - Conceitos Errôneos a respeito de Deus

Ateísmo →O ateísmo consiste na negação absoluta da existência de Deus. Existem os ateus práticos (são aqueles que não reconhecem de forma alguma a pessoa de Deus e vivem na pratica como Deus não existem) e os ateus teóricos (na maioria uma classe mais intelectual e fundamentam sua negação da existência de Deus no desenvolvimento do raciocínio puramente humano. 

Deísmo→ Uma postura filosófico-religiosa que admite a existência de um Deus criador, mas rejeita a ideia de revelação divina. Argumentam que Deus é o criador do mundo mas que não intervém de forma alguma nos afazeres do mesmo.

Panteísmo→ defende que as arvores, montes, sol, lua, animais são partes integrantes de Deus e por esses motivos devem ser adorados.

Politeísmo→ Defende a ideia de que o universo é governado não apenas por um Deus, mas por uma multiplicidade. Implicando assim a ideia de um deus para cada área da vida (deus da agua, deus da fertilidade, deus da guerra e etc.

Henoteísmo→ Defende a ideia da veneração de um Deus Supremo, mas não nega a existência de outros

Agnosticismo→ Nega a capacidade humana de conhecer a Deus, afirmam que a mente humana não pode conhecer o finito. Os agnósticos ignoram a diferença entre conhecer em parte e o conhecer absoluto.

X - Nomes de Deus 

Tetragrama יהוה - -Eu Sou, revela autoconsciência, Ex 3.14.

Jeová é um dos nomes mais importantes, pelo qual o senhor se tem feito conhecer.

Elohim, é o Deus criador, enquanto que Jeová é o Deus da aliança com a criação.

A combinação do nome Jeová com outros, resulta em outros nomes, como:





 XI- Conhecendo Deus através de seus atributos

 1 - Atributos Naturais: Também chamados de intransitivos, incomunicáveis, absolutos.

 a) Eternidade: Sem principio nem fim de dias. Sl 90.2,12; Ef 3.21. Não significa apenas início e fim de todas as coisas, mas sim, que Ele transcende todas as limitações temporais.

b) Imensidão: A infinidade de Deus em relação ao espaço é assim denominada. Deus é imenso, majestoso, I Rs 8.27; Sl 145.3. É a perfeição de Deus pela qual Ele ultrapassa todas as limitações espaciais e, contudo está presente em todos os pontos do espaço com todo o seu ser pessoal.

c) Imutabilidade: Não muda em sua natureza, nem para melhor e nem para pior, Ml 3.6; Nem em seus atributos Ele não adquire mais poder ou mais conhecimento.

d) Onisciência: Atributo pelo qual Deus de maneira inteiramente única conhece a si próprio e a todas as coisas possíveis e reage num só ato eterno e simples. Sl 139.2

e) Onipresença: presença permanente em todos os lugares ao mesmo tempo. É de se concordar que Deus não esta em todos os lugares num mesmo sentido e com o mesmo propósito, Sl 139.

f) Onipotência: Poder absoluto, possuidor de todo poder. Deus é superior a todas as forças existentes. Is 41.13.

G) A Soberania de Deus: Consiste na soma de seus atributos naturais. Ele não depende de ninguém, Ele determina a finalidade de cada uma delas.

2. Os Atributos Morais de Deus

a) Santidade: Absoluta pureza moral Sl 99.9; Is 6.3

 b) Justiça: É santidade ativa (em ação), zelando pela moral, assim ela se manifesta no seu trato com suascriaturas. Dt.32.4; Is 45.19 Pv 21.3

c) Veracidade e Fidelidade: Nm 23.19, Ele é real, Ele é fiel, Dt 4.31; Lc 18.7; Jr 4.28; Rm 3.4.

d) Bondade: Quando Jesus disse que “ninguém é bom, se não um só que é Deus”, Ele referia-se ao sentido absoluto e da bondade, que é o “sumo bem”, Mc 10.18; Sl 25.8; Rm 2.4.

e) Misericórdia: É a bondade de Deus agindo em favor dos miseráveis espirituais e provendo o seu alívio, Tt 3.5; Lm 3.22; Is 49.13; Sl 32.5.

 f) Longanimidade: Ligada à bondade e a misericórdia. É o atributo pelo qual Deus torna-se tardio em julgar e condenar o ímpio, Ex 34.6; Sl 86.15; Rm 9.22.

g) Amor: O amor de Deus possui caráter eterno, ilimitado, imutável e inesgotável. É a razão pela qual Cristo morreu por nós, para fazer expiação pelos nossos pecados. É a fonte permanente de estimação, bondade e misericórdia. Os demais atributos decorrem do amor de Deus, Jo 3.16; Ef 2.4; Jr 31.3; Rm 9.11-13.

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