quinta-feira, 27 de junho de 2013

A igreja de Cristo e o “vemprarua"




             O Brasil está em movimento. Temos visto a cada dia a população de diversas cidades andarem a questionar os rumos que a nossa nação está tomando. Perplexos, percebemos que a igreja tem caminhado à margem da sociedade e parece estar deitada e adormecida como o Brasil gigante.
            Em nossa perplexidade estamos a nos perguntar, como igreja, como proceder, se devemos nos unir ao “vemprarua” ou entrarmos em nosso quarto e clamar para que Jesus tome conta de tudo e resolva as questões da melhor maneira possível.
            Na verdade amados, a igreja tem feito vista grossa a muitas coisas que Deus tem denunciado a humanidade desde a nação de Israel. Temos ignorado a injustiça contra os desamparados que tanto Isaías denunciou. Não temos levantado a voz contra a promiscuidade como foi ordenado ao profeta Oséias. Temos olhando com olhos brandos a mesma corrupção que Amós condenava.
            Talvez porque falar contra a corrupção, contra a injustiça e até mesmo a promiscuidade seja cortar na própria carne. Temos que como igreja cristã, como servos de Cristo, olhar para o nosso interior e sondar o que há dentro de nós que possa nos fazer integrantes de uma corrupção suja, de uma vida que leva vantagem a qualquer preço e de ser cooperador do chamado jeitinho brasileiro.
            Na verdade, o gigante está (estava?) adormecido porque a igreja não ouvia o grito de Cristo clamando para ela estar nas ruas, não fazendo panelaço, boicote e nem vandalismo, mas no dia a dia, lutando por justiça, clamando por uma democracia digna, por igualdade de direitos, por segurança para a população, por hospitais que funcionam e por escolas que verdadeiramente promovem educação.
Amados, como igreja, somos chamados por Cristo para fazermos diferença. Somos chamados a falar por aqueles que não têm voz, a questionar as loucuras de governantes que foram eleitos por nossos votos e não querem nos representar com dignidade e a trazer novas soluções para a nossa sociedade. Somos chamados a interagir melhor em nossa comunidade.
Não, não vamos sair para o #vemprarua por causa de R$0,20.  O Nosso preço é muito mais alto. Eu tenho que ir, tenho que estar na rua porque sou salvo por Cristo, e esse tão grande amor que Ele tem por mim me impulsiona a abençoar vidas e a desejar que a minha cidade, meu estado, meu país sejam verdadeiramente locais em que vale a pena viver.
Somos cristãos e somos cidadãos brasileiros, conforme diz a música: “com muito orgulho”. Então, vamos valorizar esse chamado e sair clamando por aí que o gigante acordou. E acordou porque “a começar em mim”, nós vamos ter uma nação que olha para os necessitados, que luta pelos injustiçados, que dá esperança ao que estão desesperançados.
Como igreja de Cristo, plantada para sermos bênção em nossos arraiais, somos chamados, convocados, para fazermos diferença. 
A nossa sociedade precisa de você. O nosso país, em busca de ser um lugar melhor e mais digno, precisa de você.