quarta-feira, 18 de julho de 2012

Organização sim... ativismo, não!



O Estudo da primeira semana de Neemias em Jerusalém pode ensinar muito a igreja do século XXI. Percebemos que os passos dados por este líder eram consequências de sua vida de oração e de comunhão com Deus. Temos vivido tempos de muitas atividades, porém, não temos percebido o retorno desejável.
Algo que não podemos jogar sobre Neemias é o ativismo. Muito pelo contrário, ao chegar na Terra Santa, se permitiu descansar durante os três primeiros dias, ao mesmo tempo, em que alimentava o seu interior com reflexões profundas de como agir e de como motivar as pessoas para a ação.
O Texto de Neemias 2. 11 a 18 nos ensina que na organização há tempo para tudo. Tempo para se estar bem para começar uma obra, tempo para conhecer o que se tem que fazer, tempo para motivar as pessoas a estar junto e tempo para glorificar ao Senhor com a realização da obra.
Que nós, cristãos do século XXI aprendamos a não colocar a nossa atividade, nem o nosso ativismo, a frente da realização plena da vontade de Deus, pois ela é boa, perfeita e agradável.

terça-feira, 17 de julho de 2012

Neemias chega a Jerusalém



Neemias chega a Jerusalém totalmente despercebido. Na cidade ninguém o esperava, nem sabia o motivo dele estar ali. Aliás, para Jerusalém, ele era um completo desconhecido.  Para completar, após a sua chegada ele passou três dias em silencio completo, por certo descansando seu corpo e meditando num plano a executar para dar destino a sua missão.
Depois destes três dias, ela passou a andar na cidade, para ver as reais condições da obra a realizar. É muito interessante notar que ele não cedeu à tentação de se mostrar logo que era um enviado do Rei e que iria recomeçar as tão desejadas obras para a cidade.
Assim sendo, Neemias nos ensinar que principal de um líder não é ser popular, nem provar que é o bom, mas sim, verificar com atenção o que deve ser feito e realiza-lo da melhor maneira possível          e envolvendo as pessoas para que elas também se sintam realizadoras. John Blanchard, no livro “Pérolas para a vida” diz que o objetivo de Neemias como líder era “levar as pessoas de onde elas estavam para onde Deus queria que elas estivessem”.
Em Neemias, além de sua capacidade de observar a obra a fazer, também teve destacada o seu jeito de mobilizar os seus liderados, motivando-os a saírem de uma posição de humilhação para enfrentar os problemas em busca da vitoria. E a forma que ele usou foi a de mostrar a realidade cruel e, logo após as credenciais que lhe conferiam a certeza da vitória: A mão de Deus estava com Ele.


sexta-feira, 13 de julho de 2012

Neemias ensina a sermos integros



Ainda há algumas considerações a fazer sobre o inicio do capítulo 2 de Neemias, que se tornam relevantes quando se estuda a palavra de Deus com o intuído de ter a própria vida transformada.
 No versículo 2, Neemias afirma que teve muito medo. É interessante notarmos que, não obstante ele estar orando por quase 4 meses ao Senhor, por este problema, o medo ainda o incomodava.  Esse ter medo é a prova substancial que ele não era um super-homem, ou ser de qualidades espirituais acima dos simples humanos, mas sim, alguém sujeito aos mesmos temores e tremores.
Mas nota-se também que o medo não tinha o poder de paralisá-lo. Era algo que a sua fé e a sua determinação canalizava para usar em proveito da situação. O medo pode nos ensinar a ser cuidadoso, metódico e fazer as coisas sem atropelamentos e contribuindo assim para a vitória final.
Outro ponto que nos chama a atenção, é que em momento algum ele falta de respeito para com o rei.  As expressões “que viva para sempre o rei” e “se for de seu agrado” não é típico de um bajulador, mas sim de alguém ciente de que vivia sobre a autoridade de um líder aqui na Terra. Infelizmente, nos dias de hoje, muitos para cumprirem uma dita missão de Deus, saem por ai pisando em outras pessoas e, sem perceber, criando dificuldades para a própria missão e para o Reino de Deus.
Junto a isso, é necessário refletirmos sobre o conceito que Neemias tinha junto ao seu superior. E isto era, sem duvida, fruto de uma vida de dedicação e transparência em seu jeito de ser subordinado. Na verdade, a sua integridade como copeiro foi um facilitador para que o rei o visse como alguém que merecesse ser ouvido e atendido.
A expressão do rei “o que estás me pedido?” antes mesmo de Neemias pedir alguma coisa é prova definitiva de que as orações de Neemias ao Senhor já tinha tido  resultado no coração do soberano Persa. O que vem a seguir era simplesmente uma formalidade. Tudo o que Neemias pedisse, o rei concederia, por era resposta de oração.

