sexta-feira, 22 de março de 2013

Reflexão sobre a viagem a cristolândia, São Paulo



Convidado pelo Pastor Neemias Lima, líder da amada Igreja Batista do Braga, fui em uma caravana missionária para ver (e participar) do trabalho de nossa Junta de Missões Nacionais no espaço em que o mundo secular denomina de Cracolândia (Cidade do Crack), mas que os batistas sabiamente denominaram de Cristolândia.
Eis algumas considerações tiradas dessa impactante experiência:
Cracolândia de São Paulo - É em uma região localizada no centro de São Paulo, que milhares de usuários de crack vivem. Com o vício, se misturam também em grande escala o tráfico de drogas e a prostituição. Nestes dois dias pude perceber de uma maneira bem visível à degradação humana, pois homens e mulheres, jovens, crianças e idosos se misturam numa espécie de gueto sub-humano. Em uma das ruas que passamos na Caminhada de oração, eram quase 1 hora da manhã, e mais de 400 pessoas estavam jogadas pelas calçadas dormindo ou negociando drogas e objetos retirados do lixo.
Nesse cenário terrível, surge o sonho dos batistas brasileiros que é de resgatar essas pessoas e transformar a cracolândia em Cristolândia. Esse projeto, inaugurado em março de 2010, tem como líderes os missionários Humberto e Soraya Machado e apoiada integralmente pelos voluntários do projeto Radical Brasil tem desenvolvido um maravilhoso trabalho, onde os marginalizados recebem um tratamento integral, e o pão material e o pão espiritual são compartilhados com muito amor.
Na missão Batista Cristolândia, onde ficamos nestes dias, os dependentes recebem refeição diária, além de espaço para banho, e doação de roupas e calçados. No sábado, houve um tratamento vip, com corte de cabelo e demais cuidados necessários para se melhorar a autoestima. 
Também é muito interessante perceber que existe um bom número de voluntários que saíram da própria cacrolândia e hoje, testemunham e pregam o amor de Cristo para aqueles que eram seus companheiros de drogas. A camisa amarela do Jesus transforma virou referencia de amor cristão naquela área e a sociedade, que muitas vezes faz vista grossa para o problema, hoje já entende e se solidariza com o projeto.
Segundo cálculos do pastor Humberto, a Cristolândia já enviou mais de 1000 ex-usuários para internação e centros de formação cristã. Neste projeto, que é sustentado pelas ofertas das igrejas, das associações e de parceiros da Junta de Missões Nacionais, existe um desafio diário: “ninguém sai do local sem ouvir o evangelho e sem receber uma porção do amor de Cristo, ministrada por cristãos”.
Finalizando, nessa experiência impactante de apenas dois dias pude entender duas verdades de uma mesma moeda, que fingimos não ver: 
Há milhares de pessoas esperando ser evangelizadas, restauradas e libertas.
Deus, na sua infinita bondade e misericórdia, conta comigo, conta com você para ser o missionário que vai levar a palavra que restaura e liberta e que dá vida.
Olhar a cracolândia é soco no estomago, mas, amada igreja, ser parte da Cristolândia é uma necessidade para nossa alma.
Deus te chama para fazer a diferença. Ele te abençoa... mas quer fazer de você um abençoador de vidas.

Por: Pastor José das Neves