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Neemias e a reforma interna



Depois de se sensibilizar com as notícias triste de sua terra distante, de chorar e levantar um clamor ao Senhor durante quase quatro meses, o texto bíblico nos mostra as mudanças que estavam a acontecer com o Neemias.
No capitulo 2,  os primeiros versículos nos um traz retrato falado de um homem profundamente inquieto por coisas que lhe corroíam o coração, fazendo com que até o seu semblante ficasse caído e, de certa forma comprometesse o seu viver diário.
Por certo a sua alma está a cobrar ações  mas o próprio texto nos diz que o medo de iniciar o paralisava.
Esta reforma interna é sempre necessária para nos reconstruirmos como homens de Deus, afastando de nós aquilo que por mais que pareça ser bom, nos impede de sermos objetivos e fazermos aquilo que o Senhor nos mostra como sendo a sua vontade.
Note-se que ao começar a falar de sua tristeza, Neemias  já parte para uma pedido extremamente objetivo e ao mesmo tempo, cheio de audácia.
Quando somos transformados de dentro para fora, não conseguimos segurar o ímpeto que Deus coloca em nosso coração. e este ímpeto que nos faz corajosos, audaciosos e , com certeza, cumpridores do propósito de Deus em nossa vida e  em nossa comunidade.
  (Baseado em Neemias 2. 1 a 9) 

terça-feira, 10 de julho de 2012

Juventude Batista e Neemias 1.4



Neemias 1.4 -  Depois de ouvir essas palavras, sentei-me e chorei. Lamentei por alguns dias; e continuei a jejuar e orar perante o Deus do céu.

Neste pequeno versículo extraído do livro de Neemias, podemos extrai grandes lições para o agir de nossa Juventude Batista em nosso país. Assim como chegou noticias tristes para Neemias, também nos chega a cada momento noticias alarmantes da destruição moral e ética de nossa nação.
 Conforme percebemos no texto, a primeira atitude deve ser a de ter sensibilidade diante da situação exposta. É preciso trabalhar  as nossas emoções para que não estejamos nos acostumando com tantas coisas que acontecem dentro de nossos muros.
Somos convocados para termos uma sensibilidade bem a flor da pele para vermos o que esta acontecendo com a nossa vida, com a nossa família, com a nossa comunidade e com a nossa nação.
A segunda atitude adotada pelo servo de Deus é a de chorar pelo que tem visto e ouvido. Quero crer que o choro aqui não seja de revolta e nem de murmuração, mas sim de empatia pelos que sofrem, e de uma indagação  que a sensibilidade lhe traz. “O que posso fazer?”  É olhar a dor do outro e não se conforma de ficar parado, sem ação.
A terceira atitude que este versículo nos traz é a de trazer Deus para o centro do problema. Com a contrição necessária, temos que interceder pelo nosso país, clamando a Deus para que os muros e os portões  de um crescimento sadio na vida espiritual seja edificado entre nós.
Por fim, tenha certeza, que se você se sensibilizou, chorou e orou, você está sendo capacitado por Deus para não só ver o problema, mas principalmente para ser parte da solução.

segunda-feira, 9 de julho de 2012

O Desafio de conhecer a própria realidade



Ao estudar o primeiro capítulo do livro de Neemias, percebemos o seu sentimento e a sua capacidade de reação frente aos fatos que prejudicam o bem estar de sua amada comunidade. E no mover íntimo, desperta o desejo de ser participante da reconstrução, para que ele e seus queridos compatriotas tenham condições de viver dias melhores.
Para este despertar, três atitudes o ajudam e com certeza pode nos ajudar quando enfrentamos situações dolorosas e calamitosas:
Coragem de avaliar -  Assim como Neemias, temos que nos interessar em conhecer os fatos, verificando a situação real.  Infelizmente, muitos servos do Senhor preferem o silêncio, a omissão, do que conhecer as razões de tantas coisas  darem errada na sua própria vida, na sua família, no seio de sua igreja, de sua  comunidade e da nação em geral.
Ao avaliarmos estaremos respondendo a indagações perturbadoras como: está tudo bem com você? Está tudo bem com sua família? Você tem sido um bom cristão? As pessoas podem te chamar de irmão de verdade? Você tem sido bênção na sua igreja?
Capacidade de Chorar -  O texto bíblico nos diz que Neemias chorou quando tomou pleno conhecimento da situação real dos seus conterrâneos.  Esta empatia demonstrada por ele deve estar diariamente diante de cada de nós. A correria do mundo moderno não pode e nem deve secar as nossas lágrimas, nos impedindo de nos comover e tirando de cada um de nós a indignação por tantas misérias causadas pelo próprio homem.
Parece que estamos nos acostumando com as coisas mais absurdas que temos visto e nos deixando familiarizados e insensíveis. Noticias terríveis não podem passar pela nossa vida, sem que nos posicionemos em desacordo e em solidariedade ao que sofre.  Quando passamos por embriagados, drogados, abandonados, marginalizados, temos que ver mais do que o pecado, temos que ver o homem que chora...que sofre.
Buscar a orientação de Deus -  Neemias nos ensina, que ao mesmo tempo que avaliamos a situação, que choramos pelo que vemos/ouvimos, temos que ter a humildade de pedir orientação de Deus para o nosso reagir. Se não passarmos por este passo, ficaríamos apenas sabendo e entristecidos. Mas quando buscamos a orientação de Deus, estamos na verdade nos colocando também no centro do problema e em especial, nos voluntariando para participar da solução.
Neemias vivia no palácio. Como copeiro, tinha a obrigação de beber do melhor vinho e de comer as melhores comidas antes do rei. Parecia que estava tudo bem com ele.  Mas , algo o incomodava. Ele sabia que tinha que abrir mão dessas coisas para fazer parte da reconstrução de um novo tempo.
Neemias te desafia para sair da comodidade e participar da reconstrução de algo que lhe é muito importante.  

Neemias desafia as igrejas do século XXI



As igrejas batista de nosso estado, depois de estudar no segundo trimestre “Um novo tempo para a família”, inicia agora uma nova série de lições intitulada “Neemias e o desafio da reconstrução”.
Refletir sobre a história da vida de Neemias tem sido ao longo dos séculos, beber num oásis de sabedoria e de liderança. Seu modo de liderar tem sido estudado e tem inspirado grandes lideres, não só na  área cristã, mas também na liderança secular.
A primeira lição que tiramos  deste livro da Palavra de Deus, em que vemos como este servo do Senhor mostra a sua espiritualidade, a sua empatia com os que sofrem e a visão de líder, nos faz refletir em como estamos vivendo em nossas igrejas em pleno século XXI.
A nossa espiritualidade tem influenciado este mundo cada vez mais nas trevas?
Como servo do Senhor, tenho sentido a dor do outro?
Tenho feito parte do mover de Deus neste tempo ou tenho me espantado quando as coisas acontecem?
Os estudos deste trimestre nos convidam para arregaçar as mangas e mergulha na obra do Senhor, pois Deus que fazer maravilhas através de nós.
Que Deus nos use assim como usou Neemias.